Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque Lineage2 fez menos sucesso que o Word of Warcraft?


Grundor

Posts recomendados

  • L2JBr ADM

Existe uma briga tremenda entre jogadores de WoW e jogadores de L2, quem nasceu primeiro? Quem foi o maior MMORPG de mundo aberto ?

 

Resultado de imagem para wow vs lineage2

 

Bem, já acabando com a primeira briga, o Lineage2 foi lançado primeiro, em 2003 quanto ao WoW só foi lançado em 2004, mesmo que o seu mundo já existia em 1994 com o jogo

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 que é um jogo de estratégia e não um MMORPG. 

Já o Lineage2 é uma continuação do jogo

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
baseado em uma História em quadrinhos de mesmo nome. O Lineage já era um MMORPG e já arrecadou mais de 9bilhões de dólares desde seu lançamento.

 

Quote

Lineage II (em 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
리니지 2), é um 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 desenvolvido pela 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, e publicado em 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 de 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 na 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
. Ficou muito conhecido por ser a sucessão do Lineage: "The Sacred Destiny" publicado em 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 de 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, criado pela 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, hoje pertencido a NCsoft, no 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
.

 

Quote

World of Warcraft (também conhecido pelo acrônimo WoW) é um jogo on-line do gênero 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, desenvolvido e distribuído pela produtora 
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 Entertainment e lançado em 2004.

 

O Lineage2  possui  gráficos melhores com a poderosa Unreal Engine 3D (Unreal Engine 2.0) que se mostrou superior ao motor proprietário da Blizard (mesmo usado em Warcraft III) . Se o Lineage2 Veio primeiro, possuí uma história muito mais rica porque então o WoW é mais famoso?

Isso é algo que não sei exatamente, mas vou compartilhar alguns fatos e pensamentos.

 

O Lineage II foi lançado antes do WoW em um momento em que havia relativamente poucos MMOs em comparação com hoje.  Era um estilo novo, diferente dos jogos de estratégia e RPG online e offline que se tinha no mercado. Qualquer MMO lançado hoje tem que lidar com o fato de que sempre haverá uma pequena porcentagem de jogadores presos nos milhares de MMOs que existem previamente.

O Lineage II tinha uma grande equipe de suporte de GMs e desenvolvedores lidando com bugs, introduzindo e gerando conteúdo, isso deixou os jogadores inicialmente 'hypados', um pequeno resumo:

  • Abril de 2004 - Prelúdio
  • Junho de 2004 - C1
  • Dez 2004 - C2
  • Maio de 2005 - C3

... e por ai foi até o Kamael com uma tremenda evolução no conteúdo e expansões gratuitas.

Enquanto os que estavam no end-game estavam ansiosos e aguardando pela próxima atualização, a maior parte do servidor teve a chance de se equipando e melhorando nos níveis e equipamentos. Isso foi bom para o jogo pois deu uma evolução mais orgânica e fluida, realmente Lineage II. Além disso, a economia expandiu a cada atualização, o que tornou mais fácil para os níveis mais baixos que já existiam e desafiadora para os níveis mais altos. Aqueles que eram ricos no último dia de C2 eram pobres no primeiro dia de C3, abstraindo bastante o que eu estou falando.

Ao todo, as constantes expansões "gratuitas" em que os jogadores não precisavam gastar dinheiro para uma atualização (lembre-se de que o jogo inicial custava 50 dólares e outros jogos exigiam que você pagasse por atualizações) era um bom modelo de negócios na época. , no wow você paga para cada nova expansão.


Lembre-se também de que havia toneladas de contas de Farmers(bots), todas pagando US $ 15/mês, portanto, aumentaram a contagem de assinantes também. Alguns dos Farmers evoluíram para matar Raid Boss, e mais tarde Raids Epicos e até mesmo Siege, então eles eram parte do jogo, não apenas o pano de fundo. Tudo isso funcionou bem para NCSoft até meados do Interlude, quando o jogo ainda carregava bastante originalidade.


Bom, mas bots tem em todos os MMO não é ? bem, no wow eles sempre foram mais caçados que no lineage2, mas isso não é o segredo do sucesso esmagandor do wow contra o lineage2, vamos à alguns números:

 

Veja o gráfico abaixo, ele conta o interesse das buscas desde 2004 até hoje entre Lineage II e WoW (ah, o algoritimo do google conta as ambiguações como l2, la2, lii, lineage2, etc)

image.png

É uma derrota esmagadora para um MMO tão singular.

 

Um dos únicos países que o Lineage2 ganha é no Japão:

 

image.png

 

 

No Brasil, WoW corresponde à 90% , deixando o Lineage II só com 10%:

 

image.png

 

Já nos EUAs, apenas 1% sobra pro pobre MMORPG coreano.

image.png

 

Isso se dá muito quanto ao investimento de Marketing de ambas franquias, A  NCSoft teve quase zero marketing nos Estados Unidos, enquanto na Coréia e no Japão miniaturas e latas comemorativas de Coca-Cola foram produzidas, aqui no ocidente a propaganda foi quase nula, e se não fosse por nós na L2jbrasil talvez seria pior ainda hahaha #ego.

Desde que tenho acesso ao Youtube eu acompanho a feira de games chamada E3 (Electronic Entertainment Expo) e todas as participações da NCSoft foram terríveis, enquanto o Lineage2 Tinha um pequeno estande, que mal dava para se ver enquanto o WoW ocupava uma ala inteira. Além disso, você pode ver o WoW anunciado em todos os lugares:

 

Comerciais na TvT

Eles tinham Comercial em revistas realmente importantes:

 

s-l1600.jpg

 

Eles tinham uma parceria/acordo com o Wallmart, onde todos ganhavam CDs WoW grátis com a compra. Quem não ia querer jogar um jogo grátis? Lembro que meu primeiro jogo do lineage2 eu recebi em 2004 com um CD que meu tio comprou no EUA, e meu primo ficou com o do WoW(não a versão grátis mas uma bem maneira). O L2 ainda era por volta dos $50 para comprar neste momento, pelo que me lembro.

