Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Tutorial] Criando Maquina Virtual


Kelvin

Posts recomendados

  • L2JBr ADM

Vou postar um tutorial que achei no guiadohardware.net, a maquina virtual serve para simular um ambiente dentro de outro, tipo rodar um sistema operacional dentro de outro, eh bom para quem quer rodar um servidor numa maquina independente, ai dividi o PC em PC de Uso/PC Servidor, nao recomendo para quem tem PC com menos de 1GB de ram e processador single core.

 

Download Virtual PC Microsoft Link

 

Download Virtual PC Baixaki Link

 

 

Tutorial

 

Para criar a primeira Virtual Machine, clique no botão "New..." (Novo...) do console do Virtual PC. Será aberto o assistente de nova máquina virtual; clique em "Next" (Avançar).

 

img-e930acd8.gif

 

Deixe marcada a opção "Create a virtual machine" (Criar uma máquina virtual) e dê "Next" de novo. As outras opções são para criar uma nova máquina virtual com as opções padrões (rápido, sem alterá-las no momento), e adicionar uma máquina virtual existente (um arquivo ".vmc") ao console de gerenciamento do Virtual PC.

 

img-73d68f87.gif

 

Na próxima etapa, você deve definir o nome e local da máquina virtual. Você pode digitar um nome apenas, para que ela seja criada na pasta padrão, ou clicar em "Browse" (procurar) e localizar uma pasta diferente.

 

img-e80983f5.gif

 

Lembre-se de que a localização do arquivo ".vmc" pode ser diferente da localização do HD virtual, e é o HD virtual que ocupará muito espaço - correspondente ao que for gravado nele.

 

Avançando, escolha o sistema que será instalado na máquina virtual. Você pode escolher qualquer um e instalar outro, mas assim como a maioria dos outros virtualizadores, o Virtual PC aplicará otimizações específicas para o sistema escolhido - melhorando bastante o desempenho.

 

img-5ec0a5e3.gif

 

Ele sugere uma quantidade de memória mínima para o sistema escolhido, e um tamanho de HD também. Você poderá alterar essa configuração logo mais.

 

Avançando, você pode alterar a quantidade de memória RAM destinada à máquina virtual. A escolha dependerá da quantidade de memória do seu sistema físico. Pode ser que ele não deixe escolher mais do que um certo limite para evitar que tanto o sistema host como o guest sofram com o péssimo desempenho, devido o uso de swap (arquivo de paginação, no Windows, uma extensão da memória feita no HD, também chamada de memória virtual). Para alterar o valor, clique em "Adjusting the RAM", e escolha a quantidade de memória desejada:

img-d0afff31.gif

Vai depender do que você precisa. Para o Windows XP, você pode deixar 256 MB, mas para o Vista o mínimo é 512 MB.

 

Na próxima tela, você deverá escolher o HD a ser usado pela máquina virtual. Pode ser um HD virtual existente, do Virtual PC (para continuar com um backup que você tenha feito, por exemplo); ou então, crie um novo disco. Como estamos criando a máquina virtual pela primeira vez, marque a opção "A new virtual hard disk" (Um novo disco rígido virtual) e clique em "Next":

 

img-7c58b5bf.gif

 

Agora você deve definir o local e o tamanho desejado para o HD virtual, dentro do tamanho máximo exibido pelo Virtual PC para as configurações escolhidas. O tamanho deve ser informado em megabytes, sendo 1024 MB correspondentes a 1 GB. Para definir um HD de 40 GB, por exemplo, digite o resultado de 40 vezes 1024, que vem a ser 40960:

 

img-03016347.gif

 

A imagem de disco do Virtual PC segue o estilo da maioria dos virtualizadores por padrão: o tamanho informado aqui será só um limite, mas o arquivo do HD virtual vai ocupar um espaço insignificante quando vazio. Conforme o sistema operacional for instalado na máquina virtual, além dos arquivos que você venha a gravar, ele vai ocupando o espaço correspondente "de verdade". Não será possível expandi-lo depois, mas você poderá adicionar novos HDs virtuais, como se você adicionasse mais HDs físicos às outras portas IDE da máquina.

 

Concluindo, chegamos no final:

 

img-374e4f41.gif

 

A máquina virtual criada será adicionada ao console, no meu caso existem algumas outras já:

 

img-c99f4156.gif

 

A partir daí, para iniciá-la basta dar um duplo clique no item correspondente, ou então selecioná-la e clicar em “Start” (Iniciar).

 

A instalação do sistema poderá ser feita via CD/DVD ou disquete, ou ainda via imagem de disco (ISO). É possível dar boot também via rede, se houver um “servidor de boot” disponível na rede em uso, ao qual o Virtual PC tenha acesso.

