Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A importância do funil de marketing para a divulgação do seu servidor de lineage2


Grundor

Posts recomendados

  • L2JBr ADM

Papangus, venho ao off-topic deixar um assunto que quero falar a comunidade do lineage a algum tempo já.

Embora eu seja profissional de TI, o marketing está presente na minha vida a bastante tempo, seja administrando os anúncios do https://top.l2jbrasil.com seja gerenciando propagandas dos negócios da família no facebook/instagram.

Antigamente, antes da internet ser tão usada, principalmente na televisão, os anúncios eram colocados no meio de um programa com alta audiência, forçando os telespectadores a conhecerem um produto ou um serviço. As empresas investiam em técnicas invasivas, nas quais o consumidor era interrompido em sua atividade para visualizar uma propaganda.

De fato, esse tipo de marketing ainda existe e traz resultados, mas é preciso acompanhar as tendências e investir em inbound marketing.

O inbound marketing se trata de uma estratégia que coloca a necessidade do cliente como foco, e não mais o produto ou o serviço. É necessário entender a necessidade do consumidor e oferecer soluções, atraindo-o de forma voluntária e fornecendo todas as informações para que ele tome a decisão de compra. Mas, até que ele chegue a isso, é preciso passar por várias etapas. Qual é a necessidade de um jogador de lineage 2 ou algum outro game? Passar o tempo? Fazer amigos?  é algo muito importante a ser identificado. 

Porque mensagens enviadas para o mesmo público podem ter uma performance melhor que outras?  Veja a imagem abaixo:

 

2QPEta0.png

Imagem retirada do analytics do sistema de push notification do top.l2jbrasil.com

A qualidade da arte é notavelmente importante, mas a mensagem passada pela mensagem também é importante, focando na necessidade e não no servidor em sí.

 

Pensando em um funil real, o topo tem área maior e vai se estreitando, até que um volume menor chega ao final. O funil de marketing segue essa ideia: começa com alto número de possíveis clientes e, no final, consegue extrair os mais qualificados.

cc25G0i.png

Imagem: Reprodução : https://www.legions.biz/blog/marketing-digital-conhecendo-funil/

 

 

Topo do funil

No topo do funil está o grande público, é a fase de atração, Hoje são milhões de pessoas usando a Internet, como atrair a atenção destes usuários para sua empresa (produto/serviço).

Existem as principais ferramentas publicitárias como: Google Adwords, Facebook Ads, Bing Ads, Linkedin ads, Twitter Ads, Native Ads entre outras, todas chamamos de forma resumida de Links Patrocinados.

Além do trabalho de SEO (Otimização para site de Busca) onde sua página precisa ser bem escrita para que os buscadores como Google, Bing, Yahoo entre outros encontre-a.

Os usuários são agrupados pelos seus interesses , games, comida, lifestyle, etc, e o conteúdo direcionado para as coisas que eles gostam será mais atrativo. 

Para conquistar esse objetivo, é necessário investir em estratégias com alto alcance, como sites direcionados (ex. Top L2jBrasil) e campanhas nas redes sociais.

É nesse estágio que possíveis "clientes" chegam até você, descobrem que você existem e ao acessar isso pode ou não se tornar uma conversão, que é um estágio do Meio do funil.

Meio do funil

Como falamos, no topo do funil há um grande número de possíveis consumidores da sua marca, mas nem todos eles vão se interessar pelo conteúdo,  os usuários que chegam a se cadastrar, efetuar um download . Este momento é quando o visitante da Internet teve um interesse por você, chamamos isso de conversão.

A quantidade de conversões está relacionado com o engajamento desse público que veio pelo topo do funil. Por exemplo vamos supor, você obteve 100 cliques na publicidade que você impulsionou no Facebook e apenas 40 cliques no seu banner do Top L2jBrasil, acontece que o Facebook gerou 2 registros e o Top L2jBrasil, 4, isso indica que a taxa de conversão do Facebook foi de 2% e o do top de 10%.  Isso acontece pois a probabilidade do Facebook gerar uma conversão é bem menor que a do top pois o link impulsionado pelo Facebook leva em consideração usuários que possuem engajamento com o conteúdo que você está divulgando, porém não estão propensos a consumirem seu produto/serviço, que nesse caso é o servidor de lineage2.