Eles tinham celebridades que publicamente falavam que jogavam o jogo como : Ozzy Ozbourne, Mr T, William Shatner, e a lista continuava crescendo a cada ano:

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

A NCSoft não acreditava na L2 o suficiente para investir QUALQUER dinheiro em marketing no ocidente. Se a NCSoft anunciasse até 50% do que o WoW fez, a nossa comunidade seria diferente hoje.

Porém com tanta pressão vindo do WoW a NCSOft desistiu e deixou os EUA em meados de 2011, se bem me lembro, a NCWest não era mais uma filial e passou ser só uma representante comercial.  Não consigo identificar nenhum problema que isso realmente tenha causadom, mas o desleixo da NCWest  levou a um êxodo em massa do jogo, mas o jogo entrou em colapso antes disso.

Cada vez que eles abriam um novo servidor, alguns jogadores deixavam o servidor que jogava para iniciar um novo personagem no servidor novo ou até mesmo pagar cerca de 4k de NCoins para transferir de servidor, o que era muito ruim para os servidores antigos.  Isso quebrou muitos clãs que eram importantes para o funcionamento dos servidores.

Havia uma tonelada de Farmers/Bot jogando. Quando novos servidores começaram a abrir, eles deixaram os servidores antigos e iam para os novos, como foi com o servdior Franz e Luna, que rapidamente ficaram lotados de bots o que fez esses servidores morrerem rápidamente.

E esse era um dos piores problemas da NCSoft, a forma como lidavam com  os bots, por anos eles permitiam que os jogadores saissem impunes, às vezes um ou outro eram banidos, eu mesmo reportei trens de 1 ou 2 pts que faziam boss em sequência todos os dias exatamente iguais, exatamente, se botasse os videos um do lado do outro pareciam os mesmos, quando joguei isso no fórum oficial, extinto board.lineage2.com eu tive a conta banida.

ssa época foi tão ruim que MUITOS jogadores 100% legítimos acabaram fazendo bots e, quando foram banidos, desistiram, lembro do meu amigo Tuga REFLEX que perdeu tudo por causa disso e parou de jogar, ele realmente era muito bom jogador.

Qualquer sistema anti-cheat / anti-bot precisa ser configurado para interromper os bots (preferencial) ou banir os bots rapidamente, mas isso não acontecia no Lineage2, era completamente aleatório,  o que significava que uma pessoa pode executar 10 contas por um ano e então algumas contas eram banida aleatoriamente, o que foi terrível para o jogo.

Como o WoW tinha uma equipe maior de GM in-game, que mesmo com seu cliente ais fácil de explorar, as pessoas usavam todos os tipos de cheats, seu anti-cheat era dependente do GM e acredite em mim, você não poderia trapacear por muito tempo que certamente tomaria ban em pouco menos de 10 dias.

 

Embora o WoW seja mais famoso, possuir uma mecânica mais "amigável" e casual que o lineage2 (que requer que vc jogue pelo menos umas 3 horas por dia), os 2 MMOs sempre vão competir, cada um com suas singularidades.

O L2 foi o melhor jogo de MMORPG  na minha opinião, e a opinião de muitos outros ... o suficiente para fazer toda a diferença.
 

 

 

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Grundor featured this Tópico

Eu te juro como uma empresa multi bilionária consegue ser sustentada por um game que tem meia uma duzia de servidores pelo mundo e so alguns deles tem 3 - 5 mil jogadores...

Não faz sentido...

Sem contar que, l2 pra mim é anos luz a frente do wow, a jogabilidade do wow e mais suave, mas a do l2 é muito mais única, singular, muito mais caracteristica do que wow..

L2 nunca teve marketing bem que você disse, este jogo poderia ser um dos tops MMO de hoje

Também não entendo pq um jogo que se mantem online até hoje não é reproduzido numa engine mais atual, sei que há custos mas o jogo tem muitos fans, muitos mesmo e a nc trata l2 como um filho, como eles mesmo já falaram e continuam a desenvolver o jogo em todas as suas versões, poderiam sim recriar o game para atrair novas pessoas e liberar novas coisas.

Mas só deus sabe os planos, eu acho que lineage 3, nunca existirá. 

Um mundo de diversão no Lineage 2

https://www.primeworld.com.br

Discord: Em breve

Comunidade brasileira de Lineage. Interlude Remastered / High Five / Essence 

Classes remasterizadas, sistemas únicos, diversão garantida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Acho que seria questionável a NCSOFT mete o loko e fazer um L3 UE5!!??  não?? oque acham?? será que teriam orçamento pra banca mais alguns anos de lançamento kkk?

mysdel se nao me engano mostrou o quão maravilhoso esse game ainda pode ficar!!!

apesar de eu ter uma maquina que roda no pique UE5 kkkk não descarto essa possibilidade!

l2 pra mim sempre foi e sempre vai ser meu mmorpg favorito arrisco em dizer que a jogabilidade ate mesmo dos mais antigos clientes ainda me traz emoção!! até hoje!

é uma pena não ter se conquistado a "fama" que devia ter conquistado!  quem sabe um UE5 faça isso mudar!

 

Editado por rogeriomorais
ue5*

j9NKAW1.gif

"A Vontade de se Preparar Transforma Heróis"

"A Dor física é só um mero Sentimento"

🦸🏽‍♂️

rogeriomorais.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...




×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.