 

Uma vez iniciado, ele dará boot pelo disquete, ou então CD/DVD, se encontrado. Se você tem mais de uma unidade óptica, ou se quiser usar uma imagem ISO, poderá alterar isso nas configurações da máquina virtual, ou então pelo menu depois que a mesma for inicializada (clicando no menu “CD”, da janela da máquina virtual):

 

img-ec5f706c.gif

 

Instalar o sistema é normal, como você faria num computador real. Ao clicar dentro da janela da VM, o mouse fica “preso”, e todos os comandos teclados são redirecionados diretamente à máquina virtual. Para “soltar” o mouse e voltar ao controle do sistema host, tecle uma vez a tecla Alt da direita (Alt Gr). Falando nisso, ao teclar CTRL+ALT+DEL, o sistema host (o “seu” Windows) responde, abrindo o gerenciador de tarefas ou a tela de segurança do Windows. Para evitar isso, os virtualizadores enviam CTRL+ALT+DEL para a máquina virtual com alguma outra combinação também. No Virtual PC, basta Alt direita junto com Del. A telca Alt, para sair da máquina virtual, pode ser trocada por alguma outra nas opções do Virtual PC (menu “File > Options”).

 

Depois da instalação, você precisa instalar os drivers dos dispositivos virtuais. Quase tudo funciona sem eles, mas tem a questão do desempenho. No Virtual PC, o pacote com os drivers é o Virtual Machine Additions. Ao instalá-lo, um dos principais destaques que você notará é o driver de mouse virtual, para que você possa mover o mouse mais naturalmente, e passar a comandar a máquina virtual sem precisar ficar “preso” dentro dela – dispensando o uso da tecla Alt para sair.

 

Para instalá-lo, tenha o sistema operacional já iniciado, e clique então em “Install or Update Virtual Machine Additions”:

 

img-8f109406.gif

 

Esse pacote será instalado da forma “tradicional”, digamos assim. É simulada a inserção de um CD com os drivers, e um instalador. Se a reprodução automática do Windows não abrir o programa (auto run), vá ao “Meu computador” da máquina virtual e inicie-o a partir dali.

 

Depois de instalado, ele pede para reiniciar o sistema guest (dentro da vm), e ao iniciar de volta, a máquina estará pronta para uso.

 

A placa de vídeo virtual será vista como uma S3 Trio 32/64 com 8 MB de memória RAM, e a placa de som será simulada como uma Creative Labs Sound Blaster 16 ISA Plug and Play, independentemente de quais sejam as suas placas reais. A resolução da tela não precisa corresponder aos padrões 4:3 ou mesmo aos formatos widescreen. Você pode redimensionar a janela do Virtual PC, que a resolução será ajustada automaticamente (com o devido driver de vídeo instalado, é claro):

 

img-4d98ad8b.jpg

 

Dica: para exibir a tela da máquina virtual em tela cheia, tecle Alt direita junto com Enter.

 

Para alterar opções da máquina virtual, você pode clicar no menu “Edit > Settings” (Editar > Configurações), com ela em execução; ou então selecioná-la e clicar no botão “Settings”, no console do Virtual PC. Algumas opções só podem ser ajustadas com a máquina virtual desligada.

 

img-ab9dbf25.gif

 

Entre as opções, você pode alterar ou adicionar HDs (até um total de 3), escolher a unidade de CD/DVD que usará (ou definir uma imagem ISO para uso como CD/DVD), além de desativar alguns dispositivos que não venha a usar.

 

A rede na máquina virtual pode ser usada no modo de compartilhamento NAT. Geralmente é o ideal para usuários “comuns” que queiram usar a Internet na máquina virtual. Para isso, na seção “Networking” das propriedades da máquina virtual, escolha o modo de compartilhamento NAT, para um dos adaptadores:

 

img-e4583539.gif

 

Assim você pode usar a conexão com a Internet na máquina virtual sem se preocupar com ajustes adicionais.

 

Você pode configurar o compartilhamento de arquivos no sistema da vm para que possa trocar arquivos com o sistema real, mas há algumas formas “mais práticas”, ou alternativas. Para começar, basta arrastar arquivos ou pastas, de e para a máquina virtual :)

 

Selecione arquivos e pastas pelo Windows Explorer, arraste até o botão do Virtual PC na barra de tarefas, e sem soltar, aguarde até que a janela seja trazida para frente. Feito isso, leve a seleção até uma pasta ou para um local livre na área de trabalho do Windows na máquina virtual, e solte. Para o processo inverso, é a mesma coisa.

