Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • 0

Projeto L2JORG Community


KhayrusS

Pergunta

Posts recomendados


  • 0
22 horas atrás, sucodeuva disse:

image.thumb.png.f9c3ca9712a8464c737f02cf4b2b6e6a.png

quero informar que resolvi o problema era o java!!

e alguns mobs champions estao nascendo deitados tipo mortos mais estao vivos 

link da foto 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não, o projeto não ficou pago. As releases são grátis e sempre serão enquanto eu estiver no projeto. Quanto a source desde junho de 2020 não estava sendo mais liberada.

Essa restrição foi decidida, infelizmente, devido a alguns "espertos" que estavam vendendo a source sem melhoria alguma. Desde então o acesso foi restringido apenas para contribuidores, mas algumas pessoas estavam querendo acesso sem contribuir. Então foi adicionada mais uma forma de acesso à source para quem não quer compartilhar as alterações que queiram fazer, por qualquer que seja o motivo.

 

Em resumo, as releases são free. A source é fechada, mas você pode ter acesso fazendo contribuições ao projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Agora, KhayrusS disse:

Não, o projeto não ficou pago. As releases são grátis e sempre serão enquanto eu estiver no projeto. Quanto a source desde junho de 2020 não estava sendo mais liberada.

Essa restrição foi decidida, infelizmente, devido a alguns "espertos" que estavam vendendo a source sem melhoria alguma. Desde então o acesso foi restringido apenas para contribuidores, mas algumas pessoas estavam querendo acesso sem contribuir. Então foi adicionada mais uma forma de acesso à source para quem não quer compartilhar as alterações que queiram fazer, por qualquer que seja o motivo.

 

Em resumo, as releases são free. A source é fechada, mas você pode ter acesso fazendo contribuições ao projeto.

Obrigado por me responder povo e foda pegou para vender ta doido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • L2JBr ADM
20 horas atrás, KhayrusS disse:

Não, o projeto não ficou pago. As releases são grátis e sempre serão enquanto eu estiver no projeto. Quanto a source desde junho de 2020 não estava sendo mais liberada.

Essa restrição foi decidida, infelizmente, devido a alguns "espertos" que estavam vendendo a source sem melhoria alguma. Desde então o acesso foi restringido apenas para contribuidores, mas algumas pessoas estavam querendo acesso sem contribuir. Então foi adicionada mais uma forma de acesso à source para quem não quer compartilhar as alterações que queiram fazer, por qualquer que seja o motivo.

 

Em resumo, as releases são free. A source é fechada, mas você pode ter acesso fazendo contribuições ao projeto.

Eu não sei das dificuldades encontradas mas acredito que um projeto quando inicia-se open source precisa manter-se o máximo neste sentido, a Licença inicial deveria ser respeitada.

Sobre espertos estarem vendendo source e servidores sem nenhuma melhoria isso é algo que existe desde antes da L2JBrasil e não era algo "inesperado" para dizer... "Nossa, tem um cara nos grupos vendendo a nossa rev por X, quem poderia imaginar?". Se essa foi a motivação, me perdoe, eu não acredito.

Desenvolver um projeto é algo muito oneroso mesmo, as vezes precisamos gastar com alguma tecnologia e nós dedicamos principalmente tempo que é um insumo irretroativo e mais valioso que temos, eu não entendo o motivo da decisão da equipe, por óbvio, mas a explicação se for essa eu não acho plausível. 

Eu não vejo uma forma de um usuário apaixonar-se por um projeto "fechado" para ter acesso apenas quando a equipe de desenvolvimento achar que ele é "maduro" o suficiente para ter acesso e contribuir. Como pode ter contribuição com restrição de acesso quase que total?

A L2JBrasil sempre foi e sempre será um local de fomentação de conhecimento, pessoas mais experientes dão o curso para criação e crescimento de projetos Open Source, assim como sempre foi, achei que a ideia do projeto era ser diferente da L2JMobius ou qualquer outro dos 100/100 projetos que iniciam grátis e inevitavelmente caem na fase de amadurecimento e "xau", espero estar errado.

