Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DEPROX [Professional] Como criar um servidor CentOS 7 completo com PHP


deproxmonrox

Posts recomendados

Bom pessoal como 30% do pessoal está começando a criar Lineage II em CentOS ou Ubuntu aiii Vaii meu tutorial de como criar um servidor CentOS 7 completo com PHP, gerenciamento de banco de dados MySQL, phpMyAdmin e protocolo FTP.
Meu nome e Lucas.
Eu mecho com Lineage 2 e Perfect World a 7 Anos.
Sistemas Primários
Win 2008 - CentOS - Ubuntu - Fedora - Debian & Kali Linux.
centos-7-server.png?1435991011
Introdução
Servidores são computadores de alto desempenho ligados à uma rede banda larga que são utilizados para servir algum recurso, como páginas da web, transferência de arquivos, servidor de banco de dados e vários outros. São inúmeras as utilidades de um servidor, o mais importante é ressaltar que todo site possuí um servidor, e se você deseja ter um site hospedado em um servidor próprio, recomendamos a utilização da distribuição linux CentOS 7
O CentOS 7 foi projetado para ser rápido e seguro, utiliza o sistema de gerenciamento de pacotes RPM, o que possibilita grande compatibilidade com os softwares que iremos utilizar para criar o nosso servidor.
Nota: Se deseja utilizar um VPS, veja nosso artigo de como fazer um VPS com o Debian 7, este artigo é feito para quem deseja um servidor com interface gráfica.
Requisitos
São necessários alguns requisitos para se montar um servidor, veja alguns deles.
Um computador dedicado ao servidor, também é possível usar uma máquina virtual com conexão direta à internet
Uma conexão de internet de alta velocidade, isso incluí upload e download.
Conhecimento em Linux
CentOS 7 com interface GNOME instalado.ëÞ3E
Por que um computador dedicado?
Por que um computador dedicado?
Se você planeja distribuir serviços pela web, deve ter em mente que precisará de um computador que utilize todo seu processamento apenas para determinada tarefa, utilizar um computador pessoal como servidor poderá interferir em ambas atividades, ocasionando perda de desempenho e de qualidade no servidor.
Qual o mínimo de banda necessária para um servidor?
Não há um mínimo limite, assim como não há um máximo, tudo depende de quantas pessoas irão estar utilizando o seu servidor simultaneamente, no caso de hospedagem de site, é recomendado uma conexão mínima de 20 mega de velocidade (lembre-se que a velocidade de upload não pode ser limitada à um valor inferior da de download, como acontece em vários provedores de internet brasileiros).
[glow=red,2,300]Por que conhecer Linux é essencial para criar um servidor?[/glow]
A maioria dos comandos que iremos utilizar na criação e configuração do servidor são populares e muito conhecidos por quem utiliza o sistema Linux, então usuários familiarizados com Linux não terão problema na criação de um servidor no CentOS.
Por que CentOS, e por que GNOME
Como dissemos acima, o CentOS foi projetado para ser rápido e seguro, logo é uma distribuição excelente para se começar um servidor. O uso da interface gráfica GNOME facilita a manutenção do servidor assim como a configuração de vários aplicativos, apesar de causar uma perda de desempenho mínima em servidores com menor capacidade de processamento, a instalação da interface gráfica é recomendada para todos, a não ser que queira se aventurar no modo texto do CentOS.
Criando um servidor
A primeira etapa para criar um servidor é instalar o sistema operacional, em nosso caso o CentOS, você pode fazer download no botão abaixo.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Instale o sistema operacional em uma máquina dedicada ou em um ambiente virtual, como o VmWare. Lembre-se de colocar em modo “Bridged” caso esteja fazendo isso em uma máquina virtual.
Não colocamos o passo-a-passo de como instalar o sistema pois este é um processo simples, caso não consiga não recomendamos tentar criar um servidor por conta própria, neste caso é melhor obter um serviço de hospedagem compartilhada.
Durante a instalação, selecione a opção “Ambiente de trabalho GNOME” e então após ser concluída iremos começar com a instalação e configuração de nosso servidor. Siga os tópicos abaixo em ordem para instalar e configurar o seu servidor.
Servidor CentOS 7 – Fazer logon automático como root
root-autologon.png?1435990943

