Jump to content



Google Stadia: cinco polêmicas da plataforma de jogos após lançamento


Nattan Felipe

Recommended Posts

O Stadia, serviço do Google para streaming de jogos, foi lançado em 19 de novembro nos Estados Unidos e em outros territórios limitados, mas já gerou algumas polêmicas. Originalmente, ele promete transmitir games via Internet, sem a necessidade de um console ou de computador potente – apenas boa conexão com a rede e um aparelho compatível, como TV ou celular. Porém, problemas de atraso, poucos jogos e outros detalhes atrapalharam um pouco o lançamento da plataforma no mercado.

Relatos foram publicados no Twitter e em outras redes sociais, inclusive por veículos internacionais que analisaram o Stadia antes de seu lançamento, indicando, principalmente, os atrasos de conexão. Apesar de ser novo, o streaming já chega com certa desconfiança ao mercado, e algumas polêmicas acumuladas. Veja, nas linhas a seguir, os destaques mais controversos do Google Stadia.

Stadia promete rodar em diversos dispositivos diferentes, como PCs, TVs, Smartphones e Tablets — Foto: Divulgação/Google

Stadia promete rodar em diversos dispositivos diferentes, como PCs, TVs, Smartphones e Tablets — Foto: Divulgação/Google

 

1. Quando virão os acessórios?

O Google Stadia foi anunciado com bastante destaque não só para seu serviço de streaming, mas também para os acessórios oficiais que seriam produzidos pela empresa. O grande problema é que tais acessórios não ficaram prontos para o lançamento, o que gerou enorme estranheza. O grande destaque fica por conta do Stadia Controller, o joystick oficial do streaming, que ainda está sem data para chegar. Atualmente, é possível jogar com qualquer controle Bluetooth, mas o atraso é, no mínimo, um pouco bizarro.

Controle do Stadia ainda não saiu — Foto: Divulgação/Google

 

2. Cadê o Stadia?

O Stadia está disponível em, pelo menos, 14 países neste momento inicial: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Bélgica, França, Finlândia, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Alemanha, Irlanda e Dinamarca. Apesar de ser um número grande de países, algumas ausências são quase inexplicáveis. O Japão, por exemplo, que tem um enorme mercado de games e boa conexão com a Internet, ficou de fora. No Brasil, o serviço só chega de 2020 em diante, o que também gerou algumas reclamações – principalmente porque o Stadia tem bloqueio de região.

Stadia tem várias produtoras, mas só está em alguns países — Foto: Divulgação/Google

Stadia tem várias produtoras, mas só está em alguns países — Foto: Divulgação/Google

3. Poucos jogos

O Google Stadia seria lançado no mercado com menos de 15 jogos. Isso havia sido decidido há meses e assim ficaria, se não fossem reclamações de fãs. Perto do lançamento, o serviço anunciou que incrementaria o número, totalizando 22 títulos. O catálogo inclui alguns sucessos, como Final Fantasy 15 e Assassin’s Creed Odyssey.

Assasin's Creed Odyssey é um dos jogos do Stadia — Foto: Divulgação/Google

Assasin's Creed Odyssey é um dos jogos do Stadia — Foto: Divulgação/Google

4. Alto uso de dados

Chegamos a um ponto bem nebuloso do Google Stadia. Como ele exige Internet constante para funcionar, o consumo de dados pode ser alto. Isso gera problemas em locais onde a rede é controlada com base em dados limitados ou onde ela não é tão rápida. De acordo com o site Venture Beat, o serviço avisa que pode consumir entre 4,5 Gb e 20 Gb por hora, dependendo da qualidade visual do game. Red Dead Redemption 2, por exemplo, com resolução 1080p e suavidade a 60 quadros por segundo, consumiu 1,55 Gb em 13 minutos, nos testes do site. São números complicados para quem não tem estrutura de qualidade para conexão online

Red Dead Redemption 2 é um dos jogos que consomem mais no Stadia — Foto: Divulgação/Rockstar
 

Red Dead Redemption 2 é um dos jogos que consomem mais no Stadia — Foto: Divulgação/Rockstar

5. Conexão

Como citamos mais acima, a conexão pode ser um problema para o Stadia mesmo em locais onde a Internet tem alta qualidade. No teste do The Washington Post, o serviço apresentou atrasos em um jogo de tiro. O jornalista que realizou o teste alegou que a Internet lá era de altíssima qualidade e, mesmo assim, o Stadia não teve uma performance sem defeitos.

Google Stadia requer ainda muita conexão — Foto: Divulgação/Google

Google Stadia requer ainda muita conexão — Foto: Divulgação/Google

Para o futuro, o Google tem como objetivo vencer estes desafios e aprimorar seu lançamento, principalmente visando mercados onde a conexão não é tão boa ou de grande acesso, como é o caso do Brasil.

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

Possui alguma dúvida em relação à configurações comuns de servidores de Lineage II? Consulte nossa área de Principais Dúvidas Resolvidas.

Você sabia que a L2JBrasil tem uma empresa de Hosting Oficial?
Conheça a L2JCenter.com

L2JBRASIL - 11 anos vendendo SS em Giran! (Trade / Adena)

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Join now

    Be part of the largest and oldest communities about Lineage2 in Latin America.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.