Jump to content



Perguntas frequentes sobre Linux com respostas


Hacker_Buiu

Recommended Posts

Tem dúvidas sobre o Linux? Continue lendo e esclareça!

Quem criou o Linux?
Linus Torvalds com a ajuda de hackers do Minix.

O que é Linux?
É o Kernel, núcleo do sistema operacional, por isso apelidei de coração do sistema, assim como o coração fornece vida para nós seres humanos, o Kernel dá vida ao sistema operacional.

O que é GNU?
É um projeto criado por Richard Stallman, no final de 1983, com a ambição de criar um sistema operacional de código aberto e livre. GNU foi baseado no Unix, mas seu nome é um acrônimo para "GNU NOT UNIX", que traduzido para o português é "GNU NÃO UNIX", ou seja, mesmo que seja baseado, a ideia era criar algo diferente.

O que são patches?
Como se fossem "remendos" nas feridas do sistema, ou seja, são correções de falhas no sistema.

Por que o GNU/Linux tem o coração (Kernel) mais saudável?
O mais provável é porque foi criado com Kernel monolítico e modular, o monolítico executa melhor desempenho, torna o sistema mais leve, e faz com que o mesmo sistema fique mais seguro, e o modular carrega módulos para tornar o sistema mais enxuto/leve/compacto.

Qual o GNU/Linux é indicado para leigos?
Ubuntu ou mint.

Qual o programa que facilita a instalação de programas no GNU/Linux?
Synaptic, que foi criado pelo brasileiro Alfredo Kojima.

Por que o GNU/Linux não tem código malicioso se todo mundo pode contribuir?
Porque o código do kernel é avaliado, se ocorrer de haver algo malicioso, o que é raro, o código é rejeitado.

Porque devo adotar Linux na minha empresa?
Porque é leve, robusto, seguro, estável, transparente, confiável, flexível, personalizável, gratuito, intuitivo, dedutivo e sem falar que a maioria das distros oferecem privacidade. O Código é aberto para aperfeiçoar o sistema. Não tem crack e é livre o que evita a pirataria de software. Não tem número de serial para verificar a integridade do programa, já que o checksum é a verificação do programa por um código especifico. O Firewall IPTABLES te dá total liberdade para você criar sua própria regra de segurança. Não tem desfragmentador de disco para organizar os arquivos do HD,pois a estrutura de diretórios já organiza. A empresa sabendo que o Linux é gratuito,irá investir apenas em qualificação do funcionário,ao qual chamamos essa qualificação de LPI (Certificado de profissional em Linux). É um preço muito baixo comparado ao DVD original do Windows que custa muito caro ou a empresa pode solicitar a LPI no currículo do funcionário,pois nenhum funcionário é permanente.

Maldita inclusão digital.

Link to comment
Share on other sites

  • L2JBr ADM

Olá @Hacker_Buiu

Seja bem vindo a nossa comunidade e fico muito feliz de ver que temos membros que tem um interesse maior em Linux.

Eu abandonei o Windows e relatei rapidamente como superar os problemas de compatibilidades com jogos no lutris:

Infelizmente ainda tenho que voltar ao windows para usar alguns programas da Adobe (photoshop, premiere etc) e outros específicos que infelizmente não ficam a mesma coisa via Wine. Até tentei usar Gimp, DaVinci Resolve, Openshot etc, mas para esses programas de uso acasional não anima aprender um software novo. 

Já usei Ubuntu e todos os flavors que ele tem, manjaro, mint e adotei o Kubuntu como distribuição Desktop, o KDE deixa você fazer altas alterações no estilo e você monta sua estação de trabalho do jeito que você quiser.

Pra servidores também usamos bastante Centos, Debian e outros derivados, todos grátis e com investimento em conhecimento ao invés de licenças você consegue um alto nível técnico pra usar ferramentas que não são capazes de existir no Windows.

Seria interessante termos mais membros curiosos sobre Linux.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Join now

    Be part of the largest and oldest communities about Lineage2 in Latin America.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.