O usuários que estão navegando pelo top já foram convertidos e agora eles são Leads,  ou seja, eles além de terem sido convertidos pela peneira da conversão do funil, eles já possuem um relacionamento com  potencial para consumir "Lineage2" e estão muito mais propensos à consumir o seu serviço, nesse caso jogarem no seu servidor. Nesse caso a quantidade de cliques não é importante e sim a qualidade do público do site, compare a divulgação no facebook como pescar em um enorme lago, aonde você não faz ideia se vai pegar um peixe ou uma bota, e divulgar em um site de conteúdo direcionado como pescar em um aquário usando uma redinha.

Fundo do funil

Nesse estágio o usuário já está navegando no seu site,  é muito importante que o site esteja bem apresentável, consiga passar a informação que o usuário busca (um servidor estável, com potencial de ter comércio e jogabilidade, etc). Invista em técnicas que incentivem o lead a conhecer o que você tem à oferecer.

Sabemos que servidores de lineage 2 são temporário, pela minha experiência posso dizer que servidores pvp tem vida útil de 2 meses quanto low tem de 1 a 2 anos , porém mostre para aqueles que buscam a melhor oferta o que os seus jogadores fidelizados alcançaram jogando no seu servidor.

Divulgue os resultados obtidos através de fotos e vídeos e, se possível, peça aos seus players para mostrar, de forma natural e sincera, como foi a experiência com  o servidor(avaliações).

Nesse ponto você pode analisar melhor a taxa de conversão (navegou por mais tempo e/ou clicou em outros links no seu site, como o registre-se) e também a taxa de rejeição.

Para exemplificar vou postar aqui a taxa de conversão que eu criei no google analytics chamado "click at banner" que monitora o usuário que entrou no site e clicou em algum banner

sNwRotJ.png

 

Se quiser saber mais sobre como configurar "Goals" e monitoramento de conversão clique aqui: https://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=en

 

No relatório "Goal Flow" vc pode ver o funil trabalhando, mostrando pra mim como a conversão de "click at banner" acontece e quem são as fontes de tráfego mais rentáveis:  

 

DusjdSk.png

 

A categoria "Organic Search" (Google, bing, yahoo, etc) é a que mais gera tráfego e que mais gera clicks , e a social a que menos gera click, isso não significa que eu devo deixar de investir em tráfego social, mas que eu deva intensificar o marketing lá pois não estou atingindo os Leads do Facebook/instagram.

 

Se você falhar nesse ponto o lead não irá consumir seu  serviço e todo dinheiro que você investiu para afunilar usuários até chegarem no seu site foi jogado às traças.

 

Se sua estratégia tiver adequada ao seu público com certeza obterá sucesso. 

 

 

Se você quer mais conteúdo como esse deixe o seu joinha ?

 

 

 

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • L2JBr ADM

-- EDIT -- 

Pessoal, editei a postagem adicionando alguns relatórios do google analytics do top.l2jbrasil.com como exemplo ?

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leitura essencial, não apenas para quem está em servidor, mas vale para outros produtos/serviços nesse meio!

 

Parabéns pela matéria, Grundor!

Você sabia que a L2JBrasil tem uma empresa de Hosting Oficial?
Conheça a L2JCenter.com

L2JBRASIL - 15 anos vendendo SS e flechas em Giran! (Trade / Adena)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • L2JBr ADM
11 horas atrás, ThiaGo lcoringal disse:

legal tbm e bom como streamer rs vou defender o meu ponto acho que nada supera a interação humana 

mas tudo ajuda e claro

O que é explicado aqui é a importancia de ter mecanismos para captação e direcionamento de novas audiências.

Isso geralmente é aplicado em comércios eletrônicos e porque não l2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