Tenho plena convicção que essa decisão não é apenas suas @KhayrusS mas toda equipe sabe o que é melhor para o próprio projeto.

Parabéns ao projeto e desejo todo sucesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • L2JBr ADM

Eu atendo sua frustração @Kelvin , imagino que seja o mesmo sentimento que o @KhayrusS também sente ao ver a galera querendo sugar sem contribuir, e pior  querer ganhar dinheiro em cima de algo que está sendo feito gratuitamente.

Eu acho que isso pode ser reversível, mas eu já não sei quanto o KhayrusS tem poder de voto diante dessa rev, já que vi em um fórum russo um dos membros da equipe agindo como se fosse o Product Owner puto da vida porque alguma coisa privada que foi feita estava sendo divulgada, mas não vou entrar no mérito de apontar dedos aqui.

Acredito que o maior problema é que as pessoas realmente perderam o espírito de gratuidade que o L2J tinha, o único projeto que se mantém assim até hoje é o l2jserver.com por isso sempre que me pedem uma rev h5 ou interlude eu sempre indico o l2jserver.com.

Não existem mais equipes fazendo sniffer dos protocolos e publicando isso em repositórios públicos como o

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 fazia antigamente 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 , parou lá em meados de 2017.

Uma das formas de se conseguir parâmetros retail é comprando sourcers ripadas no mercado negro, e isso estamos falando em trações no valor acima de 10mil dólares.

Isso porque existem servidores que faturam isso em um final de semana, então é fácil você pagar esse valor, mas não estou falando de servidores brasileiros, porém essa atitude força ou até "atiça" que também pratiquem isso por aqui.

Eu não sou contra fazerem dinheiro com l2j, desde que a maior parte desse dinheiro se destine a manter o servidor de pé, nem que seja pagando salários e freelances pra isso, mas que o dinheiro não seja simplesmente pro cara gastar levianamente sem retornar isso à comunidade.

Mas para não fugir do assunto, é importante lembrar o que é um código open source e porque precisamos dele, imagine se o chrome fosse fechado, hj não teriamos o Edge, nem tecnologias como o Electron. 

Acesso ao repositório é algo que talvez realmente pode ser restrito, não vejo porque obrigar a abrir mas também não vejo razões do projeto não ser mais open-source.

O código open-source é sobre aceleração, velocidade de desenvolvimento, às pessoas precisam se interessar por isso, e não só serem usuários, meros mercadores, e nada mais justo que pessoas contribuam para ter acesso, mas como vão contribuir se o código é fechado? É um paradoxo, por isso eu acho que as pessoas devem ter acesso mesmo que atrasado à versões relevantes do código, sempre que houver alguma nova release esse código ser atualizado e o mainstream (branch principal de desenvolvimento) deve ser fechado à equipe de desenvolvimento.

Mas mesmo assim, como as pessoas vão poder contribuir se o código tá fechado? Elas precisam entender o código, saber a conduta e o guia dos códigos para que sigam um certo padrão.

 

Gostaria de propor aqui algumas coisas para o projeto e pra isso acho que podemos montar um grupo aqui no fórum ou uma equipe interessada em produzir isso.

Vamos criar um curso, uma série de vídeo aulas de como desenvolver L2J Baseado no projeto l2jorg, do básico ao avançado, algo assim:

  1. Desenvolvimento Básico
    a. Configurar o Ambiente de Desenvolvimento no Windows/Linux
    b. Principais módulos
    c. Guia de Estilo de código
  2. Contribuindo com o projeto
    a. Como reportar um problema através de uma issue
    b. Como fazer alterações no código e submeter um Pull Request
  3. DataPack 
  4. LoginServer
  5. GameServer

 

Eu já escrevi muito, e ainda tenho muito a falar sobre isso, mas quero deixar espaço para o @KhayrusS se manifestar também, afinal ele é o líder do projeto. 