Introdução
O super usuário (root) é necessário para a instalação de nosso servidor, ele nos possibilita fazer modificações em todos os arquivos do sistema. Para executar um servidor é recomendado que ele inicie automaticamente como root, pois assim irá iniciar os programas que você configurou automaticamente caso o servidor venha a reiniciar em uma eventual falha.
O primeiro passo na criação de nosso servidor é se cerificar que em caso de falhas como quedas de energia, ele possa se recuperar automaticamente e voltar a ser operacional.
Autologon como root
É possível ativar o login automático em nosso servidor CentOS 7 modificando o arquivo /etc/gdm/custom.conf, abra o arquivo com o vi ou gedit.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Adicione as linhas realçadas ao arquivo.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Salve o arquivo e reinicie o servidor para testar as alterações.
Servidor CentOS 7 – Como desativar o SELinux
disable-selinux.png?1435990915
Introdução
O SELinux é uma implementação da arquitetura mandatory access control (MAC) no ambiente Linux, ele pode ser bem útil para a proteção do sistema, porém podemos encontrar muitos problemas ao tentar criar um servidor com o SELinux habilitado.
O erro mais comum que encontramos ao utilizar um servidor com o SELinux ativo, é o erro 403, uma mensagem dizendo que você não tem permissão para acessar determinado diretório em seu servidor, por isso neste caso é recomendado desabilitar este recurso.
LEMBRANDO QUE NÃO É RECOMENDADO DESATIVAR O SELINUX, TENTE SEMPRE FIXAR ERROS DE PERMISSÕES, E EM ULTIMO CASO, DESATIVE O SELINUX.
403 Forbidden You don’t have permission to access /phpmyadmin on this server.
Desabilitando o SELinux
Para desabilitar o SELinux, execute o comando sudo [/code]gedit /etc/selinux/config[/code] e substitua todo o conteúdo pelo código abaixo.
SELINUX=disabled
SELINUXTYPE=targeted
Após isso, salve o arquivo e digite o comando abaixo no terminal.
sudo setenforce 0
Reinicie o servidor, que deverá fazer login automático como root e digite o comando getenforce para verificar se o SELinux foi desativado, o comando deverá retornar a mensagem Disabled.
Agora com o SELinux desabilitado, será possível continuar a instalação do seu servidor.
Servidor CentOS 7 – Criando um servidor Apache (httpd)
server-httpd.png?1435990837
Introdução
O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) significa Protocolo de Transferência de Hipertexto, ele é um protocolo de comunicação base para World Wide Web (www), onde um cliente como um navegador da web envia uma mensagem de requisição HTTP para o servidor, que responde com recursos como arquivos HTML e diversos outros tipos de conteúdos. Em nosso caso iremos criar um servidor (HTTPD) onde os clientes irão poder visualizar páginas HTML contidas em nosso servidor.
Instalação
Para instalar um servidor HTTP você irá precisar o pacote httpd e suas dependências, para isso execute o seguinte comando
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Após a instalação o servidor HTTP já estará instalado, porém não estará configurado, você deverá editar o arquivo de configurações.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Copie e substitua todo o texto dentro do arquivo httpd.conf
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Firewall
Adicione uma regra no firewall para permitir as conexões na porta 80.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Testando o localhost
Logo após, verifique se o serviço está funcionando iniciando o servidor httpd e testando o localhost.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
httpd-server.png?1435990788
Neste caso o servidor foi acessado por um computador de outra rede, mas você poderá acessar o localhost direto de sua máquina no servidor, para os usuários mais avançados que já configuraram o VirtualHost e já apontaram o domínio para o servidor, também poderão ver essa mesma tela ao acessar o site apontado.
Para que o servidor inicie junto com o sistema, execute o comando abaixo.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Comandos úteis
Cada vez que você realizar alguma alteração nas configurações do Apache, você deverá reiniciar o servidor httpd, utilize o comando abaixo para reiniciar o servidor.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Também é possível utilizar a opção restart mas alguns usuário relataram que o servidor não era encerrado corretamente e criava múltiplos processos.
Possíveis problemas
Caso seu servidor tenha um IP externo ou o DMZ esteja configurado para redirecionar todas as solicitações para ele e não conseguir acessar o seu servidor de um endereço de fora da rede, pode ser que o seu ISP tenha bloqueado a porta 80 ou então seu modem ou roteador não esteja permitindo esse tipo de conexão. Você terá de resolver manualmente os problemas que estão bloqueando a porta 80, ou então rodar o servidor em uma porta diferente da porta padrão, o que poderá ser mais complexo.
Servidor CentOS 7 – Instalando o MySQL Server
sql-server.png?1435990756
Introdução
O MySQL Server é um SGBD que utiliza a linguagem SQL, um servidor de banco de dados onde você irá armazenar informações contidas em seu servidor. Para usuários que desejam utilizar o WordPress neste servidor, a instalação do MySQL Server é indispensável, além de inúmeras outras ferramentas que dependem do banco de dados para funcionar.
Instalação
O CentOS 7 não utiliza mais o MySQL Server como SGBD padrão, então para fazermos sua instalação será necessário adicionar um novo repositório através dos comandos.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Após adicionar o repositório, realize a instalação do MySQL Server.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Configurando
Agora você deverá configurar o seu servidor de banco de dados, para isso inicie o serviço mysqld e fique atendo nas instruções.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Após digitar o ultimo comando a instalação irá perguntar várias coisas, fique atento e siga as instruções abaixo de acordo com nosso script.
NOTE: RUNNING ALL PARTS OF THIS SCRIPT IS RECOMMENDED FOR ALL MySQL
SERVERS IN PRODUCTION USE! PLEASE READ EACH STEP CAREFULLY!
In order to log into MySQL to secure it, we'll need the current
password for the root user. If you've just installed MySQL, and
you haven't set the root password yet, the password will be blank,
so you should just press enter here.
Enter current password for root (enter for none): (não digite nada, pressione enter)
OK, successfully used password, moving on...
Setting the root password ensures that nobody can log into the MySQL
root user without the proper authorisation.
