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    • By KhayrusS
      Existem diferentes formas de contribuição em projetos open source, sendo uma das principais a contribuição de implementações através do Pull Request. Nesse guia, vou abordar como criar um Pull Request no projeto L2jOrg, mas que poderá ser usado em qualquer projeto que utilize git.
      Eu trabalho com git há alguns anos, e durante esse tempo experimentei diversas formas de utilização. Um dos melhores fluxos de trabalho pra utilizar git, na minha opinião, é o modelo "short lived branches" ou "topic branches",  nesse link você pode encontrar mais detalhes.
       
      Requisitos para seguir o guia:
      Git; IDE (eu irei utilizar o IntelliJ IDEA, mas pode ser usada  a que preferi); Uma conta no github.  
      Obs.: a IDE é opcional, você pode utilizar apenas o cliente git para realizar os passos desse guia, mas por simplicidade será demonstrado apenas com o uso da IDE.
       
      1º Passo - Criando um fork do projeto no github
      O projeto L2jOrg utiliza submódulos, é necessário realizar o fork de todos os repositórios que pretende fazer contribuições.
      A criação de um fork é bastante simples, apenas é necessário estar logado no github, e utilizar o botão fork na página dos repositórios:
       
      Vamos criar o fork para o primeiro repositório: https://github.com/L2jOrg/L2JOrg
       
      Clique no botão fork no canto superior direito

       
      Caso participe de alguma organização no github, aparecerá uma tela para escolher onde será criado o fork

       
      Agora faça o mesmo processo para o repositório do Datapack: https://github.com/L2jOrg/Datapack.
      Após feito o fork dos dois repositórios,  você terá uma cópia dos repositórios.
       

       
      2º Passo - Clonando  seu repositório
      Antes de seguir esse passo, é necessário ter o git instalado.
      Após a criação do fork,  iremos fazer o clone dos seus repositório. Esse clone nada mais é do que fazer uma cópia do seu repositório remoto, que está no github, para sua máquina. Assim, podemos modificar os arquivos com mais facilidade.
       
      Para realizar o clone, precisamos saber qual o endereço dos nossos repositórios. Podemos encontrar essa informação no github:
      Aqui teremos duas opções de url. Utilizando ssh ou https. Eu particulamente utilizo a com ssh por achar mais simples, já que utilizando https é necessário fornecer o usuário e senha do github para se comunicar com o repositório remoto. Caso queira utilizar ssh, mas não sabe como configurar, segue a documentação.
       
      No botão "code" do github é onde podemos encontrar as urls necessárias para fazer o clone do repositório. Copie a url que iremos utilizar na IDE, no nosso caso no IntelliJ IDEA.

       
      A primeira vez que o IntelliJ é aberto, é apresentada uma tela de "Bem Vindo". Apartir dessa tela já podemos realizar o clone do repositório, utilizando o botão "Get from VCS".

       
      Se no seu caso, ele já abriu algum projeto que você não queira fechar, é só utlizar o menu "File" -> "New" -> "Project from Version Control"

       
      Irá aparecer uma janela para colocar a url do projeto, após adicionar a url e escolher onde seu projeto vai ficar é só clicar em "clone".

       
      Ao finalizar o clone, o IntelliJ abre a janela com o arquivos do projeto:
      Algo que vale à pena mencionar é que mesmo sem ter feito o clone do Datapack, o Intellij realizou o clone automaticamente. Isso ocorre devido ao projeto utlizar submodules. Para mais detalhes veja esse artigo!

       
      Vemos verificar o conteúdo dos repositório, para isso clique no nome da branch "development" no canto inferior direito.  Aqui é mostrado as branches existentes no repositório.
      Nesse caso, o Datapack está em um estado que chamamos de "detached head". Rudemente falando, esse estado indica que fizemos o checkout de um commit específico ao ínves de uma branch. Aqui você encontra mais detalhes!

       
      Vamos "corrigir" esse estado fazendo o checkout da branch development. Clique em origin/development e checkout:

       
      3º Passo - Configurando Remotes
      Agora vamos para uma das mais importantes partes desse guia. Uma das maiores dificuldades que algumas pessoas têm ao se trabalhar com o modelo colaborativo do git, é manter seu repositório atualizado com o repositório oficial.
      Quando realizamos um clone de um repositório fork, para o git aquele repositório é o principal. Mas no modelo colaborativo, é necessário configurar o git para reconhecer o repositório oficial também. Isso nos ajudará a manter o repositório atualizado com o oficial.
      Para isso vamos configurar "os  Remotes" do git.
       
