Jump to content



Arte Básica


lucasdanilo

Recommended Posts

Arte Básica

Entendendo como avaliar & categorizar uma arte

 

Basico

1º Deixe seu estilo suas preferencias fora disso, pois ninguem é igual a ninguem.

 

2º Admire a arte por alguns minutos, veja quais são os diferencias, os pontos a favor e os contras, categorize a arte!

 

3º Caso você não entenda o sentido da arte, Pergunte! Pois só entendendo a arte você irá conseguir julgar / categorizar a mesma.

 

4º Tipografia não é algo essencial numa arte, não tire pontos por quem não utilize, pois a tipografia é um incremento na arte, bastante usada por assinaturas.

 

5º Entenda algumas categorias de artes para aprender a categorizar.

 

6º Iluminação & Sombreamento é muito importante em uma arte, Avalie bem os pontos ativos e negativos.

 

7º Nunca desistimule um artista, pois você nunca sabe o dia de amanha, oque você não gosta, não quer dizer que outro não vá gostar.

 

8º Estude muito, quem vai julgar ou categorizar uma arte, tem que estar sempre estudando e se aprofundando em todos os métodos de artes.

 

 

Alguns tipos de artes :

abstrata, impressionista, expressionista, cubista, futurista, pop-art, dadaista, surrealista,realista etc.

Não coloquei todas no conteúdo pois iria ficar muito extenso, procurem !

 

Abstrata :

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Ao invés disso, usa as relações formais entre cores,

linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional".

 

Principais características da pintura:

A Arte que não é representativa por figurativos, é conhecida como Arte Abstrata.

E isto inclui a Pintura, arte digital, escultura, gravura, arte gráfica, pintura digital e outras técnicas).

Mesmo podendo conter algumas insinuações de imagens do mundo visível, sua característica é a representação por movimentos, luzes, cores, tons e sobre tons, nem sempre na contextualidade das cores vivas, mas podendo ser pastéis e neutras também. Aliás, muitos abstratos são usados apenas o preto e branco.

No entanto sempre poderá conter alguma conexão com o mundo visível, mesmo que aparente.

 

O distanciamento do aparente é a própria característica do Abstrato.

No momento em que o Expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo eram as considerações predominantes, o Abstrato foi a tendência direta de afastamento destas transformações estéticas para um novo olhar que se distanciou de fato do natural, e muitas vezes tornado-se algo irreconhecível, pois a premissa era exatamente esta, mostrar beleza além das formas conceituais existentes.

 

A manifestação está nas formas, nas cores e texturas, na liberdade de qualquer influência natural ou realidade. Não tem a tendência da representação de imagens.

Wassuly Kandisky foi um precursor, se bem quem, há quem defenda a hipótese de que até nas artes ruprestes já havia o abstratismo nas artes.

Além de Kandisky, outros mais seguiram tal linha de estética, como Robert Delaunay, Vladimir Tatlin, Kazimir Malevich e outros , até os tempos atuais, onde praticamente todos os artistas já fazem suas representações abstratas.

 

 

Impressionista :

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

 

Principais características da pintura:

• A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

• As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

• Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

 

 

Expressionista:

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.

 

Principais características da pintura:

pesquisa no domínio psicológico; cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Observação: Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento “Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe.

 

 

Futurismo:

O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.

 

Principais características da pintura:

- Desvalorização da tradição e do moralismo;

- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;

- Propaganda como principal forma de comunicação;

- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;

- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;

- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;

 

 

Realismo:

O realismo, como movimento artístico do século XIX, que se caracterizava pela oposição ao idealismo das escolas clássica, romântica e acadêmica, não deve ser confundindo com técnicas realistas de execução de obras de arte, ou seja, com o esmero do artista em reproduzir as imagens (em artes plásticas) tal qual as vê na realidade. Técnicas realistas de pintura e de escultura existem desde, ao menos, a Antiguidade clássica

 

Principais características da pintura:

  • Veracidade: Demonstra o que ocorre na sociedade sem ocultar ou distorcer os fatos

  • Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.

  • Retrato fiel das personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.

  • Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.

  • Amor: a mulher objeto de prazer/adultério.

  • Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos.

  • Determinismo e relação entre causa e efeito: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.

  • Linguagem próxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.

Fonte: Wikipédia

 

Se alguem quiser Incrementar algo no tópico ficarei feliz de atualiza-lo, pois vejo muitos que estão começando agora,

e outros que já tem certa habilidade sendo mal julgados pelos que se dizem Designer.

Obrigado e até mais!

Edited by lucasdanilo
Link to comment
Share on other sites

@Mickael

Leia os estilos e as caracteristicas, todos os estilos são usados por qualquer pessoa que se relaciona com designer, Sendo ela magnifica ou não

Você mais que ninguem devia saber disso aqui no forum.

falto alguns ai do tipo surrealismo, e pop-art que é usado aqui no fórum também, procure artes e veja as caracteristicas que vc vai entender melhor o sentido desse tópico.

Edited by lucasdanilo
Link to comment
Share on other sites

Exemplos

 

 

Surrealista

aA4vBHD.png

 

 

face_of_fire_by_fyrr7e-d6tfc0g.jpg

 

 

Futurista

tCAv2mw.jpg

 

Realista

r9pl.png

 

 

 

Abstrata tbm já foi usada, mais não tenho tempo pra ficar procurando.

Tudo é utilizado no dia-a-dia é só vc seguir as dicas que tá no tópico que vai aprender a indentificar !

 

Todas as artes desse post é aqui da L2JBrasil, não peguei os nomes dos autores, mais parabéns a todos ^^

Edited by lucasdanilo
Link to comment
Share on other sites

Eu deveria saber disso mais que ninguém aqui? Sou como qualquer um broder, nem melhor nem pior ;)

 

Você poderia ter traduzido suas teses para os termos e estilos de imagens que criamos hoje, ilustrado seu tutorial com coisas do dia a dia do fórum entendi?

Como o mestre SNK fez aqui http://www.l2jbrasil.com/index.php?/topic/72995-design-projeto-photoshop-total/

 

Obrigado pelo conteúdo e bons estudos a todos.

Edited by Mickael'
Link to comment
Share on other sites

@Mickael

Oque eu quis dizer, é que pra alguem que fica todos os dias avaliando as imagens da galera devia saber sim, é essencial saber categorizar uma arte.

// Chega de flood deixa o povo estudar o.O

// SNK é sim um bom designer, mais o tutorial dele tá do mesmo jeito que o meu, a diferença são as imagens, mais eu n preciso nem por imagem nesse tutorial, se vc não tá entendendo isso, Desculpa tentei ser bem claro :)

 

// Respondendo ao post debaixo desse.

;)

Edited by lucasdanilo
Link to comment
Share on other sites

Sim e eu sei, mas cada um tem um método de avaliação.

Não utilizo muito teorias e textos e sim oque eu vejo e oque os meus olhos gostam de ver e com isso avaliou.

 

Edit//

Já estudei isso no colégio e já revisei no curso de desenho.

 

Chega de flood.

Edited by Mickael'
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
  • Join now

    Be part of the largest and oldest communities about Lineage2 in Latin America.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.