  • Patrocinadores

  • Quem Está Navegando

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Conteúdo Similar

  • Posts

    • Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?     Teria como fazer do dusk shield e do zombie shield dessa maneira?    
    • muchas gracias muy lindos NPC 🙂
    • relaxa jovem gafanhoto, testa as quests. e posTa os erros indesejaveis.  
    • Se alguém pudesse me ensinar como codificar as missões, eu ficaria feliz em fazer isso sozinho ou pelo menos ajudar. Eu realmente quero jogar em um servidor onde todas as quests funcionem bem e melhor ainda se você puder fazer quests customizadas!
    • mas no interlude, nem todas as quests de class,  vai mostrar onde tem que ir, ate o reborn nao mostrava quando era interlude, só mostrou depois que eles colocaram client classic pra rodar, e ficou melhor ainda quando virou hellbound em diante, mas ha sim alguma chance de modificar isso direto no script para fazer igualmente, só basta te um pouco de paciencia e persistencia exato
    • 408_PathToElvenwizard dá Orion eu tive que mexer tbm, até modifiquei e consegui deixar ela igual do Classic, com a seta e a marcação no mapa. (não retail IL) Dá pra importar py de várias revs, o foda é que não da regular as quest py através do debug em tempo real, pelo menos eu não consegui rsrs
    • Hasta el momento todas las QUESTS son completables si te guias con un tutorial de youtube. El problema es que tienen bugs de locacion y de subquests que no avanzan o no te marcan correctamente a donde ir en el mapa, cosa que en Retail si se ve como corresponde.
    • estranho, mas pelo menos a galera nunca reclamo das quests quando tinha aberto 5x, geral fez class primeira e segunda job, poucos que compraram a class
    • en RUSaCis-3.5 data pack, las Quests estan en formato .java y son diferentes a como estan redactadas en jOrion y jFrozen 1.5 (ProyectX) package net.sf.l2j.gameserver.scripting.quest; import net.sf.l2j.commons.random.Rnd; import net.sf.l2j.gameserver.enums.Paperdoll; import net.sf.l2j.gameserver.enums.QuestStatus; import net.sf.l2j.gameserver.enums.actors.ClassId; import net.sf.l2j.gameserver.model.actor.Creature; import net.sf.l2j.gameserver.model.actor.Npc; import net.sf.l2j.gameserver.model.actor.Player; import net.sf.l2j.gameserver.network.serverpackets.SocialAction; import net.sf.l2j.gameserver.scripting.QuestState; public class Q224_TestOfSagittarius extends SecondClassQuest { private static final String QUEST_NAME = "Q224_TestOfSagittarius"; // Items private static final int BERNARD_INTRODUCTION = 3294; private static final int HAMIL_LETTER_1 = 3295; private static final int HAMIL_LETTER_2 = 3296; private static final int HAMIL_LETTER_3 = 3297; private static final int HUNTER_RUNE_1 = 3298; private static final int HUNTER_RUNE_2 = 3299; private static final int TALISMAN_OF_KADESH = 3300; private static final int TALISMAN_OF_SNAKE = 3301; private static final int MITHRIL_CLIP = 3302; private static final int STAKATO_CHITIN = 3303; private static final int REINFORCED_BOWSTRING = 3304; private static final int MANASHEN_HORN = 3305; private static final int BLOOD_OF_LIZARDMAN = 3306; private static final int CRESCENT_MOON_BOW = 3028; private static final int WOODEN_ARROW = 17; // Rewards private static final int MARK_OF_SAGITTARIUS = 3293; // NPCs private static final int BERNARD = 30702; private static final int HAMIL = 30626; private static final int SIR_ARON_TANFORD = 30653; private static final int VOKIAN = 30514; private static final int GAUEN = 30717; // Monsters private static final int ANT = 20079; private static final int ANT_CAPTAIN = 20080; private static final int ANT_OVERSEER = 20081; private static final int ANT_RECRUIT = 20082; private static final int ANT_PATROL = 20084; private static final int ANT_GUARD = 20086; private static final int NOBLE_ANT = 20089; private static final int NOBLE_ANT_LEADER = 20090; private static final