      Vá no menu "Git" -> "Manage Remotes"

       
      Irá aparecer uma janela para configurar os remotes. Note que já temos dois remotes configurados, um para o Core e outro para o Datapack. O remote do core está correto, mas o Datapack está configurado para o repositório oficial. Isso ocorre devido ao arquivo de configuração responsável pelo submodule.

       
      Vamos corrigir o Datapack e adicionar mais dois remotes. Para isso vamos pegar a url dos repositórios oficiais. Após a configuração os remotes ficaram assim:

       
      Após a configuração, vamos atualizar o repositório com o conteúdo dos novos remotes, para isso vá no menu  "Git" -> Fetch.
      Vamos acessar a tab git do IntelliJ, por padrão fica no canto inferior esquerdo, para vermos com mais detalhes o conteúdo do repositório. Aqui podemos ver os conteúdo tanto do repositório fork quanto do oficial.

       
      4º Passo - Realizando mudanças
      Vamos realizar um mudança simples, apenas para demonstrar como o workflow funciona.
      A primeira coisa a fazer antes de realizar a mudança é criar uma nova branch.
      Clique na branch development, canto inferior direito, depois "New Branch".

       
      Der um nome sugestivo para a branch, de forma a dar uma ideia o que aquela branch vai corrigir ou modificar.

       
      Agora podemos realizar a mudança desejada. Após realizar a mudança, vamos abrir a aba "commit" que fica do lado esquerdo. Nessa janela  podemos selecionar quais os arquivos que fazem parte da mudança, para enviar a modificação para o repositório.
      Após selecionar os arquivos necessários, preenchemos a mensagem do commit com uma algo que descreva o que está sendo mudado. O ideal é que se utilize poucas palavras para descrever a mudança.
      Em casos em que é necessário algo mais detalhado, escreva na primeira uma descrição breve, e após uma linha escreva a descrição completa.
      Agora podemos fazer o commit e o push das mudanças.
      Commit -> realiza a mudança no seu repositório local
      Push -> envia a mudança para o respositório remoto ( github)

       
      Abrirar uma tela para alterar alguma opção do push, se necessário. Aqui podemos ver que será criada uma nova branch no repositório remoto, sinalizado pelo label "new" após o nome da branch. Após verificar que está tudo correto, clique no "push".
      *Lembrando que o remote origin é o repositório fork, então a mudança vai para esse repositório e não para o oficial.

       
      Após o push, vamos olhar como ficou o repositório no github. 
      Podemos ver que ao entrar no github ele já nos mostra que foi realizado um push recentemente no repositório. E finalmente fornece um botão para realizarmos o pull request.

       
      Clique no botão "compare & pull request".
      O github abrirá a página de pull request do repositório oficial, automaticamente preencherar algumas informações com a mensagem que colocamos no commit.
      Nessa página, podemos configurar para qual branch o pull request será feito. Por padrão ele fará o pull request na branch "development", caso o pull request seja para outra branch você pode alterá-la.

       
       
      Clique no botão "Create pull request". Ao criar o pull request a mudança vai passar por algumas checagens automáticas, e ficará aberto para alguém da equipe analisar o que foi mudado.
      Essa é fase que chamamos de code review, aqui fazemos uma verificação geral da mudança.
      Algumas das coisas que verificamos aqui:
      A qualidade do código; Se a mudança faz sentido; Se a mudança é necessária; Se o código faz o que supostamente deveria fazer; Se não existe código malicioso; entre outras coisas;
       
      Alguma pessoa do time irá realizar o review do código, podendo aprovar, pedir mudanças ou apenas não aceitar o pull request

       
      5º Passo - Atualizando o repositório com o conteúdo do repositório oficial
      Após o pull request ser aceito, ele é incorporado ao repositório oficial. Então é necessário que o repositório fork e o local seja sempre atualizado também. 
      Para isso, vamos voltar ao IntelliJ. A primeira coisa a fazer é retornar para nossa branch padrão "development". Vamos fazer o checkout dela.

       
      Agora vamos fazer o pull (copiar) das alterações realizados no repositório oficial. Você pode clicar com o botão direito em algum arquivo do projeto -> Git -> Pull...
       

       
      Vamos configurar de onde queremos receber as atualizações, nesse caso queremos atualizar a nossa branch com o repositório oficial e branch development, que foi a que submetemos o pull request.