Set root password? [Y/n] y
New password: (insira uma senha para o banco de dados)
Re-enter new password: (repita a senha aqui)
Password updated successfully!
Reloading privilege tables..
... Success!
By default, a MySQL installation has an anonymous user, allowing anyone
to log into MySQL without having to have a user account created for
them. This is intended only for testing, and to make the installation
go a bit smoother. You should remove them before moving into a
production environment.
Remove anonymous users? [Y/n] y
... Success!
Normally, root should only be allowed to connect from 'localhost'. This
ensures that someone cannot guess at the root password from the network.
Disallow root login remotely? [Y/n] y
... Success!
By default, MySQL comes with a database named 'test' that anyone can
access. This is also intended only for testing, and should be removed
before moving into a production environment.
Remove test database and access to it? [Y/n] y
- Dropping test database...
ERROR 1008 (HY000) at line 1: Can't drop database 'test'; database doesn't exist
... Failed! Not critical, keep moving...
- Removing privileges on test database...
... Success!
Reloading the privilege tables will ensure that all changes made so far
will take effect immediately.
Reload privilege tables now? [Y/n] y
... Success!
All done! If you've completed all of the above steps, your MySQL
installation should now be secure.
Thanks for using MySQL!
Cleaning up...
Agora basta iniciar novamente o serviço do mysqld e configurar para iniciar junto com o sistema.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Para gerenciar o seu banco de dados, recomendamos a instalação do phpMyAdmin que poderá ser feito no próximo passo de nosso tutorial de como criar um servidor completo no CentOS 7.
Servidor CentOS 7 – Instalando o PHP e phpMyAdmin
p-h-p-server.png?1435990732
Introdução
O PHP é uma linguagem de programação interpretada desenvolvida para rodar no lado do servidor, através dela é possível desenvolver sistemas que são executados do lado do servidor e fornecer o conteúdo através de uma interface no lado do cliente, como o HTML através do navegador de internet. O phpMyAdmin é uma ferramenta desenvolvida em PHP para administrar bancos de dados do MySQL Server.
Para instalar o PHP e o phpMyAdmin em um servidor, é necessário que os módulos httpd e mysqld já estejam instalados.
Instalação
Faça a instalação dos seguintes pacotes:
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Agora o PHP já está instalado e já será possível utilizar códigos PHP em seu servidor, mas antes é necessário configurar algumas coisas para que tenha um bom funcionando.
Edite o arquivo php.ini com o comando
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
e substitua os códigos.
Localize
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
e substitua por
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, agora procure por short_open_tag = Off e altere para
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, salve o arquivo e reinicie o servidor httpd com o comando.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Agora execute crie um arquivo chamado
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
e coloque na pasta de seu servidor (por padrão em
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
), dentro deste arquivo escreva o seguinte código.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Agora acesse
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
e veja o resultado.
centos-7-info.png?1435990711
Caso você obtenha o erro Forbidden – You don’t have permission to access /info.php on this server., será necessário desabilitar o SELinux.
Instalando o phpMyAdmin
Para instalar o phpMyAdmin, é necessário que você já tenha o mysqld, e então execute os seguintes comandos.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Agora é possível utilizar o phpMyAdmin, porém por padrão ele está configurado para ser acessível somente através de localhost, para mudar essas configurações, edite o arquivo de configurações com o comando
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
e edite conforme suas necessidades.
Salve o arquivo e reinicie seu servidor httpd para testar.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
myadmin.png?1435990690
Agora basta testar o phpMyAdmin, acesse com suas credenciais de instalação do MySQL Server.
Update #1 – Alguns usuários estão relatando que o phpMyAdmin só passa a funcionar após reiniciar completamente o servidor CentOS 7, então caso você continue recebendo a mensagem de erro de acesso negado, vale apena tentar este método.
[glow=red,2,300]Servidor CentOS 7 – Configurando o servidor FTP (vsftpd)[/glow]
ftp-server.png?1435990664
Introdução
O Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) é um protocolo de comunicação utilizado para transferência de arquivos entre computadores, em servidores o FTP é necessário para enviar os arquivos de seu site para o servidor, para que então possam ser acessado por todas as pessoas que acessarem o seu domínio.
Instalando o vsftpd
A instalação é simples, basta copiar e colar o comando no terminal e aguardar ao término.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Copie e substitua o conteúdo do arquivo pelo trecho abaixo.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Salve o arquivo e prossiga para o próximo passo.
Adicionando um usuário FTP
Agora é necessário que você adicione um usuário que poderá ter acesso aos arquivos de seu servidor e possa realizar modificações, uploads e exclusões de arquivos e pastas.
Para isso escolha um nome de usuário e digite
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Você receberá a mensagem de que o diretório já existe, apenas ignore e continue o processo. Escolha uma senha para seu usuário digitando o comando:
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Mude as permissões da pasta “www” e todos os seus arquivos para o novo usuário do FTP, através do comando:
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Agora seu usuário já está configurado, basta iniciar o serviço FTP e adicionar à inicialização automática.
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Testando o servidor FTP
centos7-file-transfer.png?1435990634
Com algum cliente FTP, tente se conectar e fazer upload de algum arquivo em seu servidor.
Se você seguiu todos os outros passos, o seu servidor está completo e pronto para uso! Basta apontar seu domínio para seu IP e ter certeza de que seu IP é fixo, assim você poderá manter seu servidor online 24/7.
Lembre-se! É necessário manter todos os cuidados e atualizações de seu servidor, não descuide!
Editado por deproxmonrox

