Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo:História do Unix e a popularidade do Linux


Hacker_Buiu

Posts recomendados

Popularidade:
Atualmente,basta dar uma olhada nos computadores à venda nas lojas,principalmente naquelas chamadas
“Populares”,para ver que o Linux deixou de ser algo restrito a uma elite de aficionados por computadores
para se tornar um fenômeno real. Mas Afinal O que é Linux? Linux é o Kernel núcleo do sistema
operacional,ao qual eu chamo de coração do sistema,pois é ele quem dá vida ao mesmo. Quem usa
computador já ouviu falar no famosíssimo Windows,o sistema mais popular do mundo,o Linux surgiu como
uma forma mais econômica e confiável de sistema, para colocar no computador de acordo com seus
seguidores. De fato,hoje milhões de pessoas escolhem uma das distribuições Linux justamente por causa da
sua estrutura sólida e estável.E mais:O Linux é o ícone e a bandeira daqueles que sustentam e apoiam a
bandeira do software livre.Sim,porque muitos sabem que a maior vantagem do Linux é que ele é gratuito,isso
mesmo,não é preciso desembolsar nenhum centavo para ter esse maravilhoso sistema. O Movimento mundial
para a distribuição de software livre,um projeto ao qual o Linux pertence,está assumindo a conotação de um
fenômeno internacional,cuja ideia é o tanto utópica,é acabar com o conceito de software proprietário e
direitos intelectuais que há muito tempo dominam nossa cultura,o Linux e outros software gratuitos são os
produtos de um grupo consistente de pessoas que publicaram e compartilharam o resultado de seu trabalho
para que todos pudessem utilizá-lo livremente. Se analisarmos essa ideia com um pouco de atenção,veremos
claramente a simplicidade e a grandeza de seu alvo,principalmente porque nós Brasileiros,cidadãos daquele
país que alguém achou melhor classificar como “Terceiro Mundo” estamos em contato com algumas
realidades chocantes e injustas.Um exemplo começamos em uma escola estadual numa minuscula cidade do
interior,que não recebe verbas do governo, o suficiente para proporcionar aos alunos um laboratório de
informática adequado(Indispensável hoje),Agora,façamos algumas contas,cada computador que custa 1000
reais equipado com um sistema operacional,pacote Office,se for Windows sairá em torno de 1500 reais,se o
sistema é Linux o custo com programas Office e etc é nulo,é o dinheiro que sobrou poderia ser gasto para
comprar outros computadores. Obviamente,“Nem tudo que brilha é ouro”,primeiramente porque usar um
sistema Linux precisa de treinamento especifico e também a maioria dos programas de Windows não são
disponíveis para Linux(Será coincidência?),a maioria dos Webdesigners,arte-finalistas,Projetistas de
AutoCAD,entre outros ainda precisaram trabalhar com sistema proprietário por um longo tempo,entretanto
temos alternativas para Linux e certos programas e jogos podem ser executados no Wine/Lutris. Para
entender melhor o Linux, é preciso compreender suas origens, isto é, seu histórico e as razões que levara-o
ao sucesso. Continue lendo e conheça!.

Um pouco da história:

Tudo começou com o Unix, o Pai de todos os sistemas operacionais, este era distribuído em diversas versões,
sendo sua versão mais famosa o Linux O Unix foi criado no final da década de sessenta pelos programadores
Ken Thompson, Dennis Ritchie e Brian Kerninghan. O nome Unix, que originalmente era escrito como
‘Unics’, é um acrônimo de Uniplex Information and Computig System. Foi a AT&T que o nomeou como
Unix, inicialmente qualquer um que tivesse interesse no sistema podia pedir ao Bell Labs uma fita com o
software e os manuais impressos por um preço muito acessível, e por não se tratar de um software
proprietário qualquer um podia modificar o sistema a partir de suas necessidades, que é o que acontece hoje
com o Linux. Em 1970, desenvolvedores da Universidade de Berkley na Califórnia, realizaram um trabalho
de extrema importância no código fonte do Unix, era o surgimento do protocolo TCP/IP. O resultado desse
trabalho, foi a versão BSD (Berkley System Distribution) do Unix, de tamanha importância que, até os dias
atuais existem distribuições baseadas nesse sistema, tais como a OpenBSD e a NetBSD. Ao longo do tempo
a popularidade do Unix só aumentou, e desde a concessão a AT&T, o código fonte do Unix se tornou
proprietário, dando origem ao AT&T UNIX. Softwares proprietários acabaram se tornando uma tendência, e
um número maior de empresas começaram a aderir a esse modelo. No entanto na década de oitenta, com
desenvolvimentos liderados por Richard Stallman, a situação começara a mudar. Foi então que revoltado
com a ideia de não poder compartilhar suas descobertas e melhoras nos produtos existentes, que Richard
começaria um projeto de criar uma espécie de Unix, só que agora, com código aberto e livre. Assim nascia o
GNU no final de 1983. A licença do GNU permitia a qualquer usuário copiar, distribuir e alterar sua cópia do
programa, ou seja, tendo liberdade total de criar sua própria distribuição do sistema.