       
      Podemos ver que nossa branch local está atualizada com a mudança que fizemos no pull request:

       
      Após realizar o pull dessas alterações, você pode fazer push para o seu repositório fork, para mantê-lo sempre atualizado.
       
      Esse processo pode parecer um pouco complicado, ou até mesmo com vários passos. Mas é uma forma de coloboração bastante eficaz que permite a fácil utilização de múltiplos repositórios, sem muitas complicações de merge. Mas isso já é uma outra história.
      O importante é sempre lembrar:
      Antes de fazer qualquer mudança crie uma nova branch sempre a partir da branch padrão, nesse caso "development" Se seu pull request não foi aprovado ainda, e você precisa fazer uma alteração diferente, volte para branch padrão, crie uma nova branch apartir dela e só então comece a realizar a próxima mudança Lembre-se de manter seu repositório sempre atualizado com o oficial De vez em quando faça uma limpeza, delete as branchs que foram criadas e as mudanças já foram aprovadas. Lembre-se o modelo é "short lived branch" então elas tem vida curta mesmo. []'s
       
       
       
    • By Kelvin
      Salve rapaziada, 
      Tenho uma grande novidade para compartilhar com vocês, a parceria oficial entre a L2JBrasil e a Lucera. Portanto, leia toda a postagem para ter informações completas sobre tudo.
       
      O que é Lucera?
      Lucera é a nome da revisão Interlude e Classic russa, que é tão antiga quanta a nossa comunidade e que por longos anos vem sendo trabalhada pelos seus desenvolvedores. Apesar de não ser uma revisão brasileira ela possui toda a sua estruturação em inglês, portanto, pode ser usada facilmente por qualquer.
       
      Porque escolher Lucera?
      Trabalhar com L2J é um trabalho árduo que muitos adotam por paixão e outros por motivos financeiros. Independente do seu interesse você usando uma rev com base Lucera, terá uma opção de revisão que já vem sendo trabalhada a vários anos.
      Muito dos grandes servidores da Europa e América do Norte utilizam a base Lucera para terem sucesso e conseguem muito bem!
      Por aqui a utilização da revisão ainda é um TABU, tanto pela dificuldade na linguagem (apesar do fórum deles ter uma sessão em PT_BR) quanto a ausência de um suporte mais "Friend Frendly", isso por muitas vezes afasta o usuário mais iniciante. Muito dos usuários da L2JBrasil já utilizam ou utilizaram em alguma oportunidade essa pack e uma grande parcela recomenda.
      Eu particularmente dediquei o ano de 2020 para abrir alguns servidores com diversas bases, aCis (excelente para PVP), Sunrise para H5 (falaremos disso posteriormente :P), e Lucera para bases mais MID-LOW rate e foi muito gratificante o retorno.
      Lucera é uma revisão L2J que comparam as suas mecânicas próxima ao L2OFF, isso se deve a cultura que L2OFF são arquivos "oficiais" portanto atestam essa qualidade neste comparativo também.
       
      E a L2JBrasil o que tem com isso?
      Nossa parceria rende a você acesso a um conteúdo semelhante ao do fórum oficial, mas, com uma linguagem mais "amigável" e com conteúdo extra que aprendi ao utilizar a revisão.
      VIA MP: https://www.l2jbrasil.com/messenger/compose/?to=1
      VIA EMAIL: [email protected]
      VIA DISCORD https://discord.gg/sjneErZ3
      Descontos exclusivos postados exclusivamente na área Lucera em VPS, Epic Server e Hospedagem, além de otimização insana na L2JCenter.com.
      Cargo Lucera User

      Acesso a ferramentas de forma mais facilitada através dos anexos no Sub-Forum Lucera na L2JBrasil.


      Guias direcionados a Lineage 2 produzidos por mim para utilização e noções básicas de servidores em Windows e Linux, segurança digital, manutenção e rotinas de backup para banco de dados e muitas outras bizarrices que usuários iniciais cometem, esse recurso será gratuito para o fórum, porém, tópicos relacionados a Lucera serão exclusivos dos nossos membros doadores.
      E de que quebra: a satisfação de contribuir com a manutenção da maior comunidade de Lineage 2 do Mundo que se mantem 100% free até hoje 🙂, já que parte das vendas serão doadas para as despesas do nosso fórum.
       
