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PES 2015 foge da simulação para melhorar qualidade


Renato Ribeiro

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'PES 2015' foge da simulação para melhorar qualidade Konami buscou no passado da série a soluções para salvá-la.

Jogo está divertido e com bom visual nos novos videogames.

 

A única consagração de "Pro Evolution Soccer 2015" é que a Konami conseguiu deixar sua nova versão da popular série de futebol melhor do que a lançada em 2014, o que não era tarefa das mais complicadas, já que "PES 2014" foi um fracasso em todos os quesitos. Os produtores decidiram voltar às origens da franquia, mais precisamente à época de "Winning Eleven", para se inspirar naquela jogabilidade divertida que não foca em simular o que é uma partida de futebol, e, sim, apenas se divertir com os amigos.

Justamente por conta deste foco do jogo é que fica impossível compará-lo com "Fifa 15", que tem como foco simular uma partida de futebol desde sua apresentação até a execução de chutes e de defesas dos goleiros. Não que "PES" seja inferior por conta disso, muito pelo contrário. Quem gosta deste estilo de jogo - o game é sucesso no Japão e no Brasil - vai se divertir muito com a edição 2015.

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Por outro lado, os jogadores apresentam visual próximo do real, principalmente os atletas mais famosos como Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi, o trio poderoso do game. Eles, ao lado de alguns outros como Ribéry e Robben, têm movimentos também mais realistas, condizentes com o que fazem o mundo real. O restante dos jogadores têm movimentos todos parecidos e correm rápido, como se fossem robôs, como nas versões mais antigas de "PES".Clima de estreia

Na nova geração de videogames, as partidas do game rodam com uma fluidez incrível. Toda a ação acontece a 60 quadros por segundo, com leves engasgos nos replays ou quando aparece a torcida ou o estádio. Isso é um pouco estranho, já que toda a parte de apresentação do jogo como o túnel por onde entram os jogadores, a parte de fora do gramado, a torcida e detalhes dos estádios, são bastante simplórios, o que, em tese, não "travaria" o jogo.

Isso faz com que as partidas sejam rápidas, focando na troca de passes e em dribles mais simples - apenas dois são eficazes nas partidas, o restante é puramente cosmético - , deixando o game muito divertido. Os chutes estão melhores e muito mais precisos e, com goleiros com uma inteligência artificial baixa, as partidas quase sempre têm placares altos. E aquela sua velha tática para marcar gols, aquela jogada batida, continua funcionando, para o desespero de seus amigos.

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Embora o jogo tenha mudado bastante, os jogadores tanto do time adversário quanto da equipe de quem está com o controle, trombam a todo o instante. Quando isso acontece, eles simplesmente param, deixando a bola rolar. Isso dá oportunidadeAinda há velhos problemas: os menus continuam confusos, além de serem feios, e a narração continua terrível. E não é culpa do Silvio Luiz e do Mauro Beting, eles mandam bem. O problema é a edição do que eles falam. Há diferenças na qualidade do áudio e as falas são cortadas ou longas demais. A falta já foi cobrada e Silvio ainda está pedindo para o juiz dar o cartão amarelo.

Times brasileiros?

Os modos de jogo continuam os mesmos e é muito legal poder jogar a Copa Libertadores, Copa Sulamericana ou a Champions League com direito às aberturas oficiais. O modo Master League, o mais popular entre os fãs, continua bom para quem quer administrar um time e, finalmente, o modo online está muito melhor. O modo Rumo ao Estrelado, que permite criar um atleta ou escolher um já existente para jogar uma carreira apenas controlando ele no campo, e o modo MyClub, são respostas da Konami aos modos Be a Pro e Fifa Ultimate de "Fifa 15".

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Os times brasileiros estão presentes no game, embora a grande maioria sem os jogadores reais. Não faz diferença nenhuma ter os times nacionais com nomes falsos do que não os ter, como optou a Electronic Arts no "Fifa 15" por conta de problemas com direitos dos jogadores que atuam no país. Melhor seria não ter os times como no game concorrente ou ter todos certinho. Não tem a menor graça jogar com o meu Grêmio com um tal de Harubaclos no ataque em vez do Barcos. Aliás, os nomes falsos dos jogadores são uma piada. Além dos nomes, eles também aparecem com visual genérico que nada lembram suas versões reais.

"Pro Evolution Soccer 2015" fez com que a série voltasse a ter uma qualidade aceitável para divertir os fãs e quem gosta de games de futebol. Voltar ao estilo mais simples do jogo, ao passado da franquia, ajudou muito a Konami, mas há ainda muito o que melhorar. Cheguei a pensar que Naoya Hatsumi, produtor executivo da franquia, tinha esquecido como se joga futebol, mas parece que ele está olhando para o concorrente e para o passado da série que ajudou a popularizar.

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'Pro Evolution Soccer 2015'

Plataformas: PlayStation 4 (versão testada), Xbox One, PC, PS3 e X360.

Produção:

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Desenvolvimento: Konami

Gênero: esporte

Jogadores: 1-8

Lançamento: 10 de novembro

Preço: R$ 150

Prós: visual melhor na nova geração de videogames, esquema de jogo simples e divertido como antigamente, licença de torneios como a Libertadores.

Contras: animações robóticas, apresentação simplória, menus ruins, inteligência artificial antiga, jogadores que trombam e param, narração brasileira mal editada, sem profundidade e times brasileiros sem jogadores reais.

file_upload.png Re-Uploader L2JBrasil!

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mais o PES nao eh um SIMULADOR ?

 

o grande forte dessa franquia sempre foi essa fato!

pra mim pode ser um tiro no PE do PES kkkk (piadas a parte)

pra isso ja temos o FIFA, que vc faz coisas que nao sao possiveis na fisica real!

e agora quem quiser algo mais realista vai apelar pra onde ? o.O

Editado por BFMV

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Ass.: Daniel Amaral

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