Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PHP - Introdução


vert

Posts recomendados

Bom, primeiramente bom dia 11:40 AM.

 

Eu vim compartilhar o conhecimento que eu tenho em php,mysql com vocês. Gostaria de deixar bem claro que não sou perfeito e posso cometer erros na explicação, então se mesmo após eu explicar algo vocês não entenderem, procurem no google sobre a sua dúvida ou poste no tópico que eu farei o possível para ajuda-los.Bom, antes de começar a aula é necessário ser paciente, não adianta querer estudar programação e não ter um pingo de paciência.

 

Vamos lá. PHP é um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor.

Para editarem e criarem seus scripts, podem usar os seguintes programas ( mas é claro que existem muitos outros, porém só vou citar esses ):

 

Sublime_Text_Logo.pngnotepad-team.pngDreamweaver.png

 

 

SublimeText 2 / Notepad++ / DreamWeaver

 

Ou até mesmo o simples Bloco de notas que já vem com o sistema operacional do seu comp***dor.

 

Agora para emular o php em localhost (no seu comp***dor) você pode utilizar o:

 

Easyphp.png1240.jpgwamp-server-small.png

 

Easyphp / Xampp / WampServer

 

Agora vamos a Aula Básica

 

Todo arquivo que vocês forem fazer algum script deve ser salvo na extensão [.php], vamos criar o index na extensão php como segue a baixo:

 

index.php

 

Nele vamos abrir a tag do php ( Isso é muito importante pois sem ela, os códigos não passaram de simples html ).

 

<?php

?>

 

O PHP ao contrario do html que é interpretado pelo navegador, ele é executado pelo servidor e retorna somente o valor final.

vou dar um exemplo com o "echo", o echo imprime/mostra um valor na tela pré-definido ou adiquirido no momento.

 

<?php

echo 'Ola, bom dia';

?>

 

O Resultado no navegador seria:

 

L6G5kq2.png

 

Aonde o navegador estaria retornando somente o resultado do echo que determinamos, no caso: Ola, bom dia.

o sinal de

;

significa que acabamos de escrever a linha de comando, sem esse sinal o código daria erro.

já as aspas simples

' '

estão definindo o valor do nosso

echo

.

 

Bom com isso encerra a nossa introdução ao PHP e logo mais estarei postando mais sobre um "curso" sobre php para vocês.

 

Boa tarde 12:31 PM.

 

Aula de introdução ao PHP

 

Bom, sem enrolar vamos a aula.

 

Variáveis armazenam dados/valores pré-determinados ou adquiridos no momento através do $_GET ou $_POST, mas $_GET e $_POST são assuntos pra outra aula.

Vamos ao exemplo de uma variável utilizando o echo ( foi explicado na introdução da aula passada ).

 

<?php

$texto = "Ola, eu sou o texto que voce criou";

echo $texto;

?>

 

O resultado no navegador é o seguinte:

xcWgWlM.png

Com variáveis é possível fazer comparações, adições, etc... mas isso será assunto para a aula sobre lógica de programação em php.

 

PHP - Lógica de programação ( Link do tópico adicionado ).

 

Boa tarde 14:29 PM

 

Aula de Introdução ao PHP

Aula de Variaveis

 

Bom, em PHP uma variável pode conter diferentes tipos de dados em diferentes momentos da execução, pois a linguagem utiliza checagem dinâmica de tipos, ou seja o interpretador decidirá qual o tipo daquela variável, checando seu conteúdo durante o tempo de execução.

 

 

Portanto, em PHP, as variáveis não precisam ser declaradas.

 

O PHP suporta os seguintes tipos de dados:

 

Inteiros

 

 

Em PHP não precisamos especificar Integer ou Long, pois o interpretador se encarrega desta tarefa.

 

Podemos utilizar Inteiros da seguinte maneira:

 

$num = 25; //Atribuímos um inteiro positivo na base decimal

 

$num = -13; //Atribuímos um inteiro negativo na base decimal

 

$num = 0423; //Atribuímos um inteiro na base octal, identificado pelo prefixo 0

 

$num = 0x23; //Atribuímos um inteiro na base Hexadecimal, identificado pelo prefixo 0x

 

Ponto Flutuante

 

 

Da mesma maneira que não precisamos especificar os inteiros, também não precisamos diferenciar double de float.