      O que mais eu ganho com isso?
      Você adquirindo uma licença Lucera através da L2JBrasil terá:
      Participação em uma comunidade internacional criada a vários anos e extremamente ativa.  
      Acesso a 1 Licença Interlude ou Classic por IP sem a necessidade de doações adicionais.
      2.1 Atualizações custam 20 USD mensal e não são obrigatórias. Acesso a SVN do projeto para receber atualizações**, bug report e sugestão de adoções de mods.  
      Uma revisão o mais estável possível com praticamente todos os sistemas e subsistemas funcionais.  
      O que eu não ganho?
      Você não terá um assistente pessoal para criar seu servidor a seu gosto, você recebera uma licença de uma revisão premium, não um desenvolvedor particular 😛 Um java moder particular, todos os mods pertencentes na Lucera são oficialmente colocados na revisão, então, não existe "mods exclusivos", você pode desenvolver se quiser ou sugerir, dependendo da quantidade de interessados o desenvolvedor poderá avaliar a implementação. Tratamento diferencial junto a L2JBrasil ou qualquer extensão da comunidade.  
      Interlude
      A versão Interlude é o projeto principal da Lucera, trabalhado ao longo de diversos anos é bem estável.

      Teste o servidor Interlude baixando o patch pelo link: 
      📦 Tenha o cliente Interlude e use está system para conectar-se.
      Pra quem gosta de procurar coisas na pasta config link abaixo:
      📦 Baixe a pasta config L2 Lucera Interlude.

      Senha para arquivos: l2jbrasil.com
       
      Classic (Interlude Remastered)
      A versão Classic é o novo projeto Lucera, usada todos os principais mecanismos da versão Interlude, essa rev trabalha com o cliente Classic Secret of Empire / Fafurion, portanto a ideia é limitar o conteúdo ao Interlude mas inevitavelmente exisatem coisas de interface e do cliente que podem ser usados caso existam ou forem implementados como: braceletes, agathions, transformações entre outras coisas.
      A Lucera Classic é uma revisão que ainda está em desenvolvimento. As atualizações são periódicas. É uma excelente exclusividade comparada a outros concorrentes com valores bem maiores e com qualidade inferir. Se é um iniciante e precisa de algo sólido talvez a versão interlude seja para você.

      Outra coisa que acho legal nesse cliente é a qualidade gráfica superior, HDR, Surround e mais uma penca de melhorias em relação aos outros clientes.
      Teste o servidor Interlude baixando o patch pelo link: 
      📦 Baixe o cliente completo e inclua este l2.ini dentro da pasta /sytem_en/
      Pra quem gosta de procurar coisas na pasta config link abaixo:
      📦 Baixe a pasta config L2 Lucera Classic.
       
      FAQ
      Kelvin vocês estão vendendo revisões de L2J? Vai ser liberado pra todo mundo então?
      Não, para essas parcerias acontecerem o time ou desenvolvedor precisa provar algumas qualidades tais como tempo de desenvolvimento, pelo menos uma micro comunidade estabelecida com o mínimo do desenvolvedor ativo nela e/ou site organizado e detalhado com informações claras e transparentes sobre o serviço.
      É oferecido a oportunidade de participar de um projeto de qualidade mediante doação para sua subsistência, não venda.
      Qual a melhor rev Interlude ou Classic?
      Ambas são bem idênticas no que diz respeito à mecânicas ingame já que defendem a jogabilidade do interlude.
      Claro a Classic ainda é uma versão em construção já que possuem mais sistemas que a versão canonica.
      Posso ter acesso admin?
      Sim, envie um MP com o nick do seu personagem.
      Posso trocar minha Licença de Interlude para Classic?
      Não, são projetos separados e esforços separados para cada projeto acontecer, portanto, não aventure-se. Escolha bem a versão que deseja trabalhar, conheça, estude-a, veja feedbacks e assim tenha sucesso. 
      Qual nível de rates a Lucera é recomendada?
      Já utilizei em servidores base 3x até 100x portanto é uma excelente escolha em ambos os aspectos. 
      Qual o papel da L2JBrasil nisso?
      A L2JBrasil é um parceiro, uma ponte, facilitamos tanto a aquisição da licença quanto damos facilidades nela sem que você gaste 1 centavo a mais de contribuição nisso.
      Não consigo doar porque os valores são em dólares ou é difícil pagar como faz?
      Nós podemos fazer a ponte entre isso, os valores dependerão da cotação do dólar da operadora do cartão + iof, portanto, esteja certo de sua aquisição.
      Vou usar uma versão crackeada!
      Você não precisa arriscar tempo e dinheiro em algo vazado, sem updates, use uma aCis, Mobius ou Frozen, tem versões open source e grátis, não seja seu pior inimigo.
      Quem já possui uma licença Lucera antiga como fica?
      Não teremos uma politica de acessos a membros que não participem desse programa de parceria a principio, porém, se você tem conhecimento sobre a área e gostaria de ajudar, você recebera um acesso diferenciado e sua permanência decorrera da sua atividade e qualidade desta.
    • By junin00
      Pack 01