int BREKA_ORC_SHAMAN = 20269; private static final int BREKA_ORC_OVERLORD = 20270; private static final int MARSH_STAKATO_WORKER = 20230; private static final int MARSH_STAKATO_SOLDIER = 20232; private static final int MARSH_STAKATO_DRONE = 20234; private static final int MARSH_SPIDER = 20233; private static final int ROAD_SCAVENGER = 20551; private static final int MANASHEN_GARGOYLE = 20563; private static final int LETO_LIZARDMAN = 20577; private static final int LETO_LIZARDMAN_ARCHER = 20578; private static final int LETO_LIZARDMAN_SOLDIER = 20579; private static final int LETO_LIZARDMAN_WARRIOR = 20580; private static final int LETO_LIZARDMAN_SHAMAN = 20581; private static final int LETO_LIZARDMAN_OVERLORD = 20582; private static final int SERPENT_DEMON_KADESH = 27090; public Q224_TestOfSagittarius() { super(224, "Test Of Sagittarius"); setItemsIds(BERNARD_INTRODUCTION, HAMIL_LETTER_1, HAMIL_LETTER_2, HAMIL_LETTER_3, HUNTER_RUNE_1, HUNTER_RUNE_2, TALISMAN_OF_KADESH, TALISMAN_OF_SNAKE, MITHRIL_CLIP, STAKATO_CHITIN, REINFORCED_BOWSTRING, MANASHEN_HORN, BLOOD_OF_LIZARDMAN, CRESCENT_MOON_BOW); addQuestStart(BERNARD); addTalkId(BERNARD, HAMIL, SIR_ARON_TANFORD, VOKIAN, GAUEN); addMyDying(ANT, ANT_CAPTAIN, ANT_OVERSEER, ANT_RECRUIT, ANT_PATROL, ANT_GUARD, NOBLE_ANT, NOBLE_ANT_LEADER, BREKA_ORC_SHAMAN, BREKA_ORC_OVERLORD, MARSH_STAKATO_WORKER, MARSH_STAKATO_SOLDIER, MARSH_STAKATO_DRONE, MARSH_SPIDER, ROAD_SCAVENGER, MANASHEN_GARGOYLE, LETO_LIZARDMAN, LETO_LIZARDMAN_ARCHER, LETO_LIZARDMAN_SOLDIER, LETO_LIZARDMAN_WARRIOR, LETO_LIZARDMAN_SHAMAN, LETO_LIZARDMAN_OVERLORD, SERPENT_DEMON_KADESH); } @Override public String onAdvEvent(String event, Npc npc, Player player) { String htmltext = event; QuestState st = player.getQuestList().getQuestState(QUEST_NAME); if (st == null) return htmltext; // BERNARD if (event.equalsIgnoreCase("30702-04.htm")) { st.setState(QuestStatus.STARTED); st.setCond(1); playSound(player, SOUND_ACCEPT); giveItems(player, BERNARD_INTRODUCTION, 1); if (giveDimensionalDiamonds39(player)) htmltext = "30702-04a.htm"; } // HAMIL else if (event.equalsIgnoreCase("30626-03.htm")) { st.setCond(2); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, BERNARD_INTRODUCTION, 1); giveItems(player, HAMIL_LETTER_1, 1); } else if (event.equalsIgnoreCase("30626-07.htm")) { st.setCond(5); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HUNTER_RUNE_1, 10); giveItems(player, HAMIL_LETTER_2, 1); } // SIR_ARON_TANFORD else if (event.equalsIgnoreCase("30653-02.htm")) { st.setCond(3); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HAMIL_LETTER_1, 1); } // VOKIAN else if (event.equalsIgnoreCase("30514-02.htm")) { st.setCond(6); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HAMIL_LETTER_2, 1); } return htmltext; } @Override public String onTalk(Npc npc, Player player) { String htmltext = getNoQuestMsg(); QuestState st = player.getQuestList().getQuestState(QUEST_NAME); if (st == null) return htmltext; switch (st.getState()) { case CREATED: if (player.getClassId() != ClassId.ROGUE && player.getClassId() != ClassId.ELVEN_SCOUT && player.getClassId() != ClassId.ASSASSIN) htmltext = "30702-02.htm"; else if (player.getStatus().getLevel() < 39) htmltext = "30702-01.htm"; else htmltext = "30702-03.htm"; break; case STARTED: int cond = st.getCond(); switch (npc.getNpcId()) { case BERNARD: htmltext = "30702-05.htm"; break; case HAMIL: if (cond == 1) htmltext = "30626-01.htm"; else if (cond == 2 || cond == 3) htmltext = "30626-04.htm"; else if (cond == 4) htmltext = "30626-05.htm"; else if (cond > 4 && cond < 8) htmltext = "30626-08.htm"; else if (cond == 8) { htmltext = "30626-09.htm"; st.setCond(9); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HUNTER_RUNE_2, 10); giveItems(player, HAMIL_LETTER_3, 1); } else if (cond > 8 && cond < 12) htmltext = "30626-10.htm"; else if (cond == 12) { htmltext = "30626-11.htm"; st.setCond(13); playSound(player, SOUND_MIDDLE); } else