Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba o que influencia a velocidade da internet


L2-Windows

Posts recomendados

Vídeo

 

Ainda que timidamente, a banda larga de alta velocidade começa a aparecer nas grande cidades do Brasil. Em uma reportagem recente, mostramos os três pacotes mais rápidos oferecidos no país. Três empresas disponibilizam a chamada internet “ultrarrápida”, que pode chegar a 500 megabits por segundo de velocidade.

Antes de comentar novamente o preço desses serviços, vale um alerta muito importante. Mesmo que você pague o alto valor que esses planos pedem, pode ser que eles não acabem totalmente com a lentidão na hora de acessar sites específicos. Veja por que:

Distância
O primeiro fator que pode influenciar na velocidade de um serviço de banda larga é a distância entre o usuário e o conteúdo acessado. Isso se explica pelo simples fato de a internet funcionar através de protocolos com uma “garantia de entrega”.
E se você, por exemplo, acessar um conteúdo que estiver em um servidor do outro lado do mundo, a distância provavelmente vai tornar essa comunicação mais lenta.
Cientes da limitação, alguns sites, em vez de usar um canal único para se comunicar com o internauta, utilizam vários canais simultaneamente. Mais do que isso, grandes provedores de conteúdo e serviços online também já trouxeram seus arquivos para servidores aqui no Brasil através de redes compartilhadas. As CDN’s funcionam como uma espécie de GPS e mostram o melhor caminho para as informações chegarem mais rápido até o usuário.

O backbone da operadora
A segunda razão pela qual uma internet superrápida pode ficar lenta é a própria infraestrutura e capacidade da operadora que oferece o serviço. Pense numa malha de trilhos de trem: uma rede é composta de vários circuitos nos quais os trechos de comunicação vão se interligando uns aos outros.
Quando o usuário contrata seu serviço de banda larga, a capacidade adquirida se refere sempre à rede da operadora.
Isso acontece porque as operadoras preparam suas infraestruturas a partir de um modelo estatístico, levando em conta que cada grupo de clientes se conecta à rede em horários distintos. Em situações de pico, nos quais muita gente se conecta ao mesmo tempo, o que normalmente acontece é uma queda momentânea da velocidade de conexão – seja qual for a velocidade da banda larga contratada.]

Limitações do servidor
O terceiro gargalo que limita a velocidade de conexão está relacionado ao próprio servidor de conteúdo.
Ou seja, se a sua velocidade de internet contratada for maior do que o limite do servidor, a conexão será estrangulada e ficará mais lenta. Interessante é que, além de trazer seus conteúdos para o Brasil, os grandes players da internet como Google e Facebook - para citar dois exemplos - já trabalham com servidores especiais para garantir o acesso em velocidade acima dos 100 megabits por segundo.
Tendo em vista todas essas limitações, será que vale a pena contratar um serviço de internet ultra rápida?! Ainda que os gargalos existam, a primeira vantagem é o fato de poder aproveitar vários serviços de conexões ou downloads simultaneamente. Tem também, é claro, a questão do preço. Ainda custa caro e a fibra óptica, necessária para serviços desse porte, ainda chega a pouquíssimos lugares no país.
Nossa sugestão é que você avalie e faça uma relação custo benefício. Preste atenção em quantos equipamentos você conecta ao mesmo tempo. Faça as contas. Aliás, no olhardigital.com.br, junto ao texto desta matéria, você encontra um link de outra reportagem que testamos e avaliamos o desempenho (e até preços) dos três serviços mais rápidos disponíveis para usuários domésticos e corporativos. Um item para nunca ser esquecido: o seu roteador. De nada adianta ter uma banda larga super rápida, se o seu roteador não dá conta. Acesse, confira e compartilhe suas opiniões.

Editado por L2-Windows
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Primeiramente, parabéns pelo tópico o assunto é realmente importante.

Falo da importância devido ao pessoal que usa os programas do tipo "noIP" e não entendem o lag monstro dos seus players.

Ou quando vão jogar em vps e dedicados e o ping é alto ou do nada vem aqueles lags sinistros...

Neste ponto é muito importante saber como funciona sua internet e a troca de dados "string" responsável pelo up/down que deveriam ser de igual valor.

 

No nosso triste Brasil eles aplicam um monstro chamado ADSL *sem sincronia* onde o upload é completamente sacrificado em beneficio do provedor.

Assim os provedores tem digamos "menor dificuldade na entrega de planos e pacotes" porem isso reflete claramente na navegação com troca de informação pois:

-"você escuta bem e alto mas quando fala é tão baixo que raramente alguém te escuta" (seu download é "rápido" mas seu upload é uma tartaruga de 3 patas)

O exemplo que dei é bem grosseiro porem traduz de modo leigo a internet no nosso pais.

 

Falando de modo globalizado:

- Estamos tecnologicamente atrasados em uma média de 5 ou mais anos quando falamos da malha web nacional em comparativo as demais do mundo.

Um triste e amargo para nosso exemplo é o nosso vizinho Paraguai:

-"Lá a lei obriga e as empresas empresas cumprem à entrega de 100% do valor anunciado" (um plano de 1MB entrega uma string de 1MBPS up/down)

Vejam que não falei de USA, Europa, Ásia ou locais mais desenvolvidos citei um vizinho ao lado e "mais pobre" que nós porem com uma gestão de recursos "competente".