      Pack 02

       
      Pack 03

       
      Pack 04

       
      Pack 05

       
      Pack 06

      Use o L2ViewUTX.rar para visualizar o nome dos ícones, pois nem todos estão igual ao da imagem.

      Arquivo com as texturas para download: 
      favero_l2_icons.rar


      Créditos: NCSoft, e eu por Adaptar.

      SE GOSTOU DEIXA O LIKE AI 👍
    • By Kelvin
      Caminho: Gameserver\config\olympiad.properties\
      *Para Classic
      1. Procure por OlympiadNewStadiums = False e troque para True.
      2. Atualize os arquivos do jogo 
      \Maps\17_10_Classic.unr (arquivo em anexo). 
      2.1 Atualize os arquivos do geodata
      Gameserver\geodata\17_10.l2g (arquivo em anexo).
      3. A nova área já estará disponivel:

       
      17_10_Classic.zip 17_10.zip
    • By Kelvin
      Caminho: gameserver/data/multisell/
      Uma multisell com chance é uma lista de compra onde você exige determinados itens para entrega e o NPC dentre uma lista sorteia e entrega no seu inventário. Mantenha o parâmetro is_chanced habilitado.
      <config showall="true" is_chanced="true" notax="true" keepenchanted="false" />
      Exemplo da multisell completa:
      <?xml version='1.0' encoding='utf-8'?> <list> <config showall="true" is_chanced="true" notax="true" keepenchanted="false" /> <item id="1"> <ingredient id="1459" count="1"/> <!-- Item exigido para ser entregue e trocado --> <production id="71" count="1" chance="0"/> <!-- O primeiro item tem que ser posto com a chance de 0 para que o cliente identifique os restantes e mostre. Isso não afeta em nada --> <production id="71" count="1" chance="50"/> <!-- 50% de Chance de ter oo item --> <production id="72" count="1" chance="50"/> <!-- 50% de Chance de ter oo item --> </item> </list> Vai ficar algo semelhante a isso:

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Message added by Grundor,

😍 L2jOrg agora tem um espaço próprio no fórum.

👉 Ao invés de postar tudo por aqui e ficar perdido pelo tempo, você pode usar o fórum especifico do projeto:

📍 Acesse https://www.l2jbrasil.com/forums/forum/509-l2jorg/

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Não, o projeto não ficou pago. As releases são grátis e sempre serão enquanto eu estiver no projeto. Quanto a source desde junho de 2020 não estava sendo mais liberada.

Essa restrição foi decidida, infelizmente, devido a alguns "espertos" que estavam vendendo a source sem melhoria alguma. Desde então o acesso foi restringido apenas para contribuidores, mas algumas pessoas estavam querendo acesso sem contribuir. Então foi adicionada mais uma forma de acesso à source para quem não quer compartilhar as alterações que queiram fazer, por qualquer que seja o motivo.

 

Em resumo, as releases são free. A source é fechada, mas você pode ter acesso fazendo contribuições ao projeto.

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Agora, KhayrusS disse:

Não, o projeto não ficou pago. As releases são grátis e sempre serão enquanto eu estiver no projeto. Quanto a source desde junho de 2020 não estava sendo mais liberada.

Essa restrição foi decidida, infelizmente, devido a alguns "espertos" que estavam vendendo a source sem melhoria alguma. Desde então o acesso foi restringido apenas para contribuidores, mas algumas pessoas estavam querendo acesso sem contribuir. Então foi adicionada mais uma forma de acesso à source para quem não quer compartilhar as alterações que queiram fazer, por qualquer que seja o motivo.

 

Em resumo, as releases são free. A source é fechada, mas você pode ter acesso fazendo contribuições ao projeto.

Obrigado por me responder povo e foda pegou para vender ta doido

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  • L2JBr ADM
20 horas atrás, KhayrusS disse:

Não, o projeto não ficou pago. As releases são grátis e sempre serão enquanto eu estiver no projeto. Quanto a source desde junho de 2020 não estava sendo mais liberada.

