Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Avançado] Como automatizar o Backup do banco de dados em um VPS


vert

Posts recomendados

Olá pessoal,

Você pode configurar seu VPS com Linux para automatizar o backup do seu banco de dados, eu vou usar um VPS com MySQL pré-instalado da digital ocean 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 nesse tutorial.

Se você se registrar pelo link de indicações, você receberá $10 (10 dólares) em créditos como bonus na Digital Ocean após confirmar a sua conta.

 

VPS

1. Registre-se na 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 e verifique sua conta

2. Vá em create droplet

qOjb9M6.png

3. Clique em one click apps e selecione MySQL

mvtxl4B.png

4. Selecione o tamanho do seu Droplet (eu recomendo o de $5/mês)  

ScWkFlD.png

5. Selecione a região do droplet

TLqRTWK.png

6. Selecione as opções (eu recomendo essas opções marcadas)

UOsdtMl.png

7. Você pode renomear seu Droplet se desejar

QSY2cOA.png

8. Clique em Create Droplet

 

Github

1. Se você não tiver uma conta no 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, precisará criar uma

2. Abra: 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

3. Clique em Fork este repositório e vá para settings do repositório

HAMGTHq.png

4. Desça até o final da página e clique em "make private" repository (Eu recomendo fortemente que usem um repositório privado para os backups e não um publico)

3jJgNPO.png

5. Agora, você já tem um lugar para fazer upload dos backups do seu banco de dados com segurança

 

Droplet (VPS) - Você precisa logar com um super usuário, vulgo:  sudo user

1. Logue no VPS e configure ele como desejar

2. Após configurar o MySQL, nós vamos fazer os scripts para automatizar o backup do banco de dados

3. Digite no terminal: cd /

4. Agora, nós vamos clonar o nosso repositório, no meu caso,  vou digitar no terminal: git clone 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 backup / No seu caso: git clone repository-url backup

4.1 (Isto é muito importante! - Se você clonar o meu repositório publico, seus backups do banco de dados serão enviados para o meu repositório, você precisa clonar o seu repositório)

5. Você precisa dizer ao git quem é você, digite a sua credencial do github e depois de clonar o repositório na pasta "backup", digite: cd backup

6. Digite: git config credentials.helper store para salvar sua credencial

7. digite: git pull (este comando vai puxar os dados do repositório no git, se o git não perguntar seu usuário e sua senha novamente, tudo está correto, se perguntar, faça o passo 6 novamente)

8. Give permission to mysql script and github script with: chmod +x /backup/mysql/mysql.sh and chmod +x /backup/github/github.sh

8.1. Agora, você precisa configurar as suas configurações em /backup/mysql/mysql.sh

9. Mude {my user - default: root} para o seu usuário do MySQL, mude {my mysql password} para sua senha e os dois {database name} para o nome do seu banco de dados

10. Teste seu script, digite: cd / e depois, sh /backup/mysql/mysql.sh

11. Se tudo ocorrer corretamente, você verá um novo commit no github com o titulo: Server Database Update - Backup

dXRRNcL.png

12. Após terminar todos os passo até aqui, nós precisamos apenas dizer ao VPS para fazer isso automaticamente com CRON tasks.

13. Digite: crontab -e e selecione 2 (para usar o nano como editor)

14. No final do arquivo, digite: 30 2 * * * sudo sh /backup/mysql/mysql.sh (info: minuto hora dia-do-mês mês dia-da-semana "comand") - Isto vai fazer backups todo dia as 2:30 AM - 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

15. Após escrever no arquivo, digite: ctrl - x e pressione y e pressione enter para confirmar

 

Seu backup automático está pronto!

  • Gostei 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.