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Operadores lógicos e matemáticos da linguagem Java

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Aritmética

Os operadores aritméticos são operadores binários, ou seja, funcionam com dois operandos. Por exemplo, a expressão “a + 1” contém o operador binário “+” (mais) e os dois operandos “a” e “1”.

Operação Operador Expressão algébrica Expressão Java
Adição + a + 1 a +1
Subtração - b -2 b -2
Multiplicação * cm c * m
Divisão / d / e d / e
Resto % f mod g f % g

observação importante: a divisão de inteiros produz um quociente do tipo inteiro, quando possuímos o número 1 maior que o número 2 por exemplo, a expressão 9 / 6 o resultado é interpretado como 1 e a expressão 23 / 8 é avaliada como 2, ou seja a parte fracionária em uma divisão de inteiros é descartada, não contendo nenhum arredondamento.

O módulo (%) fornece o resto da divisão, na expressão “x % y”, o resultado é o restante depois que x é dividido por y, sendo assim na expressão “7 % 4” o resultado é 3 e “17 % 5” o resultado produz 2. Esse operador é mais utilizado com operandos inteiros, mas também pode ser utilizado com outros tipos.

Precedência de operadores

Os operadores possuem regras que são aplicadas nas expressões aritméticas do Java, que são as mesmas seguidas em álgebra. Quando dizemos que os operadores são aplicados da esquerda para a direita, estamos nos referindo à sua associatividade.

Operadores de multiplicação, divisão e módulo são aplicadas primeiro. Por exemplo, quando aparecer uma expressão com várias dessas operações, elas serão aplicadas da esquerda para a direita.

As operações de adição e subtração são aplicadas em seguida.

Abaixo uma tabela de referência dos operadores e suas ordens de avaliação

Operador Operação Ordem de avaliação(precedência)
* / % Multiplicação Divisão Resto Avaliado primeiro. Se houver vários operadores desse tipo serão avaliados da esquerda para a direita
+ - Adição Subtração Avaliado em seguida. Se houver vários operadores desse tipo, serão avaliados da esquerda para a direita.
= Atribuição Avaliado por último
 
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public class Avalia_Precedencia {
 
  public static void main(String[] args) {
    int a = 30;
    int b = 5;
    int c = 10;
    int total = (a + b + c) / 10;  
    System.out.println("O resultado = "+total);
  }
}
Listagem 1. Avaliação da precedência dos operadores

Operadores de igualdade e operadores relacionais

Uma condição é uma expressão que pode ser verdadeira ou falsa, ou seja um valor do tipo Booleano.

A instrução de seleção if permite um programa tomar uma decisão com base no valor de uma condição.

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public class Operador_Igualdade {
  public static void main(String[] args) {   
    int idade = 16;  
    if(idade <= 16){
      System.out.println("É menor de idade");
    }
  }
}
Listagem 2. Exemplo de uma expressão com operador de igualdade

Na Listagem 3, o exemplo mostra uma condição que determina que a pessoa é menor de idade, ou seja, se a expressão é verdadeira (true). Se a condição for falsa (false), o corpo do if não é executado.

As condições nas instruções if podem ser formadas utilizando os operadores de igualdade (== e !=) e operadores relacionais (>,<, >=, <=). Tem que ser prestado muita atenção ao operador de igualdade, o qual possui 2 sinais de igual (==) , sendo bem diferente do que possui 1 igual (=) que apenas atribui valores.

Todos os operadores relacionais têm o mesmo nível de precedência e são associados da esquerda para a direita.

Operador de igualdade Operador de igualdade Exemplo de condição em Java Significado da condição em Java
Operadores de igualdade
= == x == y x é igual a y
? != x!= y x é diferente de y
Operadores relacionais
> > x > y x é maior que y
< < x < y x é menor que y
>_ >= x >= y x é maior que ou igual a y
<_ <= x <= y x é menor que ou igual a y

 

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public class Valor_Menor {
  public static void main(String[] args) {   
    int valorA = 14;
    int valorB = 20;   
    if(valorA < valorB)
      System.out.printf("%d é menor que %d", valorA, valorB);
  }
}
Listagem 4. Exemplo de operador relacional
 
Créditos : DevMedia.
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    • This is really helpful for people who do not comprehend the fundamentals of zone system. Nice tutorial.
    • quando coloquei os fakes pra se atacar ficou aparecendo esse erro ai alguem sabe oq é ?   como se eles nao conseguisse dar tovila e voltar
    • Vai em: gameserver\config\customs\SpecialMods.properties # Custom Spawn for news players CustomSpawn = false -> true RandomAreasSpawn = 1 # X, Y, Z custom_spawn1 = 45928, 49912, -3056 (digite /loc e pegue a localização de onde ele vai nascer) custom_spawn2 = 45928, 49912, -3056 custom_spawn3 = 45928, 49912, -3056
    • Nice men ! Amigos como puedo hacer para que mi nuevo player vaya a talking Island en vez de irse a Giran ?
    • Pequena correção para quem pretender usar essa REV e ter jóias boss nos boss... O NPC Gatekeeper of Fire Dragon (npc que abre a porta até o Heart of Volcano) não estava abrindo a porta. Então procurei sobre isso e achei um tópico relacionado a Frozen 1132 mas com a solução definitiva para isso. Caminho para correção na Source: net.sf.l2j.gameserver.scripting.scripts.teleports Procure por:   elif npcId == 31384 : #Gatekeeper of Fire Dragon DoorTable.getInstance().getDoor(24210004).openMe() return elif npcId == 31686 : #Gatekeeper of Fire Dragon DoorTable.getInstance().getDoor(24210006).openMe() return elif npcId == 31687 : #Gatekeeper of Fire Dragon DoorTable.getInstance().getDoor(24210005).openMe() return   E altere os números em vermelho para: 4 5 e 6 respectivamente.   elif npcId == 31384 : #Gatekeeper of Fire Dragon DoorTable.getInstance().getDoor(24210004).openMe() return elif npcId == 31686 : #Gatekeeper of Fire Dragon DoorTable.getInstance().getDoor(24210005).openMe() return elif npcId == 31687 : #Gatekeeper of Fire Dragon DoorTable.getInstance().getDoor(24210006).openMe() return   Correção simples mas que vai ajudar quem queira moldar seu servidor nesse estilo. Créditos pela correção: leozinhobr2    
    • Você está usando a ultima atualização postada? se não baixa e tente novamente, pode resolver seu problema e conserto de alguns bugs já relatados. Se tiver mais alguma dúvida pergunte no forum de duvidas, que responderemos da mesma forma. https://www.l2jbrasil.com/forum/18-dúvidas/
    • Você sabe como resolver esse erro? O gameserver nunca passa disso...
    • Obrigado a todos pela resposta do tvt 2x2 e 4x4 etc, eu não tenho conhecimento desse evento e coisas semelhantes. Show
    • cara esse evento sempre foi assim. não cola o cara participar do evento se n ganhar nada. o servidor entrega a equipe ganhadora uma quantidade que vc configura exe.: 5 Turnamente o perdedor para n ficar triste o server da 1 pra ele. mas é só vc colocar 0 e pronto.
    • acho que eles erraram na descrição, pois como vai tirar um item que eles não tem.. como pode ver na função Reward = Recompensa eu penso assim, equipe vencedora ganha 5 itens e a equipe perdedora ganha 1 = como premio de participação. 
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