Essa restrição foi decidida, infelizmente, devido a alguns "espertos" que estavam vendendo a source sem melhoria alguma. Desde então o acesso foi restringido apenas para contribuidores, mas algumas pessoas estavam querendo acesso sem contribuir. Então foi adicionada mais uma forma de acesso à source para quem não quer compartilhar as alterações que queiram fazer, por qualquer que seja o motivo.

 

Em resumo, as releases são free. A source é fechada, mas você pode ter acesso fazendo contribuições ao projeto.

Eu não sei das dificuldades encontradas mas acredito que um projeto quando inicia-se open source precisa manter-se o máximo neste sentido, a Licença inicial deveria ser respeitada.

Sobre espertos estarem vendendo source e servidores sem nenhuma melhoria isso é algo que existe desde antes da L2JBrasil e não era algo "inesperado" para dizer... "Nossa, tem um cara nos grupos vendendo a nossa rev por X, quem poderia imaginar?". Se essa foi a motivação, me perdoe, eu não acredito.

Desenvolver um projeto é algo muito oneroso mesmo, as vezes precisamos gastar com alguma tecnologia e nós dedicamos principalmente tempo que é um insumo irretroativo e mais valioso que temos, eu não entendo o motivo da decisão da equipe, por óbvio, mas a explicação se for essa eu não acho plausível. 

Eu não vejo uma forma de um usuário apaixonar-se por um projeto "fechado" para ter acesso apenas quando a equipe de desenvolvimento achar que ele é "maduro" o suficiente para ter acesso e contribuir. Como pode ter contribuição com restrição de acesso quase que total?

A L2JBrasil sempre foi e sempre será um local de fomentação de conhecimento, pessoas mais experientes dão o curso para criação e crescimento de projetos Open Source, assim como sempre foi, achei que a ideia do projeto era ser diferente da L2JMobius ou qualquer outro dos 100/100 projetos que iniciam grátis e inevitavelmente caem na fase de amadurecimento e "xau", espero estar errado.

Tenho plena convicção que essa decisão não é apenas suas @KhayrusS mas toda equipe sabe o que é melhor para o próprio projeto.

Parabéns ao projeto e desejo todo sucesso. 

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  • L2JBr ADM

Eu atendo sua frustração @Kelvin , imagino que seja o mesmo sentimento que o @KhayrusS também sente ao ver a galera querendo sugar sem contribuir, e pior  querer ganhar dinheiro em cima de algo que está sendo feito gratuitamente.

Eu acho que isso pode ser reversível, mas eu já não sei quanto o KhayrusS tem poder de voto diante dessa rev, já que vi em um fórum russo um dos membros da equipe agindo como se fosse o Product Owner puto da vida porque alguma coisa privada que foi feita estava sendo divulgada, mas não vou entrar no mérito de apontar dedos aqui.

Acredito que o maior problema é que as pessoas realmente perderam o espírito de gratuidade que o L2J tinha, o único projeto que se mantém assim até hoje é o l2jserver.com por isso sempre que me pedem uma rev h5 ou interlude eu sempre indico o l2jserver.com.

Não existem mais equipes fazendo sniffer dos protocolos e publicando isso em repositórios públicos como o netpro fazia antigamente https://bitbucket.org/l2emu-unique/netpro/wiki/Home , parou lá em meados de 2017.

Uma das formas de se conseguir parâmetros retail é comprando sourcers ripadas no mercado negro, e isso estamos falando em trações no valor acima de 10mil dólares.

Isso porque existem servidores que faturam isso em um final de semana, então é fácil você pagar esse valor, mas não estou falando de servidores brasileiros, porém essa atitude força ou até "atiça" que também pratiquem isso por aqui.

Eu não sou contra fazerem dinheiro com l2j, desde que a maior parte desse dinheiro se destine a manter o servidor de pé, nem que seja pagando salários e freelances pra isso, mas que o dinheiro não seja simplesmente pro cara gastar levianamente sem retornar isso à comunidade.

Mas para não fugir do assunto, é importante lembrar o que é um código open source e porque precisamos dele, imagine se o chrome fosse fechado, hj não teriamos o Edge, nem tecnologias como o Electron. 

Acesso ao repositório é algo que talvez realmente pode ser restrito, não vejo porque obrigar a abrir mas também não vejo razões do projeto não ser mais open-source.