Não vou entrar em detalhes políticos fiquem tranquilos e o vizinho não é melhor apenas mais inteligente neste assunto.

 

Bom deixe-me resumir por aqui, pois posso escrever muitas coisas e ficaria longo demais para todos ler.

Mas é revoltante a nossa internet "carroça" competindo com a internet "ferrari" dos outros e o pior... pagamos mais caro que eles e não é um pouco é 3x a 6x por um serviço muito inferior!

 

Ótimo tópico mesmo me faz pensar e me revoltar, obrigado.

 

EDIT:
Confiram se seus uploads chegam à 60% da banda contratada a lei do Brasil "garante" esta velocidade mas as empresas não cumprem!!!

Defendam seus direitos!

Editado por Zayne

prja.png
Current Chronic: The Shadowy Nightmare (SDE-V7 Currently Under Construction)☜═㋡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pago R$50,00 por 1Mbps.

Quando chega a noite a taxa de Upload cai para 2Mbps e o Download sobe para 1Mbps...

Mas no periodo da tarde recebo isto:

wuzhThg.jpg

Melhor Tutorial Para Iniciantes e ate Mesmo Para Avançados:

Photoshop Total

----------------------------------------------------------------

Coloque Seus Conhecimentos Artísticos em Pratica na Melhor Competição de Design da Web:

ADS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pago 1Mbps.

.

Refaça seus testes aqui: http://velocimetro.ctbc.net.br

Se seu plano é 1MBPS o mínimo que você pode receber é 700kbps (upload e download)

Caso esteja acima fale amem e obrigado ao seu provedor e se estiver abaixo ANATEL neles!

 

É assim que funciona a lei.

prja.png
Current Chronic: The Shadowy Nightmare (SDE-V7 Currently Under Construction)☜═㋡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refaça seus testes aqui: http://velocimetro.ctbc.net.br

 

O Resultado de download melhorou e o de upload baixou, como esperado

Download: 0.85Mbps

Upload: 0.60Mbps

 

Por volta de 21:00 chega a 1.2Mbps(Download) no maximo, e upload nao passa dos 0.60Mbps, e continua assim ate 10:00 ou 11:00 do outro dia.

Dps continua tudo dnv... rsrsrs

Melhor Tutorial Para Iniciantes e ate Mesmo Para Avançados:

Photoshop Total

----------------------------------------------------------------

Coloque Seus Conhecimentos Artísticos em Pratica na Melhor Competição de Design da Web:

ADS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O Resultado de download melhorou e o de upload baixou, como esperado

Download: 0.85Mbps

Upload: 0.60Mbps

Ou seja:

- "Seu upload é exatamente os 60% obrigatórios por lei, nem uma merrequinha a mais, o que seria bom, mas pode ser a menos o que é mal!".

Para sua sorte você não esta sendo roubado como a maioria dos brasileiros são!

 

Não é só a velocidade viu galera.... leiam a primeira postagem e vejam o vídeo é muito informativo ;)

Abraço!

prja.png
Current Chronic: The Shadowy Nightmare (SDE-V7 Currently Under Construction)☜═㋡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ANATEL e mesmo que nada ele podem fazer de todo mais as operadoras preferem paga muta do que fornece serviço no mau caso estou com quase 1 ano de uso de internet de 15 mega e nesse período eu já entrei na justiça 36 vez e resultado serviço continua a mesmo só piorando

 

TESTES

Alger Telecom

 

0oYZ67j.png

 

 

Copel Telecom

 

fNlvWim.png

 

 

Speed Test

 

2nx1R0V.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

ANATEL e mesmo que nada ele podem fazer de todo mais as operadoras preferem paga muta do que fornece serviço no mau caso estou com quase 1 ano de uso de internet de 15 mega e nesse período eu já entrei na justiça 36 vez e resultado serviço continua a mesmo só piorando.

 

Infelizmente essa é a realidade brasileira...

Você recebe de 40% à 50% de uma conexão de 1MB pagando por 15MB, ou seja... seu plano poderia ser cobrado como inferior à 1MB pela velocidade de upload.

E enquanto você continuar processando e pedindo devolução dos meses pagos sem receber o produto oferecido e pago (peça para devolver o dinheiro ou entregar em meses de internet "grátis")

se outros também começarem a agir assim, em algum momento será mais barato corrigir o problema do que pagar as multas (ai eles resolvem)

 

Procure na web a pagina sobre "direito digital" lá tem os artigos de lei que lhe garantem a devolução do dinheiro pago por uma conexão não entregue.

Usei o Speedy 2 anos "sem pagar" dessa maneira, e quando acabou "meu saldo" e chegou uma conta cobrando e o serviço não foi arrumado cancelei à internet sem multa "por insatisfação".

Nós consumidores temos de tomar a frente e fazer valer as leis ou vamos continuar sendo roubados e calados para sempre!

 

Boa sorte.

Editado por Zayne

prja.png
Current Chronic: The Shadowy Nightmare (SDE-V7 Currently Under Construction)☜═㋡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz se fosse só isso, beleza, no meu caso o meu provedor ainda da limite de tráfego!!!!

após consumir 60bg minha internet de 2 mb abaixa para 400 kbps!

e eu ainda pago 70 reais por mês, só para terem ideia da sacanagem que é na minha cidade!

Gosta de comédia? Veja meu canal no Youtube :D


http://bit.ly/neMON

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.