O que significa Open Source(Código Aberto):


O termo Open Source, se refere as iniciativas de código aberto e disponíveis para programadores, surgiu pela
primeira vez em 1998, e é usado para se referir a softwares livres, ou seja, que não são proprietários. Havia
um medo de que a o termo ‘livre’, trouxesse consigo uma rejeição por parte das pessoas não familiarizadas
com os softwares livres. O que levou então, a necessidade de se criar a OSI (Open Source Iniciative), que foi
fundada com o propósito de promover softwares de acordo com a Open Source Definition.

Como surgiu “O Linux”?

No inicio da década de noventa, um estudante finlandês chamado Linus Torvalds graduando em
Ciência da Computação pela Universidade de Helsinque, teve a brilhante ideia de modificar o
Kernel do Minix, com a ambição de criar uma versão melhor do mesmo. Para publicar o Linux, ele
utilizou a licença GPL, assim o sistema poderia ser copiado, utilizado e alterado livremente, e com
o auxílio da internet, o Linux começou a se popularizar e ser modificado por diversos
programadores diferentes.No começo ele era apenas acessível pelos Hackers e outros mais
entendidos de informática,pois funciona apenas na linha de comandos,ou seja não tinha “Cara”,foi
assim de 1991 até 1996,no mesmo ano em 1996,foi lançado o ambiente gráfico KDE que deu a
primeira “Cara famosa” ao Linux,(K Desktop Environment),antes disso existia o X-Windows,
interface gráfica para Linux lançado em 1992,em seguida em 1997,o Linux conquistou o
mundo hollywoodiano,estúdios como Pixar Estúdios,DreamWorks e Lukas arts, fizeram filmes
como:Titanic,Senhor dos Anéis,Vida de Inseto,Shrek entre outros.
O Linux se tornou tão popular que suas distribuições hoje são seguras, confiáveis, modernas e
práticas, exemplos do sucesso são o Ubuntu, o Mint e o Mageia.

Algumas distribuições:

Ubuntu: É uma distribuição Linux completa proveniente da Africa do Sul,baseada na premissa de
que o sistema deve ser totalmente livre,multilíngue,personalizável,e passível de edição por qualquer
usuário. O Ubuntu é um projeto voltado a comunidade com o propósito de criar e distribuir um
sistema operacional Open Source.
Suse: Esta distribuição traz diversos recursos para usuários domésticos, incluindo instalador fácil de
utilizar, ferramentas para internet, chat, multimídia, editores de texto, redes e desenvolvimento.
Red Hat: É a distribuição mais famosa, e que inspirou diversas distribuições pelo mundo, como a
distribuição brasileira, Conectiva, que no início era só uma recompilação da Red Hat. Essa
distribuição foi responsável por criar ferramentas como a sndconfig, Xconfigurator e outras. Além
disso possui um ótimo gerenciador do sistema, o linuxconf, que funciona como um painel de
controle do Windows.
Debian: Uma distribuição mantida por voluntários, foi inovadora ao criar o
gerenciador de pacotes apt-get via shell, resolvendo problemas nas atualizações e dependências de
programas.
Slackware: Profissionais adoram essa distribuição, por ser toda configurada em modo texto.
Destaca-se também por ser uma das distribuições mais estáveis do Linux.
Gentoo: Uma distribuição que pode ser demorada para instalar, pois é necessário que você compile
programa por programa, e fazer cada configuração, porém, isso tem como vantagem que só o
necessário para o usuário em específico haja no sistema, tornando-o muito rápido.É como montar o
seu próprio carro,no caso montar o seu próprio sistema na analogia.