O código open-source é sobre aceleração, velocidade de desenvolvimento, às pessoas precisam se interessar por isso, e não só serem usuários, meros mercadores, e nada mais justo que pessoas contribuam para ter acesso, mas como vão contribuir se o código é fechado? É um paradoxo, por isso eu acho que as pessoas devem ter acesso mesmo que atrasado à versões relevantes do código, sempre que houver alguma nova release esse código ser atualizado e o mainstream (branch principal de desenvolvimento) deve ser fechado à equipe de desenvolvimento.

Mas mesmo assim, como as pessoas vão poder contribuir se o código tá fechado? Elas precisam entender o código, saber a conduta e o guia dos códigos para que sigam um certo padrão.

 

Gostaria de propor aqui algumas coisas para o projeto e pra isso acho que podemos montar um grupo aqui no fórum ou uma equipe interessada em produzir isso.

Vamos criar um curso, uma série de vídeo aulas de como desenvolver L2J Baseado no projeto l2jorg, do básico ao avançado, algo assim:

  1. Desenvolvimento Básico
    a. Configurar o Ambiente de Desenvolvimento no Windows/Linux
    b. Principais módulos
    c. Guia de Estilo de código
  2. Contribuindo com o projeto
    a. Como reportar um problema através de uma issue
    b. Como fazer alterações no código e submeter um Pull Request
  3. DataPack 
  4. LoginServer
  5. GameServer

 

Eu já escrevi muito, e ainda tenho muito a falar sobre isso, mas quero deixar espaço para o @KhayrusS se manifestar também, afinal ele é o líder do projeto. 


Gostaria de reafirmar nossas intenções enquanto comunidade de apoiar projetos abertos e livres como o L2jOrg, principalmente de um membro tão prestigiado, somo como padrinhos desse projeto, e por isso estamos aqui de mãos estendidas para ele.

 

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Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
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20 horas atrás, imrik disse:

Hi ! Project is still open source for some part

##How to contribute

* You can contribute on this free open source repo https://github.com/L2jOrg/Datapack
* You can help the team with some code
* You can donate
 
##Bugs fixs

* You can post issues here: https://github.com/JoeAlisson/L2jOrg/issues

 

 

* You can contribute on this free open source repo https://github.com/L2jOrg/Datapack :

Nobody will contribute to the project and fix the datapack without any return, at least, with progressive complied releases on github.

* You can help the team with some code:
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* You can donate:
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  • LOL 3

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Lineage 2 Interlude & High Five
L2STUDIO, seu servidor está aqui!

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6 minutos atrás, imrik disse:
 

If you contribute, u can have access to source so... there is a return

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... there is a return

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U and the rest of your team are so funny...
i'll share some russification htm and want to get access on sourcecode 
"ohh nyet"

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  • L2JBr ADM
25 minutes ago, imrik said:
 

If you contribute, u can have access to source so... there is a return

It's not so simple like you said.

Datapack project is very limited, there other ways to contribute indeed, issue tracking, etc... but it's not enough to make people contribute.

@imrik You probably lost here, but l2jorg born here after a chat with an old developer, it should be a fully open-source project like old times to get the community engaged as before.

Closing the code will stop people to leech it and sell it? No! ppl will sell it anyway, ppl will get the code decompiling it anyway, the best to do is let it open and motivate and guide ppl to share their improvements and fix, that's the way to have something really good at low cost, people are selling the code? well, people sell Linux, people sell chrome, but they don't have control of it.  It's about been part of something bigger, something reliable.

Closing the code is a GNU infringement, and everyone knows that.

"it's open in my terms" doesn't count, it should be open, it should be shared, and sellers should be hunted and felled.

L2jfree no longer exists, l2emu no longer exists, l2jserver stopped at H5, l2jorg would be an oasis to have the community engaged again in generating content, as a hobby, fun, and not as a business.

Leave NCSOFT the art of profiting from this game, we keep on playing, having fun and running away from the hustle and bustle of everyday life.

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eu tava pensando em voltar mexer com programação em l2, quando vi este projeto me animei, mas logo fecharam a source, ai desanimei de novo, porque essa história de fechar e abrir só pra quem ajuda é velha aqui, eu e o Hl4p3x já trabalhamos muito em um certo projeto Hi5 aqui do fórum, quando o projeto começou a decolar o cara fez o que vcs estão fazendo: fechou e deixou aberto só para os que "estavam ajudando" depois de certo tempo acabou por fechar para todos e ficou só com o projeto e quem ajudou ficou a ver navios. O mesmo esta acontecendo com este projeto.

ou reabre o código ou fecha de vez. esta desculpa que estão dando já é manjada a tempos por desenvolvedores de projetos que só querem obter ajuda e depois fechar seus projetos e vender.

