Ir para conteúdo

[Tutorial] Instalando e Configurando um Ambiente de Programação para o L2J

13 respostas neste tópico

#1    Maverick

Maverick
  • ForeverAlone

• 2 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 13:25

Instalando e Configurando um Ambiente de Programação para L2J

1. Introdução

Como nós sabemos, o L2J é um servidor desenvolvido em Java para o Lineage2. O que talvez alguém não saiba, é que o L2J é um projeto de código aberto (open-source), isso significa que qualquer um pode modificar e distribuir seu código-fonte. Este tutorial explica como acessar o código-fonte do L2J para que nós possamos começar a fazer modificações no mesmo.

A equipe de desenvolvimento do L2J possui o que chamamos de servidor de controle de versão. Esse servidor é utilizado para armazenar o código-fonte de um sistema (nesse caso o L2J), para que suas alterações fiquem guardadas em diversas versões. Isso é importante em qualquer projeto de desenvolvimento, pois possibilita o "rollback" para versões anteriores do código.

Existem basicamente dois controles de versões, o CVS e o SVN (Subversion). A equipe de desenvolvimento do L2J optou por utilizar o SVN, pois se trata de uma evolução do CVS. Para acessar o servidor Subversion do L2J, precisaremos de um cliente SVN. A seguir estão listadas as ferramentas que são utilizadas nesse tutorial.

2. Ferramentas Utilizadas
  • Java Development Kit 6.0 [

Por favor, acesse sua conta ou cadastre-se para ver este conteúdo oculto.

] - Suponho que você já possua e já saiba do que se trata;
  • Eclipse Ganymede [

] - IDE de programação em Java;
  • Subversive [download pelo Eclipse] - O Subversive é uma plugin para o Eclipse, ele permite que possamos acessar o SVN.
3. Instalação do Eclipse e Subversive

Após baixar o Eclipse, basta descompactar o arquivo, pois nenhuma instalação é necessária. Feito isso, execute o "eclipse.exe". Quando estiver abrindo, o Eclipse irá apresentar uma pequena janela pedindo para que você informe o Workspace. O Workspace é o local no seu computador onde ficarão guardados os projetos que você criar no Eclipse. Selecione uma pasta qualquer e avance.

A interface do seu Eclipe deve ser similar a essa:

O Eclipse está instalado e funcionando, porém ainda precisamos do Subversive. Para instalá-lo, no menu horizontal superior (no topo da tela), clique em Help > Software Updates. A seguinte janela deve ser aberta:

Clique em Add Site e digite o endereço:

Um novo item será adicionado à listagem, expanda esse novo item e marque a opção "Subversive SVN Connectors", conforme a imagem abaixo.

Feito isso, clique em Install. O Eclipse irá realizar um pequeno processamento, e mais duas janelas serão abertas. Na primeira basta clicar em Next, e na segunda basta aceitar os termos e avançar. Pronto, basta esperar um pouco para que o Eclipse baixe o Subversive e o instale. Quando a instalação terminar, o Eclipse irá solicitar que você reinicie-o.

4. Acessando o código-fonte do L2J

Após reiniciar, feche a janela de apresentação. A interface do Eclipse continua a mesma, porém agora podemos baixar o código-fonte do L2J. Para isso, basta clicar em File > New > Other. Na janela que se abre, abra a pasta SVN, e selecione a opção "Projects from SVN".

Clique em Next, e na próxima janela, você deve digitar o endereço "

no campo URL, conforme ilustra a imagem abaixo.

Feito isso, clique em Next. Na nova janela, expanda a opção "trunk", selecione a pasta "L2_GameServer" e clique em Finish. Veja a imagem abaixo.

Logo em seguida uma nova janela se abrirá, para que você defina informações sobre o projeto a ser criado. Você pode simplesmente clicar em Finish.

A partir desse ponto, seu Eclipse irá começar a baixar todo o código-fonte do L2J. Vale salientar que esse processo pode demorar consideravelmente, pois o código do L2J é bem extenso.

Quando o Eclipse concluir o download do código-fonte, um novo projeto será criado conforme ilustra a imagem abaixo.

5. Considerações finais

Feito isso, você agora possui uma cópia do código-fonte do L2J. Sempre que desejar atualizar seu código-fonte com aquele que está no servidor SVN, basta clicar com o botão direito em cima do nome do projeto, depois clicar em Team > Update. Então o Eclipse irá baixar o código-fonte do servidor, com atualizações e tudo mais.

Espero que nos próximos tutoriais eu possa estar mostrando algumas modificações que você pode fazer no código-fonte do L2J, a fim de tornar o Lineage2 um pouco diferente. =)

Espero que tenham gostado. Por favor mandem opiniões!

Até a próxima!

Proibida a reprodução mesmo que em partes desse tutorial sem a publicação dos devidos créditos de criação

#2    SheZ

SheZ
  • Noob

• 510 posts

Postado 27 janeiro 2009 - 13:34

Mas se você criou o tópico, melhor você póstar o tutorial aqui mesmo no Fórum. :)

#3    Kelvin

Kelvin

Postado 27 janeiro 2009 - 16:32

Legal, li só por cima mais aprece interresante, olharei com mais paciencia mais tarde.