Autor: João Santos Vieira Junior

Maldita inclusão digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





  • Patrocinadores

  • Quem Está Navegando

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Conteúdo Similar

  • Posts

    • Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?    
    • muchas gracias muy lindos NPC 🙂
    • relaxa jovem gafanhoto, testa as quests. e posTa os erros indesejaveis.  
    • Se alguém pudesse me ensinar como codificar as missões, eu ficaria feliz em fazer isso sozinho ou pelo menos ajudar. Eu realmente quero jogar em um servidor onde todas as quests funcionem bem e melhor ainda se você puder fazer quests customizadas!
    • mas no interlude, nem todas as quests de class,  vai mostrar onde tem que ir, ate o reborn nao mostrava quando era interlude, só mostrou depois que eles colocaram client classic pra rodar, e ficou melhor ainda quando virou hellbound em diante, mas ha sim alguma chance de modificar isso direto no script para fazer igualmente, só basta te um pouco de paciencia e persistencia exato
    • 408_PathToElvenwizard dá Orion eu tive que mexer tbm, até modifiquei e consegui deixar ela igual do Classic, com a seta e a marcação no mapa. (não retail IL) Dá pra importar py de várias revs, o foda é que não da regular as quest py através do debug em tempo real, pelo menos eu não consegui rsrs
    • Hasta el momento todas las QUESTS son completables si te guias con un tutorial de youtube. El problema es que tienen bugs de locacion y de subquests que no avanzan o no te marcan correctamente a donde ir en el mapa, cosa que en Retail si se ve como corresponde.
    • estranho, mas pelo menos a galera nunca reclamo das quests quando tinha aberto 5x, geral fez class primeira e segunda job, poucos que compraram a class
    • en RUSaCis-3.5 data pack, las Quests estan en formato .java y son diferentes a como estan redactadas en jOrion y jFrozen 1.5 (ProyectX) package net.sf.l2j.gameserver.scripting.quest; import net.sf.l2j.commons.random.Rnd; import net.sf.l2j.gameserver.enums.Paperdoll; import net.sf.l2j.gameserver.enums.QuestStatus; import net.sf.l2j.gameserver.enums.actors.ClassId; import net.sf.l2j.gameserver.model.actor.Creature; import net.sf.l2j.gameserver.model.actor.Npc; import net.sf.l2j.gameserver.model.actor.Player; import net.sf.l2j.gameserver.network.serverpackets.SocialAction; import net.sf.l2j.gameserver.scripting.QuestState; public class Q224_TestOfSagittarius extends SecondClassQuest { private static final String QUEST_NAME = "Q224_TestOfSagittarius"; // Items private static final int BERNARD_INTRODUCTION = 3294; private static final int HAMIL_LETTER_1 = 3295; private static final int HAMIL_LETTER_2 = 3296; private static final int HAMIL_LETTER_3 = 3297; private static final int HUNTER_RUNE_1 = 3298; private static final int HUNTER_RUNE_2 = 3299; private static final int TALISMAN_OF_KADESH = 3300; private static final int TALISMAN_OF_SNAKE = 3301; private static final int MITHRIL_CLIP = 3302; private static final int STAKATO_CHITIN = 3303; private static final int REINFORCED_BOWSTRING = 3304; private static final int MANASHEN_HORN = 3305; private static final int BLOOD_OF_LIZARDMAN = 3306; private static final int CRESCENT_MOON_BOW = 3028; private static final int WOODEN_ARROW = 17; // Rewards private static final int MARK_OF_SAGITTARIUS = 3293; // NPCs private static final int BERNARD = 30702; private static final int HAMIL = 30626; private static final int SIR_ARON_TANFORD = 30653; private static final int VOKIAN = 30514; private static final int GAUEN = 30717; // Monsters private static final int ANT = 20079; private static final int ANT_CAPTAIN = 20080; private static final int ANT_OVERSEER = 20081; private static final int ANT_RECRUIT = 20082; private static final int ANT_PATROL = 20084; private static final int ANT_GUARD = 20086; private static final int NOBLE_ANT = 20089; private static final int NOBLE_ANT_LEADER = 