 

Podemos utilizar os números em ponto flutuante da seguinte maneira:

 

$num = 7.893; //Atribuímos o valor 7,893 à variável

 

$num = 7e5; //Atribuímos o valor 7,00000 à variável

 

Strings

 

 

Podemos utilizar Strings de duas maneiras:

 

$texto = ‘Adoro este tutorial’; // Com aspas simples.

 

Desta maneira será atribuído à variável exatamente o que se encontra entre os as aspas, com exceção de caracteres especiais que estudaremos mais a frente.

 

Ou

 

$texto = “ Este tutorial é muito bom”; //Com aspas duplas

 

Assim podemos inserir variáveis dentro da string, que serão expandidas antes da atribuição.

 

Por exemplo:

 

$nome = ‘João’;

 

$texto = “ O nome dele é $nome”;

 

O resultado que será atribuído à variável $texto é: “O nome dele é João”.

 

Arrays

 

 

Em PHP os arrays são vetores indexados onde podemos ou não nomear os índices.

 

Por padrão os arrays são criados com índices inteiros positivos começando do zero.

 

Ex.:

 

$alunos[0] = “João”;

 

$alunos[1] = “Maria”;

 

$alunos[2] = “José”;

 

Podemos também nomear os ídices:

 

$nome[“cachorro”]= “Rex”;

 

$nome[“gato”]= “Felix”;

 

$nome[“papagaio”]= “Louro”;

 

Estruturas de Controle

 

 

As estruturas vistas a seguir são comuns a maioria das linguagens, mudando somente a sintaxe, vamos analisar como se comportam no PHP.

 

Condicionais

 

 

Executam comandos ou blocos de comandos dependendo do resultado de testes condicionais deitos durante a execução.

 

if

 

 

Este comando nos permite executar um teste e se a resposta for verdadeira executa o bloco ou comando seguinte, da seguinte maneira:

 

if (condição)

comando;

 

ou

 

if (condição)

{

comando;

comando;

comando;

}

 

Exemplo

 

if ($num<0)

{

echo (“Número Negativo”);

}

 

if else

 

 

O comando else é um complemento do if, ele acontecerá caso a condição seja falsa.

 

if (condição)

{

comandos;

}

else

{

comandos;

}

 

Exemplo

 

if($nome == “”)

{

echo (“Nome não preenchido”);

}

else

{

echo($nome);

}

 

 

switch

 

Este comando compara uma variável com uma série de valores pré-definidos pelo programador e dependendo do valor executa um comendo ou bloco.

 

switch($var)

{

case 0:

comando;

break;

case 1:

comando;

break;

case 2:

comando;

break;

 

}

 

Exemplo

 

switch($num)

{

case 0:

echo (“ZERO”);

break;

case 1:

echo (“UM”);

break;

case 2:

echo (“DOIS”);

break;

 

}

 

Note que sempre para encerrar cada um dos comandos case, devemos utilizar o comandobreak.

 

Logo após cada case deve seguir o valor a ser testado, por exemplo se a quiséssemos testar se a variável é igual a palavra cão, usaríamos case “cão”:

 

Repetição

 

 

while

 

 

O comando while testa uma condição, e, enquanto ela não for verdadeira repete um bloco de comandos:

 

while (condição)

{

comandos;

}

 

Exemplo

 

$num = 0;

while ($num<=10)

{

echo ($num);

$num++;

}

 

O comando acima vai imprimir na tel o valor de $num até que este alcance o valor 10, ou seja até que a condição seja satisfeita. Note que o comando $num++, está incrementando o valor de $num em 1 a cada execução do bloco (loop), pois se $num não fosse incrementado, a condição nunca seria satisfeita.

 

do while

 

 

O comando do while funciona da mesma maneira que o while, com apenas uma diferença, no do while a condição é testada no fim da execução do bloco.

Vamos reescrever o exemplo anterior:

 

$num = 0;

 

do

{

echo ($num);

$num++;

}

while ($num<=10)

 

Esta mudança de ordem pode ser muito útil na prática, mais a frente veremos exemplos das mudanças implicadas por usar while ou do while.

 

for

 

 

O comando for é bastante utilizado em todas as linguagens, e também é o que tem a sintaxe mais alterada de linguagem para linguagem.