#4    Grundor

Grundor

Postado 29 janeiro 2009 - 09:24

Muito bom mesmo...

Faltou os links de donload..

Aguardando pelas modificações ;)

#5    O Battousai

O Battousai
  • Noob

• 276 posts

Postado 06 fevereiro 2009 - 06:47

Muito bom o Tutorial.
Ótimo trabalho!!!

Só acho que a qualidade das imagens, quando se amplia elas que não tá legal. Acho que poderia aumentar a resolução, para assim as pessoas entenderem melhor as mesmas.

Obrigado ;)

[img]http://i571.photobucket.com/albums/ss153/obattousai/Arte-O-Battousai-azul.jpg[/img]

#6    llJuniorll™

llJuniorll™
  • Apedeuta

• 1.204 posts

Postado 19 fevereiro 2009 - 15:19

ta dando erro ao add esse link ..

da um help ae .. to afinzao de aprende a meche com Java ..

link quebrado .. :(

Edit: LOL agora foi ;D

Dá uma espiadinha.. 

Spoiler

#7    SheZ

SheZ
  • Noob

• 510 posts

Postado 19 fevereiro 2009 - 16:14

Muito bom mesmo...

Faltou os links de donload..

Aguardando pelas modificações ;)

Será que você não tem o Link para Download do Subversive ? xD

#8    lossorth

lossorth
  • ForeverAlone

• 8 posts

Postado 10 março 2009 - 12:59

Eu n~]ao to conseguindo adicionar o

, ele diz que ta dando erro de conexão sei la ai abaixo segue o erro:

//////////// ERRO ////////////

SVN: '0x00400006: Validate Repository Location' operation finished with error: Selected SVN connector library is not available or cannot be loaded.
If you selected native JavaHL connector, please check if binaries are available or install and select pure Java Subversion connector from the plug-in connectors update site.
If connectors already installed then you can change the selected one at: Window->Preferences->Team->SVN->SVN Client.
Selected SVN connector library is not available or cannot be loaded.
If you selected native JavaHL connector, please check if binaries are available or install and select pure Java Subversion connector from the plug-in connectors update site.
If connectors already installed then you can change the selected one at: Window->Preferences->Team->SVN->SVN Client.

Me ajudem por favor

#9    KhayrusS

KhayrusS
  • "O" Cara

• 3.957 posts

Postado 10 março 2009 - 13:16

Ainda não tive tempo de ler mas parece bem interessante

#10    Maverick

Maverick
  • ForeverAlone

• 2 posts

Postado 21 março 2009 - 20:50

Muito bom o Tutorial.
Ótimo trabalho!!!

Só acho que a qualidade das imagens, quando se amplia elas que não tá legal. Acho que poderia aumentar a resolução, para assim as pessoas entenderem melhor as mesmas.

Obrigado ;)

O ImageShack avacalhou minhas imagens =( infelizmente não tenho mais elas...

Será que você não tem o Link para Download do Subversive ? xD

A instalação do subversive tem que ser feita pelo eclipse...

SVN: '0x00400006: Validate Repository Location' operation finished with error: Selected SVN connector library is not available or cannot be loaded.

Me ajudem por favor

Acredito que você errou algum passo na instalação amigo. Fiz checkout hoje mesmo e funcionou...

#11    Hypnos

Hypnos
  • Muito Noob

• 167 posts

Postado 25 março 2009 - 13:05

Me ajudem por favor

O proprio erro já fiz oq vc tem que fazer.
Junto com o Subversive SVN Connectors, você tem que instalar o Native JavaHL e o JavaHL Binaries.
Malz aewls o ress no topico.
ASSINATURA FORA DAS DIMENSÕES PERMITIDAS, LEIA NOSSAS REGRAS

#12    Juudas

Juudas
  • Noob

• 344 posts

Postado 20 outubro 2010 - 04:00

desculpe 'ressucitar' o tópico depois de quase um ano e meio, mas estou com o mesmo problema que o lossorth!

já fiz e fiz de novo mais de 5 vezes e o erro continua o mesmo! bem quando vou fazer esta parte:

Clique em Next, e na próxima janela, você deve digitar o endereço "

no campo URL, conforme ilustra a imagem abaixo.

quando vou em team -> svn -> svn connectors não aparece nada ali! o que faço galera?

mais um vez desculpe dar ress no topico, estou frustrado ^^

abração

#13    EisenKiller

EisenKiller
  • Noob

• 240 posts

Postado 01 janeiro 2014 - 19:35

Esse tutorial ensina como upar uma source?

#14    grasel

grasel
  • ForeverAlone

• 39 posts

Postado 30 março 2014 - 20:19

qual a versão do
Java SE Development Kit 6u11

que é compativel com processador
AMD Phenon™ II X4

, ou posso instalar uma versão superior do java que seja compativel com meu processador?

Link Corrigido do subversive

Editado por grasel, 30 março 2014 - 17:06.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 usuários anônimos

© L2jBrasil - Todos os direitos reservados
NCsoft©, the interlocking NC logo, Lineage© II, and all associated logos and designs are trademarks or registered trademarks or service marks of NCsoft Corp.
All rights reserved and other trademarks are the property of their respective owners.