20090; private static final int BREKA_ORC_SHAMAN = 20269; private static final int BREKA_ORC_OVERLORD = 20270; private static final int MARSH_STAKATO_WORKER = 20230; private static final int MARSH_STAKATO_SOLDIER = 20232; private static final int MARSH_STAKATO_DRONE = 20234; private static final int MARSH_SPIDER = 20233; private static final int ROAD_SCAVENGER = 20551; private static final int MANASHEN_GARGOYLE = 20563; private static final int LETO_LIZARDMAN = 20577; private static final int LETO_LIZARDMAN_ARCHER = 20578; private static final int LETO_LIZARDMAN_SOLDIER = 20579; private static final int LETO_LIZARDMAN_WARRIOR = 20580; private static final int LETO_LIZARDMAN_SHAMAN = 20581; private static final int LETO_LIZARDMAN_OVERLORD = 20582; private static final int SERPENT_DEMON_KADESH = 27090; public Q224_TestOfSagittarius() { super(224, "Test Of Sagittarius"); setItemsIds(BERNARD_INTRODUCTION, HAMIL_LETTER_1, HAMIL_LETTER_2, HAMIL_LETTER_3, HUNTER_RUNE_1, HUNTER_RUNE_2, TALISMAN_OF_KADESH, TALISMAN_OF_SNAKE, MITHRIL_CLIP, STAKATO_CHITIN, REINFORCED_BOWSTRING, MANASHEN_HORN, BLOOD_OF_LIZARDMAN, CRESCENT_MOON_BOW); addQuestStart(BERNARD); addTalkId(BERNARD, HAMIL, SIR_ARON_TANFORD, VOKIAN, GAUEN); addMyDying(ANT, ANT_CAPTAIN, ANT_OVERSEER, ANT_RECRUIT, ANT_PATROL, ANT_GUARD, NOBLE_ANT, NOBLE_ANT_LEADER, BREKA_ORC_SHAMAN, BREKA_ORC_OVERLORD, MARSH_STAKATO_WORKER, MARSH_STAKATO_SOLDIER, MARSH_STAKATO_DRONE, MARSH_SPIDER, ROAD_SCAVENGER, MANASHEN_GARGOYLE, LETO_LIZARDMAN, LETO_LIZARDMAN_ARCHER, LETO_LIZARDMAN_SOLDIER, LETO_LIZARDMAN_WARRIOR, LETO_LIZARDMAN_SHAMAN, LETO_LIZARDMAN_OVERLORD, SERPENT_DEMON_KADESH); } @Override public String onAdvEvent(String event, Npc npc, Player player) { String htmltext = event; QuestState st = player.getQuestList().getQuestState(QUEST_NAME); if (st == null) return htmltext; // BERNARD if (event.equalsIgnoreCase("30702-04.htm")) { st.setState(QuestStatus.STARTED); st.setCond(1); playSound(player, SOUND_ACCEPT); giveItems(player, BERNARD_INTRODUCTION, 1); if (giveDimensionalDiamonds39(player)) htmltext = "30702-04a.htm"; } // HAMIL else if (event.equalsIgnoreCase("30626-03.htm")) { st.setCond(2); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, BERNARD_INTRODUCTION, 1); giveItems(player, HAMIL_LETTER_1, 1); } else if (event.equalsIgnoreCase("30626-07.htm")) { st.setCond(5); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HUNTER_RUNE_1, 10); giveItems(player, HAMIL_LETTER_2, 1); } // SIR_ARON_TANFORD else if (event.equalsIgnoreCase("30653-02.htm")) { st.setCond(3); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HAMIL_LETTER_1, 1); } // VOKIAN else if (event.equalsIgnoreCase("30514-02.htm")) { st.setCond(6); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HAMIL_LETTER_2, 1); } return htmltext; } @Override public String onTalk(Npc npc, Player player) { String htmltext = getNoQuestMsg(); QuestState st = player.getQuestList().getQuestState(QUEST_NAME); if (st == null) return htmltext; switch (st.getState()) { case CREATED: if (player.getClassId() != ClassId.ROGUE && player.getClassId() != ClassId.ELVEN_SCOUT && player.getClassId() != ClassId.ASSASSIN) htmltext = "30702-02.htm"; else if (player.getStatus().getLevel() < 39) htmltext = "30702-01.htm"; else htmltext = "30702-03.htm"; break; case STARTED: int cond = st.getCond(); switch (npc.getNpcId()) { case BERNARD: htmltext = "30702-05.htm"; break; case HAMIL: if (cond == 1) htmltext = "30626-01.htm"; else if (cond == 2 || cond == 3) htmltext = "30626-04.htm"; else if (cond == 4) htmltext = "30626-05.htm"; else if (cond > 4 && cond < 8) htmltext = "30626-08.htm"; else if (cond == 8) { htmltext = "30626-09.htm"; st.setCond(9); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HUNTER_RUNE_2, 10); giveItems(player, HAMIL_LETTER_3, 1); } else if (cond > 8 && cond < 12) htmltext = "30626-10.htm"; else if (cond == 12) { htmltext = "30626-11.htm"; st.setCond(13); playSound(player, SOUND_MIDDLE); } else