Jump to content
Grundor

A importância do funil de marketing para a divulgação do seu servidor de lineage2

Recommended Posts

Papangus, venho ao off-topic deixar um assunto que quero falar a comunidade do lineage a algum tempo já.

Embora eu seja profissional de TI, o marketing está presente na minha vida a bastante tempo, seja administrando os anúncios do https://top.l2jbrasil.com seja gerenciando propagandas dos negócios da família no facebook/instagram.

Antigamente, antes da internet ser tão usada, principalmente na televisão, os anúncios eram colocados no meio de um programa com alta audiência, forçando os telespectadores a conhecerem um produto ou um serviço. As empresas investiam em técnicas invasivas, nas quais o consumidor era interrompido em sua atividade para visualizar uma propaganda.

De fato, esse tipo de marketing ainda existe e traz resultados, mas é preciso acompanhar as tendências e investir em inbound marketing.

O inbound marketing se trata de uma estratégia que coloca a necessidade do cliente como foco, e não mais o produto ou o serviço. É necessário entender a necessidade do consumidor e oferecer soluções, atraindo-o de forma voluntária e fornecendo todas as informações para que ele tome a decisão de compra. Mas, até que ele chegue a isso, é preciso passar por várias etapas. Qual é a necessidade de um jogador de lineage 2 ou algum outro game? Passar o tempo? Fazer amigos?  é algo muito importante a ser identificado. 

Porque mensagens enviadas para o mesmo público podem ter uma performance melhor que outras?  Veja a imagem abaixo:

 

2QPEta0.png

Imagem retirada do analytics do sistema de push notification do top.l2jbrasil.com

A qualidade da arte é notavelmente importante, mas a mensagem passada pela mensagem também é importante, focando na necessidade e não no servidor em sí.

 

Pensando em um funil real, o topo tem área maior e vai se estreitando, até que um volume menor chega ao final. O funil de marketing segue essa ideia: começa com alto número de possíveis clientes e, no final, consegue extrair os mais qualificados.

cc25G0i.png

Imagem: Reprodução : https://www.legions.biz/blog/marketing-digital-conhecendo-funil/

 

 

Topo do funil

No topo do funil está o grande público, é a fase de atração, Hoje são milhões de pessoas usando a Internet, como atrair a atenção destes usuários para sua empresa (produto/serviço).

Existem as principais ferramentas publicitárias como: Google Adwords, Facebook Ads, Bing Ads, Linkedin ads, Twitter Ads, Native Ads entre outras, todas chamamos de forma resumida de Links Patrocinados.

Além do trabalho de SEO (Otimização para site de Busca) onde sua página precisa ser bem escrita para que os buscadores como Google, Bing, Yahoo entre outros encontre-a.

Os usuários são agrupados pelos seus interesses , games, comida, lifestyle, etc, e o conteúdo direcionado para as coisas que eles gostam será mais atrativo. 

Para conquistar esse objetivo, é necessário investir em estratégias com alto alcance, como sites direcionados (ex. Top L2jBrasil) e campanhas nas redes sociais.

É nesse estágio que possíveis "clientes" chegam até você, descobrem que você existem e ao acessar isso pode ou não se tornar uma conversão, que é um estágio do Meio do funil.

Meio do funil

Como falamos, no topo do funil há um grande número de possíveis consumidores da sua marca, mas nem todos eles vão se interessar pelo conteúdo,  os usuários que chegam a se cadastrar, efetuar um download . Este momento é quando o visitante da Internet teve um interesse por você, chamamos isso de conversão.

A quantidade de conversões está relacionado com o engajamento desse público que veio pelo topo do funil. Por exemplo vamos supor, você obteve 100 cliques na publicidade que você impulsionou no Facebook e apenas 40 cliques no seu banner do Top L2jBrasil, acontece que o Facebook gerou 2 registros e o Top L2jBrasil, 4, isso indica que a taxa de conversão do Facebook foi de 2% e o do top de 10%.  Isso acontece pois a probabilidade do Facebook gerar uma conversão é bem menor que a do top pois o link impulsionado pelo Facebook leva em consideração usuários que possuem engajamento com o conteúdo que você está divulgando, porém não estão propensos a consumirem seu produto/serviço, que nesse caso é o servidor de lineage2.