Gostaria de reafirmar nossas intenções enquanto comunidade de apoiar projetos abertos e livres como o L2jOrg, principalmente de um membro tão prestigiado, somo como padrinhos desse projeto, e por isso estamos aqui de mãos estendidas para ele.

 

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Hi ! Project is still open source for some part

##How to contribute

* You can contribute on this free open source repo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
* You can help the team with some code
* You can donate
 
##Bugs fixs

* You can post issues here:

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
20 horas atrás, imrik disse:

Hi ! Project is still open source for some part

##How to contribute

* You can contribute on this free open source repo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
* You can help the team with some code
* You can donate
 
##Bugs fixs

* You can post issues here:

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

 

 

* You can contribute on this free open source repo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 :

Nobody will contribute to the project and fix the datapack without any return, at least, with progressive complied releases on github.

* You can help the team with some code:
image.png.554a48c8717377204113d675c6b80596.png

* You can donate:
image.png.1afaabe4b068dd8ca97dcb41d9ce1fd0.png

 

kLnregy.jpg

L2STUDIO, seu servidor está aqui!
Não me faça perder tempo se você não tem dinheiro para pagar pelos serviços e produtos. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
 
Citar

 

* You can contribute on this free open source repo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 :

Nobody will contribute to the project and fix the datapack without any return, at least, with progressive complied releases on github.

 

If you contribute, u can have access to source so... there is a return

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
6 minutos atrás, imrik disse:
 

If you contribute, u can have access to source so... there is a return

image.png.5d4dcd4bb4679a532c92c4c3e386d0a2.png

 

... there is a return

image.png.b83758eca01353618b7b8a7a7adfdf90.png

U and the rest of your team are so funny...
i'll share some russification htm and want to get access on sourcecode 
"ohh nyet"

kLnregy.jpg

L2STUDIO, seu servidor está aqui!
Não me faça perder tempo se você não tem dinheiro para pagar pelos serviços e produtos. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • L2JBr ADM
25 minutes ago, imrik said:
 

If you contribute, u can have access to source so... there is a return

It's not so simple like you said.

Datapack project is very limited, there other ways to contribute indeed, issue tracking, etc... but it's not enough to make people contribute.

@imrik You probably lost here, but l2jorg born here after a chat with an old developer, it should be a fully open-source project like old times to get the community engaged as before.

Closing the code will stop people to leech it and sell it? No! ppl will sell it anyway, ppl will get the code decompiling it anyway, the best to do is let it open and motivate and guide ppl to share their improvements and fix, that's the way to have something really good at low cost, people are selling the code? well, people sell Linux, people sell chrome, but they don't have control of it.  It's about been part of something bigger, something reliable.

Closing the code is a GNU infringement, and everyone knows that.

"it's open in my terms" doesn't count, it should be open, it should be shared, and sellers should be hunted and felled.

L2jfree no longer exists, l2emu no longer exists, l2jserver stopped at H5, l2jorg would be an oasis to have the community engaged again in generating content, as a hobby, fun, and not as a business.

Leave NCSOFT the art of profiting from this game, we keep on playing, having fun and running away from the hustle and bustle of everyday life.

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu tava pensando em voltar mexer com programação em l2, quando vi este projeto me animei, mas logo fecharam a source, ai desanimei de novo, porque essa história de fechar e abrir só pra quem ajuda é velha aqui, eu e o Hl4p3x já trabalhamos muito em um certo projeto Hi5 aqui do fórum, quando o projeto começou a decolar o cara fez o que vcs estão fazendo: fechou e deixou aberto só para os que "estavam ajudando" depois de certo tempo acabou por fechar para todos e ficou só com o projeto e quem ajudou ficou a ver navios. O mesmo esta acontecendo com este projeto.

ou reabre o código ou fecha de vez. esta desculpa que estão dando já é manjada a tempos por desenvolvedores de projetos que só querem obter ajuda e depois fechar seus projetos e vender.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Well ok , but when the project was full open source, no one helped....