if (cond == 13) htmltext = "30626-12.htm"; else if (cond == 14) { htmltext = "30626-13.htm"; takeItems(player, BLOOD_OF_LIZARDMAN, -1); takeItems(player, CRESCENT_MOON_BOW, 1); takeItems(player, TALISMAN_OF_KADESH, 1); giveItems(player, MARK_OF_SAGITTARIUS, 1); rewardExpAndSp(player, 54726, 20250); player.broadcastPacket(new SocialAction(player, 3)); playSound(player, SOUND_FINISH); st.exitQuest(false); } break; case SIR_ARON_TANFORD: if (cond == 2) htmltext = "30653-01.htm"; else if (cond > 2) htmltext = "30653-03.htm"; break; case VOKIAN: if (cond == 5) htmltext = "30514-01.htm"; else if (cond == 6) htmltext = "30514-03.htm"; else if (cond == 7) { htmltext = "30514-04.htm"; st.setCond(8); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, TALISMAN_OF_SNAKE, 1); } else if (cond > 7) htmltext = "30514-05.htm"; break; case GAUEN: if (cond == 9) { htmltext = "30717-01.htm"; st.setCond(10); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HAMIL_LETTER_3, 1); } else if (cond == 10) htmltext = "30717-03.htm"; else if (cond == 11) { htmltext = "30717-02.htm"; st.setCond(12); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, MANASHEN_HORN, 1); takeItems(player, MITHRIL_CLIP, 1); takeItems(player, REINFORCED_BOWSTRING, 1); takeItems(player, STAKATO_CHITIN, 1); giveItems(player, CRESCENT_MOON_BOW, 1); giveItems(player, WOODEN_ARROW, 10); } else if (cond > 11) htmltext = "30717-04.htm"; break; } break; case COMPLETED: htmltext = getAlreadyCompletedMsg(); break; } return htmltext; } @Override public void onMyDying(Npc npc, Creature killer) { final Player player = killer.getActingPlayer(); final QuestState st = checkPlayerState(player, npc, QuestStatus.STARTED); if (st == null) return; switch (npc.getNpcId()) { case ANT: case ANT_CAPTAIN: case ANT_OVERSEER: case ANT_RECRUIT: case ANT_PATROL: case ANT_GUARD: case NOBLE_ANT: case NOBLE_ANT_LEADER: if (st.getCond() == 3 && dropItems(player, HUNTER_RUNE_1, 1, 10, 500000)) st.setCond(4); break; case BREKA_ORC_SHAMAN: case BREKA_ORC_OVERLORD: if (st.getCond() == 6 && dropItems(player, HUNTER_RUNE_2, 1, 10, 500000)) { st.setCond(7); giveItems(player, TALISMAN_OF_SNAKE, 1); } break; case MARSH_STAKATO_WORKER: case MARSH_STAKATO_SOLDIER: case MARSH_STAKATO_DRONE: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, STAKATO_CHITIN, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(MANASHEN_HORN, MITHRIL_CLIP, REINFORCED_BOWSTRING)) st.setCond(11); break; case MARSH_SPIDER: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, REINFORCED_BOWSTRING, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(MANASHEN_HORN, MITHRIL_CLIP, STAKATO_CHITIN)) st.setCond(11); break; case ROAD_SCAVENGER: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, MITHRIL_CLIP, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(MANASHEN_HORN, REINFORCED_BOWSTRING, STAKATO_CHITIN)) st.setCond(11); break; case MANASHEN_GARGOYLE: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, MANASHEN_HORN, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(REINFORCED_BOWSTRING, MITHRIL_CLIP, STAKATO_CHITIN)) st.setCond(11); break; case LETO_LIZARDMAN: case LETO_LIZARDMAN_ARCHER: case LETO_LIZARDMAN_SOLDIER: case LETO_LIZARDMAN_WARRIOR: case LETO_LIZARDMAN_SHAMAN: case LETO_LIZARDMAN_OVERLORD: if (st.getCond() == 13) { if (((player.getInventory().getItemCount(BLOOD_OF_LIZARDMAN) - 120) * 5) > Rnd.get(100)) { playSound(player, SOUND_BEFORE_BATTLE); takeItems(player, BLOOD_OF_LIZARDMAN, -1); addSpawn(SERPENT_DEMON_KADESH, player, false, 300000, true); } else dropItemsAlways(player, BLOOD_OF_LIZARDMAN, 1, 0); } break; case SERPENT_DEMON_KADESH: if (st.getCond() == 13) { if (player.getInventory().getItemIdFrom(Paperdoll.RHAND) == CRESCENT_MOON_BOW) { st.setCond(14); playSound(player, SOUND_MIDDLE); giveItems(player, TALISMAN_OF_KADESH, 1); } else addSpawn(SERPENT_DEMON_KADESH, player, false, 300000, true); } break; } } }  
×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.