 

Nele podemos iniciar a variável, testar a condição e incrementa-la, tudo na mesma linha.

 

for(<inicaliza>,<compara>,<incrementa>)

{

comandos;

}

 

Vamos reescrever os exemplos anteriores:

 

for($num=0;$num<=10;$num++)

{

echo($num);

}

 

 

 

​//Curso desativado, não haverá continuidade pela minha parte.

Editado por vert
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Oculto

Boa tarde 12:31 PM.

 

Aula de introdução ao PHP

 

Bom, sem enrolar vamos a aula.

 

Variáveis armazenam dados/valores pré-determinados ou adquiridos no momento através do $_GET ou $_POST, mas $_GET e $_POST são assuntos pra outra aula.

Vamos ao exemplo de uma variável utilizando o echo ( foi explicado na introdução da aula passada ).

 

<?php

$texto = "Ola, eu sou o texto que voce criou";

echo $texto;

?>

 

O resultado no navegador é o seguinte:

xcWgWlM.png

Com variáveis é possível fazer comparações, adições, etc... mas isso será assunto para a aula sobre lógica de programação em php.

 

" PHP - Variaveis "amigo vc vai ficar so postando esses pinga-pinga??? denunciuado esse seus dois topicos....

quando tiver algo de mais conteudo ai sim.. mas criar topico so pra isso...... puts......

Projeto privado Lindvior - Ertheia


Source Godworld.



Ertheia -- > http://www.l2jbrasil.com/index.php?/topic/107157-l2-beta-ertheia/&do=findComment&comment=673397

Link para o comentário
Postado (editado) · Oculto
Oculto

" PHP - Variaveis "amigo vc vai ficar so postando esses pinga-pinga??? denunciuado esse seus dois topicos....

quando tiver algo de mais conteudo

ai sim.. mas criar topico so pra isso...... puts......

Deixa de ser ignorante cara, o cara vem aqui e posta um tutorial pra ajudar, e ainda vem dizendo " PHP - Variaveis "amigo vc vai ficar so postando esses pinga-pinga???" , se não gostou então sai, não precisa ser ignorante.

 

@Vert, muito bom o seu tutorial, vai ajudar muitos aqui.

Editado por BossForever
Link para o comentário

Muito bom @Vert

Simples direto e preciso!

Melhor que muito "tutorial" de links que nada explicam.

Porem você poderia fazer alguns tutoriais mais longos como por exemplo:

- Variáveis PHP e suas Aplicações Básicas: *colocando 2 ou 3 exemplos simples como o desta postagem.

Isso evitaria "alguns" usuários mais "reclamões" e ajudaria mais quem já tem alguma base a ampliar seu leque de informações.

 

Dica: integração com ".css" é algo muito vagamente comentado por aqui e que é de uma flexibilidade violenta. :wink:

Aquele abraço e até o próximo tutorial.

prja.png
Current Chronic: The Shadowy Nightmare (SDE-V7 Currently Under Construction)☜═㋡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado (editado) · Oculto
Oculto

Deixa de ser ignorante cara, o cara vem aqui e posta um tutorial pra ajudar, e ainda vem dizendo " PHP - Variaveis "amigo vc vai ficar so postando esses pinga-pinga???" , se não gostou então sai, não precisa ser ignorante.

 

@Vert, muito bom o seu tutorial, vai ajudar muitos aqui.

 

veja bem, n sei oq vc esta querendo..... quem tem reclamar algo aqui é o vert.... ok???? agora n sei oq vc quer , pq n vejo vc ajudando em nada.. n vejo ve trazendo nada de novo para forum.. nem ajudando ,. nem compartilhando P.... nenhuma.... agora pra falar M..... é com vc mesmo..... vai procurar oq fazer , vai ajudar alguem , vai compartilhar... vai ............................

 

PS forum cara n é so elogios n.. tem criticas tb...... eu acho esse 2 topicos no vert completamente inuteis e comentei so isso , quem quiser gostar q goste....

assim muit bom..... pessoal vai começar criar tutorial dizendo como fazer uma <div XXXXXXXX e fechar </div> ai faz outro tutorial dizendo como abri uma <li> e fechar uma linha </li> etccc... etc.... so no pinga pinga pow tenha do.... poe conteudo nisso.... pq n um tutorial com os 2 assumtos logo ..????????