And lot of people were taking the code, to open server and we won nothing about it, not even a thank you....

I'm for the full open source community project, maybe we did a mistake here

Editado por imrik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • L2JBr ADM

image.png

 

Ninguém se importa com licenças de software não é ?

O pré-suposto GNU GPL3.0 é permitir que a rev seja usada para:

  • Usar comercialmente , ou seja fazer dinheiro com ela de alguma forma.
  • Modificar, e sem restrições criando uma nova distribuição(próxima permissão) ou para uso privado (última permissão)
  • Distribuir :  qualquer um pode compilar e postar em qualquer lugar na internet, até mesmo enviar por CD pelos correios, porém o código fonte deve ser distribuído junto.
  • Utilizar em alguma patente:  ou parte de uma patente, mas não tirar patente dele.
  • Usar de forma privada:  usar de forma pessoal e não publicada em seus computadores pessoais única e exclusivamente para você 


As únicas condições obrigatórias  para gozar dos direitos são:

  • Ter a licença e o copyright expostos em qualquer de uma das permissões acima
  • Controle de mudanças: e manter apenas em um versionamento como git ou svn não são suficientes, acesse o link
    O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
    para entender.
  • Divulgar o código fonte: Sim, é uma condição para qualquer uma das coisas acima, seja suas modificações, seja distribuir, seja utilizar para fins comerciais.
  • Utilizar a mesma licença: Se for criar uma nova revisão à partir ela precisa ter da mesma licença.

As limitações sobre a Responsabilidade e a Garantia sobre o software, mas não vem ao caso agora.

Com isso eu digo, se quem pegou o L2jOrg para vender e modificar estava errado, quem fechou o código e agora tá espalhando links de doação para dar acesso ao código também está.


Existe outras formas de monetizar projetos opens-source, seja por crowdfunding, seja por funding de interessados em conduzir o projeto, dando prioridade as demandas de quem paga em prior do que a comunidade solicita, o que é perfeitamente justo.


Eu sei que ganhar um dinheiro para um café e uma cerveja certamente seria algo muito bom e recompensaste por fazer um trabalho bem feito, mas quem irá administrar isso, quem é o Inner Circle que faz a gestão desse dinheiro? E em que ele será investido? Se for o Alisson, okay, eu conheço e confio nele, mas se for outra pessoa eu não me sinto seguro em dar um centavo ao projeto.

Empresas como a Google e Amazon tem setores com mais de 300 funcionários que cuidam apenas desses assuntos, que em meado da primeira década do milênio foram problemas sérios, principalmente para a Microsoft que usava componentes de código aberto mas tinha seus formatos fechados como o .doc, .xls , que os obrigou a criar os formatos docx, xlsx, etc.

O que estamos discutindo aqui é justamente esse mérito, a L2jOrg está realmente ficando incrível, mas não era esse o objetivo? Agora que está ficando boa o código vai ficar fechado ? Na minha opinião isso está errado diante da licença de distribuição e é uma puta falta de respeito com a comunidade séria.

Em em nome da L2jBrasil se compromete a produzir o material de apoio para os desenvolvedores como documentação, tutoriais e evangelização da comunidade em troca de que o código se mantenha aberto e que as doações tenham mais transparência quanto ao destino , mesmo que seja para pagar o café e a cerveja dos desenvolvedores principais, mas isso precisa estar transparente e claro.

(sorry, translate it)
 

4 hours ago, imrik said:

but when the project was full open source, no one helped....

That not true,  there a lot of issues that were closed and still open 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 , but, how do we will help coding and them submit a pull request with fix? 

4 hours ago, imrik said:

And lot of people were taking the code, to open server and we won nothing about it, not even a thank you....

As far as I know it was just a couple of starving people who saw the excellent work and started selling to earn some money, but this could all be avoided with a coordinated action to disseminate free and open source to the entire lineage2 community.

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.