0016.gifNa minha opinião, a Microsoft é muito melhor em fazer dinheiro do que Sistemas Operacionais.0016.gif


Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Muito bom em amigo , estávamos precisando de um conteúdo assim mesmo , deixa eu te perguntar , o SO Linux mais indicado para servidor seria o Centos 7 ?

"Tente ser uma pessoa de valor , não de sucesso" - Albert Einstein

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom em amigo , estávamos precisando de um conteúdo assim mesmo , deixa eu te perguntar , o SO Linux mais indicado para servidor seria o Centos 7 ?

então o mais indicado para iniciantes e ubuntu.

mais para user's avançado em Linux o indicado e CentOS.

 

CentOS => Mais rápido em processamento, rede e rico em segurança

0016.gifNa minha opinião, a Microsoft é muito melhor em fazer dinheiro do que Sistemas Operacionais.0016.gif


Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o mais indicado para iniciantes e ubuntu.

mais para user's avançado em Linux o indicado e CentOS.

 

CentOS => Mais rápido em processamento, rede e rico em segurança

 

Muito obrigado , sanou minha dúvida.

"Tente ser uma pessoa de valor , não de sucesso" - Albert Einstein

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, peço ao criador do tópico que regularize as imagens, pois caso contrário terei de novelo para imagens offline.

Ja foi arrumada as imagens..

0016.gifNa minha opinião, a Microsoft é muito melhor em fazer dinheiro do que Sistemas Operacionais.0016.gif


Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja foi arrumada as imagens..

 

Amigo seu post é muito bom , não deixe nós com essas imagens offline , coloque online pra gente que isso é muito bom para nossa comunidade :laugh:

 

Muito obrigado.

"Tente ser uma pessoa de valor , não de sucesso" - Albert Einstein

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Amigo seu post é muito bom , não deixe nós com essas imagens offline , coloque online pra gente que isso é muito bom para nossa comunidade :laugh:

 

Muito obrigado.

 

irei arruma elas ..

Editado por deproxmonrox

0016.gifNa minha opinião, a Microsoft é muito melhor em fazer dinheiro do que Sistemas Operacionais.0016.gif


Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vIVA O lINUX.

 

Boa garoto. vlw por esta contribuição, abrange muita coisa, e está bem explicado. Acredito que não faltou quase nada. LIKE para este post, gostei da iniciativa. uma nova Era para servidores populares.

CYeAxaZ.png


L2JDREAM PROJECT TEAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.