Editado por tlutino

Projeto privado Lindvior - Ertheia


Source Godworld.



Ertheia -- > http://www.l2jbrasil.com/index.php?/topic/107157-l2-beta-ertheia/&do=findComment&comment=673397

Link para o comentário

BossForever e tutlino, vão brigar via MP e não sujem o tópico. A equipe L2j Brasil agradece.

 

Obrigado !

Editado por NattanFelipe

Você sabia que a L2JBrasil tem uma empresa de Hosting Oficial?
Conheça a L2JCenter.com

L2JBRASIL - 15 anos vendendo SS e flechas em Giran! (Trade / Adena)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom @Vert

Simples direto e preciso!

Melhor que muito "tutorial" de links que nada explicam.

Porem você poderia fazer alguns tutoriais mais longos como por exemplo:

- Variáveis PHP e suas Aplicações Básicas: *colocando 2 ou 3 exemplos simples como o desta postagem.

Isso evitaria "alguns" usuários mais "reclamões" e ajudaria mais quem já tem alguma base a ampliar seu leque de informações.

 

Dica: integração com ".css" é algo muito vagamente comentado por aqui e que é de uma flexibilidade violenta. :wink:

Aquele abraço e até o próximo tutorial.

 

Obrigado, eu pretendo postar um curso sobre PHP aqui, e logo mais sobre Tableless ( css3 e html5 ), Jquery etc...

Eu gostaria de saber na verdade se alguém se propõe a me ajudar..

Obrigado.

 

BossForever e tutlino, vão brigar via MP e não sujem o tópico. A equipe L2j Brasil agradece.

 

Obrigado !

 

Obrigado por organizar os comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao invés de criar vários tópicos, unifiquei tudo em um só..

 

Mas Wall, cada tópico vai ser um assunto, ex: não tem como você colocar os 5 livros da saga do Fallen ou da saga do Percy Jackson em um livro só, pois cada um vai ser uma história, um objetivo e um "vilão".

 

E tem outra Wall, não tem como eu ficar respondendo 100 questões sobre 100 assuntos no mesmo tópico, assim eu não dou conta não.

A organização seria 0.

Não tenho condições assim não brother.

Editado por vert
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Wall, cada tópico vai ser um assunto, ex: não tem como você colocar os 5 livros da saga do Fallen ou da saga do Percy Jackson em um livro só, pois cada um vai ser uma história, um objetivo e um "vilão".

 

E tem outra Wall, não tem como eu ficar respondendo 100 questões sobre 100 assuntos no mesmo tópico, assim eu não dou conta não.

A organização seria 0.

Não tenho condições assim não brother.

Você pode fazer um tópico só falando de PHP, outro de AJAX e assim vai.. Melhor do que 10 tópicos só de php aí mais 30 só de ajax..

Coloca as partes (assuntos) em spoilers..

//edit

E seria mais fácil criar PDF ou .DOC do Word sobre este assunto, vai por mim, apenas o tópico não ajuda muito.. Tem gente que baixa pdf para ler em tablet e afins

Editado por Wallace Carvalho

Caso tenha alguma sugestão para aplicativos, por favor envie por MP.

 WhatsApp: 22 98156-2591 

L2JDREAM PROJECT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer um tópico só falando de PHP, outro de AJAX e assim vai.. Melhor do que 10 tópicos só de php aí mais 30 só de ajax..

Coloca as partes (assuntos) em spoilers..

 

Maninho, isso é um "curso", cada assunto com tema separado *-*.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maninho, isso é um "curso", cada assunto com tema separado *-*.

 

eu to falando pra você fazer assim em 1 tópico

 

PHP - Introdução

  • texto
  • downloads
  • exercicios

PHP Variáveis

  • texto
  • downloads
  • exercicios

 

 

no download você põe as pdf ( cria pdf ou doc com o conteúdo explicativo)

upa em algum host e poe o link no topico

 

é melhor isso do que 1 tópico pra cada parte

php é muita coisa, seriam uns 30 tópicos só com o básico..

50 tópicos até ensinar a criar um script noob

Editado por Wallace Carvalho

Caso tenha alguma sugestão para aplicativos, por favor envie por MP.

 WhatsApp: 22 98156-2591 

L2JDREAM PROJECT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.