O usuários que estão navegando pelo top já foram convertidos e agora eles são Leads,  ou seja, eles além de terem sido convertidos pela peneira da conversão do funil, eles já possuem um relacionamento com  potencial para consumir "Lineage2" e estão muito mais propensos à consumir o seu serviço, nesse caso jogarem no seu servidor. Nesse caso a quantidade de cliques não é importante e sim a qualidade do público do site, compare a divulgação no facebook como pescar em um enorme lago, aonde você não faz ideia se vai pegar um peixe ou uma bota, e divulgar em um site de conteúdo direcionado como pescar em um aquário usando uma redinha.

Fundo do funil

Nesse estágio o usuário já está navegando no seu site,  é muito importante que o site esteja bem apresentável, consiga passar a informação que o usuário busca (um servidor estável, com potencial de ter comércio e jogabilidade, etc). Invista em técnicas que incentivem o lead a conhecer o que você tem à oferecer.

Sabemos que servidores de lineage 2 são temporário, pela minha experiência posso dizer que servidores pvp tem vida útil de 2 meses quanto low tem de 1 a 2 anos , porém mostre para aqueles que buscam a melhor oferta o que os seus jogadores fidelizados alcançaram jogando no seu servidor.

Divulgue os resultados obtidos através de fotos e vídeos e, se possível, peça aos seus players para mostrar, de forma natural e sincera, como foi a experiência com  o servidor(avaliações).

Nesse ponto você pode analisar melhor a taxa de conversão (navegou por mais tempo e/ou clicou em outros links no seu site, como o registre-se) e também a taxa de rejeição.

Para exemplificar vou postar aqui a taxa de conversão que eu criei no google analytics chamado "click at banner" que monitora o usuário que entrou no site e clicou em algum banner

sNwRotJ.png

 

Se quiser saber mais sobre como configurar "Goals" e monitoramento de conversão clique aqui: https://support.google.com/analytics/answer/1032415?hl=en

 

No relatório "Goal Flow" vc pode ver o funil trabalhando, mostrando pra mim como a conversão de "click at banner" acontece e quem são as fontes de tráfego mais rentáveis:  

 

DusjdSk.png

 

A categoria "Organic Search" (Google, bing, yahoo, etc) é a que mais gera tráfego e que mais gera clicks , e a social a que menos gera click, isso não significa que eu devo deixar de investir em tráfego social, mas que eu deva intensificar o marketing lá pois não estou atingindo os Leads do Facebook/instagram.

 

Se você falhar nesse ponto o lead não irá consumir seu  serviço e todo dinheiro que você investiu para afunilar usuários até chegarem no seu site foi jogado às traças.

 

Se sua estratégia tiver adequada ao seu público com certeza obterá sucesso. 

 

 

Se você quer mais conteúdo como esse deixe o seu joinha ?

 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Share this post


Link to post
Share on other sites

-- EDIT -- 

Pessoal, editei a postagem adicionando alguns relatórios do google analytics do top.l2jbrasil.com como exemplo ?

  • Like 1

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leitura essencial, não apenas para quem está em servidor, mas vale para outros produtos/serviços nesse meio!

 

Parabéns pela matéria, Grundor!

  • Like 1

Possui alguma dúvida em relação à configurações comuns de servidores de Lineage II? Consulte nossa área de Principais Dúvidas Resolvidas.

 

Atenção: Eu não dou suporte por MP, nem por nenhum meio de contato fora do L2J Brasil. Caso insista, será bloqueado e excluído.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...



     



  • Recently Browsing

    No registered users viewing this page.