if (cond == 13) htmltext = "30626-12.htm"; else if (cond == 14) { htmltext = "30626-13.htm"; takeItems(player, BLOOD_OF_LIZARDMAN, -1); takeItems(player, CRESCENT_MOON_BOW, 1); takeItems(player, TALISMAN_OF_KADESH, 1); giveItems(player, MARK_OF_SAGITTARIUS, 1); rewardExpAndSp(player, 54726, 20250); player.broadcastPacket(new SocialAction(player, 3)); playSound(player, SOUND_FINISH); st.exitQuest(false); } break; case SIR_ARON_TANFORD: if (cond == 2) htmltext = "30653-01.htm"; else if (cond > 2) htmltext = "30653-03.htm"; break; case VOKIAN: if (cond == 5) htmltext = "30514-01.htm"; else if (cond == 6) htmltext = "30514-03.htm"; else if (cond == 7) { htmltext = "30514-04.htm"; st.setCond(8); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, TALISMAN_OF_SNAKE, 1); } else if (cond > 7) htmltext = "30514-05.htm"; break; case GAUEN: if (cond == 9) { htmltext = "30717-01.htm"; st.setCond(10); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, HAMIL_LETTER_3, 1); } else if (cond == 10) htmltext = "30717-03.htm"; else if (cond == 11) { htmltext = "30717-02.htm"; st.setCond(12); playSound(player, SOUND_MIDDLE); takeItems(player, MANASHEN_HORN, 1); takeItems(player, MITHRIL_CLIP, 1); takeItems(player, REINFORCED_BOWSTRING, 1); takeItems(player, STAKATO_CHITIN, 1); giveItems(player, CRESCENT_MOON_BOW, 1); giveItems(player, WOODEN_ARROW, 10); } else if (cond > 11) htmltext = "30717-04.htm"; break; } break; case COMPLETED: htmltext = getAlreadyCompletedMsg(); break; } return htmltext; } @Override public void onMyDying(Npc npc, Creature killer) { final Player player = killer.getActingPlayer(); final QuestState st = checkPlayerState(player, npc, QuestStatus.STARTED); if (st == null) return; switch (npc.getNpcId()) { case ANT: case ANT_CAPTAIN: case ANT_OVERSEER: case ANT_RECRUIT: case ANT_PATROL: case ANT_GUARD: case NOBLE_ANT: case NOBLE_ANT_LEADER: if (st.getCond() == 3 && dropItems(player, HUNTER_RUNE_1, 1, 10, 500000)) st.setCond(4); break; case BREKA_ORC_SHAMAN: case BREKA_ORC_OVERLORD: if (st.getCond() == 6 && dropItems(player, HUNTER_RUNE_2, 1, 10, 500000)) { st.setCond(7); giveItems(player, TALISMAN_OF_SNAKE, 1); } break; case MARSH_STAKATO_WORKER: case MARSH_STAKATO_SOLDIER: case MARSH_STAKATO_DRONE: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, STAKATO_CHITIN, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(MANASHEN_HORN, MITHRIL_CLIP, REINFORCED_BOWSTRING)) st.setCond(11); break; case MARSH_SPIDER: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, REINFORCED_BOWSTRING, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(MANASHEN_HORN, MITHRIL_CLIP, STAKATO_CHITIN)) st.setCond(11); break; case ROAD_SCAVENGER: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, MITHRIL_CLIP, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(MANASHEN_HORN, REINFORCED_BOWSTRING, STAKATO_CHITIN)) st.setCond(11); break; case MANASHEN_GARGOYLE: if (st.getCond() == 10 && dropItems(player, MANASHEN_HORN, 1, 1, 100000) && player.getInventory().hasItems(REINFORCED_BOWSTRING, MITHRIL_CLIP, STAKATO_CHITIN)) st.setCond(11); break; case LETO_LIZARDMAN: case LETO_LIZARDMAN_ARCHER: case LETO_LIZARDMAN_SOLDIER: case LETO_LIZARDMAN_WARRIOR: case LETO_LIZARDMAN_SHAMAN: case LETO_LIZARDMAN_OVERLORD: if (st.getCond() == 13) { if (((player.getInventory().getItemCount(BLOOD_OF_LIZARDMAN) - 120) * 5) > Rnd.get(100)) { playSound(player, SOUND_BEFORE_BATTLE); takeItems(player, BLOOD_OF_LIZARDMAN, -1); addSpawn(SERPENT_DEMON_KADESH, player, false, 300000, true); } else dropItemsAlways(player, BLOOD_OF_LIZARDMAN, 1, 0); } break; case SERPENT_DEMON_KADESH: if (st.getCond() == 13) { if (player.getInventory().getItemIdFrom(Paperdoll.RHAND) == CRESCENT_MOON_BOW) { st.setCond(14); playSound(player, SOUND_MIDDLE); giveItems(player, TALISMAN_OF_KADESH, 1); } else addSpawn(SERPENT_DEMON_KADESH, player, false, 300000, true); } break; } } }  
×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.