Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

EUA abrem mão de poder sobre órgão que gerencia registros na web


Kelvin

Posts recomendados

  • L2JBr ADM

EUA passará controle sobre Icann a 'comunidade global', segundo jornais.

Órgão é o responsável por liberar endereços na internet.

 

 

dominiointernet1.jpg

 

O Departamento de Comércio dos

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
informou que deixará de exercer controle sobre as decisões da Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês), entidade responsável pelos domínios de internet, como “.gov” e “.com”, segundo jornais norte-americanos.

A guinada no posicionamento do governo dos EUA, que controla a entidade, ocorre depois de países como

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
e Brasil terem criticado o domínio norte-americano sobre o órgão, fundamental na administração da rede. O
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
foi feito pela União Europeia, que chegou a sugerir propostas para uma reorganização das decisões sobre a internet, o que, na prática, pretendiam um distanciamento dos EUA.

 

Segundo o “Wall Street Journal”, a preocupação dos EUA agora é que a Icann não seja influenciada por nenhum outro país. Segundo o secretário de comunicação do Departamento de Comércio, Lawrence Strickling, afirmou ao “Washington Post”, as incumbências da Icann serão transferidos para uma coalização formada por organizações de diversos países. Citando fontes anônimas, o jornal informou que a ideia é transferir as funções da Icann para a "comunidade global da internet".

Além disso, as autoridades exigiram em contrapartida que a segurança e a estabilidade da internet não sejam colocadas em risco, independentemente do modelo que a nova entidade irá seguir ou dos países que farão parte de sua gestão.

Segundo os jornais, não há data nem cronograma para que uma mudança seja colocada em prática. “A comunidade global estará completamente por dentro do que acontecer”, disse Fadi Chehade, presidente da Icann.

O contrato do Departamento de Comércio dos EUA para controlar a Icann vence em 2015. O primeiro deles foi firmado em 1998 e desde então vinha sendo renovado.

O Brasil pode ser parte da migração das funções de adminitração da Icann já que, em abril. São Paulo abrigará uma reunião sobre a governança da internet que contará com o presidente do Icann.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites






×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.