  • Posts

    • Perdi 1h do meu tempo olhando cada comentario aqui nesse seu poste e sabe oque no final eu olhei ? Um caramada dando a tal atencao pra algo que foi jogado com erros, espero que voce Christian-SDM chegue mas longe viu . PARABENS MLQ, voce e unico que eu vejo aqui dando o tal suporte sem quere tirar lucro encima disso
    • Christian-SDM FAZ O QUE ELES TE PEDE BROTHER , VOCÊ É BOM NO QUE FAZ. FAZ TUTORIAIS, VIDEOS ETC.. SE ALGUÉM NÃO ENTENDER. QUE PERGUNTE NO TÓPICO OU TE MANDE UM PM.
    • A Regra diz justamente isso  Meu caro, as regras existem de vc chegar nessa comunidade, não é pq vc não concorda que vc vai mudá-las,  entende?  Você pode estar fazendo uma boa ação, mas pessoas podem utilizar dessa técnica para aplicar golpes e por isso ela não é permitida. Não estou julgando pro vc estar fazendo isso, mas vc ajudar via teamviwer está ajudando 1, vc incentivar ele a postar a duvida e vc responder vc ajudará centenas.  viu a diferença? Você pode fazer lives explicando como fazer algo, pode criar video tutoriais, novos tutoriais, casos de uso, enfim, vc pode ajudar e vc quer fazer isso pelo que entendi.   O que o moderador lhe sugeriu é o correto, ele apenas não lhe advertiu na primeira vez, por isso foi necessário fazer novamente, vc não deve criar essa prática nem essa cultura do suporte exclusivo, isso aqui é uma comunidade aberta, a dúvida de um pode ser a dúvida do outro amanhã e por isso somos quem somos hj pq muitos vão pro google pesquisar e nos encontram.   Meu "puxão de orelha" não é para lhe desanimar, pelo contrário, meu objetivo é justamente o contrário, eu quero com que vc participe e colabora exatamente como está fazendo, mas precisa entender que há limites e regras para que a comunidade continue a funcionar como está a 11 anos.   Qualquer outra dúvida ou resposta ao que postei favor encaminhar para minha caixa de mensagem privada para não poluir o tópico com esse assunto.
    • como vai atualizar pra 382, se essa revisão foi completamente alterada, a base foi retirada do site oficial da acis do tryskell, mas varios programadores trabalharam nesse pack, acredito eu!, nem a versão eu encontrei dentro do core, é completamente diferente da acis do tryskell, outras palavras, foi modificado.
    • ta normal amigo. mato raid bosses eles some na hora, e aparece no .raidinfo, ja os grand bosses, alguns demoram um pouco, dando //kill,  o sistema do jogo demora pra reconhecer, como queen ant e zaken por exemplo, mas ja baium ele some rapidamente, olha video ate o final, demorou mas ele some. E aparece normalmente no .raidinfo. Testa com char normal, e de preferencia online, porque online ele tem  delay e  o sistema trabalha melhor 😄    
    • bom meu querido olha ai o rapas deu report nos boss... :) :v
    • precisa atualiza as diff 382 e como atualiza?
    • //kill nos boss buga boss morre fica morto no chao e nao conta no .raidinfo  
    • Hola, como podría habilitar las subclass acumulativas, alguien me podría dar una mano? Gracias 
    • mas eu ajudo de graça, nossa! entao vc vai te que mandar umas 30 advertências ai falo, porque eu estalo eclipse, ensino como compilar via teamviewer, se isso é negativo em ajudar online, nem com os tutoriais feito sobre compilação, mta gente nao entendeu, via teamviwer foi uma forma rapida e facil de ajudar o pessoal da l2jbrasil, e ainda eu posto a solução do problema, nem moderador reclamo, ate sugeriu que eu posta-se a conclusão do problema!  se isso é errado, entao pode me dar as 30 advertencias ai falow
×
×
  • Create New...