 

Se você precisar freqüentemente acessar arquivos diretamente do sistema host, pode então usar as pastas compartilhadas (“Shared Folders”). Nas propriedades da máquina virtual, vá para a seção “Shared Folders”, clique no botão “Share folder”, e escolha uma pasta do sistema host:

 

img-53b848b5.gif

 

Escolha uma letra para a pasta compartilhada, e então ela poderá ser acessada nessa letra de unidade, que passará a aparecer no “Meu computador” do Windows na máquina virtual. Se quiser que o mapeamento seja “permanente”, marque o item “Share every time” (Sempre compartilhar), caso contrário será válido apenas até que você encerre a sessão do Virtual PC. O acesso provido será de escrita e leitura, portanto, cuidado para não rodar besteiras na máquina virtual, que possam comprometer a segurança dos arquivos na pasta compartilhada.

 

Ao desligar a máquina virtual clicando no botão “X” da janela do Virtual PC, você pode optar por desligar a máquina virtual ou salvar o estado dela:

 

img-7e1c133c.gif

 

Pelo menu “Action” da janela da máquina virtual, você também pode pausá-la (pausando o processamento, caso você queira fazer alguma coisa pesada no sistema host sem desligar a vm). Use o “Action > Reset” para reiniciar a máquina virtual, assim como você reiniciaria um PC no botão – útil caso o sistema guest trave.

 

Enfim, eis o Virtual PC para usuários “comuns”, não para uso em servidores ou aplicações mais avançadas. Em algumas características, ele se torna mais limitado do que o VMware Server (a versão gratuita do VMware), mas mesmo assim dá conta muito bem do recado na situação de rodar um Windows dentro de outro. Ainda tem a vantagem de ser produzido pela mesma produtora do Windows, o que garante um ótimo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • L2JBr ADM

Nunca usei o VMWare mas li que ele e muito bom tambem.

Sobre o ISO no Virtual PC voce pode instalar o SO tanto com ISO, quanto com CD/DVD, instalei o 2003 com o ISO, e os linuxs com DVD e so configurar pra dar boot no CD/DVD ROM como em um PC normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Ola,

 

Gostaria de saber como faço o meu windows server 2003 conectar na internet...

OBs: ele esta no virtual PC...

Eu instalo a placa mãe, conecão e tudo ou o que..

 

E tambem tenho uns arquivos que queria passar para a maquina virtual mas nao sei como..

 

Editado: Gente desculpa eu ja consegui fazer o shared aqui...

 

Vou ver se faço um tutorial complementando o ótimo tutorial que o kelvin fez!

 

Minhas gratificações meu caro!

Editado por augusto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tenho uma dúvida simples...

 

As makinas akii da minha lan tem a desgrama do Deep Freeze, no caso se eu criar essa maquina virtual em uma delas, com o deepfreeze desativado,( enquanto instalo a maquina virtual ...) e quando terminar a instalação ativar o deep freeze...

 

Esse Hd virtual, tambem vai ser atingido pelo deep freeze ?

Em Breve L2SPEED Gracia Pt2 .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • L2JBr ADM

Hardwar nem sei bixo, na teoria ele seria uma maquina independente, mas como o HD virtual será um arquivo provavelmente ele voltara.

Teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Mais tipo isso da pra por server Lineage Online 24 Horas com pc desligado ? queria sabe issso fiz curso proficional 24 profiçôes fiquei 3 anos faveno o curso aprendi isso tudo ai so isso que tenho duvida :wink:

 

Cara a máquina virtual ( VPS ) que tu aluga em empresas de host é parecido com esta, porém tem um uplink dedicado de 100mb a 1gb e não desliga, além da qualidade ser melhor é claro !

 

Se você for usar esta maqina virtual em seu pc é igual, terá qe o pc estar ligado para rodar a maquina virtual, vendo que ela é uma emulação no seu pc, ou seja se seu pc estiver sem internet a maquina virtual será afetada, mesma coisa acontece quando corta a energia do seu pc , no caso desligando-o, se tu fez esse curso ae, deveria saber isso, é lógica e não necessita de curso para saber que se você desligar seu pc, a máquina virtual será desligada, ela será desligada tambem quando voce finalizar a execução do programa

 

 

E OUTRA.. Evite ressuscitar tópicos com mais de um ano atrás, este no caso, é bom, porém tem mais de dois anos !!

Editado por Wallace Carvalho

Caso tenha alguma sugestão para aplicativos, por favor envie por MP.

 WhatsApp: 22 98156-2591 

L2JDREAM PROJECT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Desculpa qualque nem sabia foiz mal ai mais aprendi oq queria sabe. :cool:

 

De boa, estamos aqui para ajudar !

Caso tenha alguma sugestão para aplicativos, por favor envie por MP.

 WhatsApp: 22 98156-2591 

L2JDREAM PROJECT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.