 

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Well ok , but when the project was full open source, no one helped....

And lot of people were taking the code, to open server and we won nothing about it, not even a thank you....

I'm for the full open source community project, maybe we did a mistake here

Edited by imrik
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  • L2JBr ADM

image.png

 

Ninguém se importa com licenças de software não é ?

O pré-suposto GNU GPL3.0 é permitir que a rev seja usada para:

  • Usar comercialmente , ou seja fazer dinheiro com ela de alguma forma.
  • Modificar, e sem restrições criando uma nova distribuição(próxima permissão) ou para uso privado (última permissão)
  • Distribuir :  qualquer um pode compilar e postar em qualquer lugar na internet, até mesmo enviar por CD pelos correios, porém o código fonte deve ser distribuído junto.
  • Utilizar em alguma patente:  ou parte de uma patente, mas não tirar patente dele.
  • Usar de forma privada:  usar de forma pessoal e não publicada em seus computadores pessoais única e exclusivamente para você 


As únicas condições obrigatórias  para gozar dos direitos são:

  • Ter a licença e o copyright expostos em qualquer de uma das permissões acima
  • Controle de mudanças: e manter apenas em um versionamento como git ou svn não são suficientes, acesse o link https://opensource.stackexchange.com/questions/8259/meeting-the-state-changes-requirement-in-licenses para entender.
  • Divulgar o código fonte: Sim, é uma condição para qualquer uma das coisas acima, seja suas modificações, seja distribuir, seja utilizar para fins comerciais.
  • Utilizar a mesma licença: Se for criar uma nova revisão à partir ela precisa ter da mesma licença.

As limitações sobre a Responsabilidade e a Garantia sobre o software, mas não vem ao caso agora.

Com isso eu digo, se quem pegou o L2jOrg para vender e modificar estava errado, quem fechou o código e agora tá espalhando links de doação para dar acesso ao código também está.


Existe outras formas de monetizar projetos opens-source, seja por crowdfunding, seja por funding de interessados em conduzir o projeto, dando prioridade as demandas de quem paga em prior do que a comunidade solicita, o que é perfeitamente justo.


Eu sei que ganhar um dinheiro para um café e uma cerveja certamente seria algo muito bom e recompensaste por fazer um trabalho bem feito, mas quem irá administrar isso, quem é o Inner Circle que faz a gestão desse dinheiro? E em que ele será investido? Se for o Alisson, okay, eu conheço e confio nele, mas se for outra pessoa eu não me sinto seguro em dar um centavo ao projeto.

Empresas como a Google e Amazon tem setores com mais de 300 funcionários que cuidam apenas desses assuntos, que em meado da primeira década do milênio foram problemas sérios, principalmente para a Microsoft que usava componentes de código aberto mas tinha seus formatos fechados como o .doc, .xls , que os obrigou a criar os formatos docx, xlsx, etc.

O que estamos discutindo aqui é justamente esse mérito, a L2jOrg está realmente ficando incrível, mas não era esse o objetivo? Agora que está ficando boa o código vai ficar fechado ? Na minha opinião isso está errado diante da licença de distribuição e é uma puta falta de respeito com a comunidade séria.

Em em nome da L2jBrasil se compromete a produzir o material de apoio para os desenvolvedores como documentação, tutoriais e evangelização da comunidade em troca de que o código se mantenha aberto e que as doações tenham mais transparência quanto ao destino , mesmo que seja para pagar o café e a cerveja dos desenvolvedores principais, mas isso precisa estar transparente e claro.

(sorry, translate it)
 

4 hours ago, imrik said:

but when the project was full open source, no one helped....

That not true,  there a lot of issues that were closed and still open https://github.com/JoeAlisson/L2jOrg/issues , but, how do we will help coding and them submit a pull request with fix? 

4 hours ago, imrik said:

And lot of people were taking the code, to open server and we won nothing about it, not even a thank you....

As far as I know it was just a couple of starving people who saw the excellent work and started selling to earn some money, but this could all be avoided with a coordinated action to disseminate free and open source to the entire lineage2 community.

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