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Marcell_xD

[Tutorial] Balaceamento de class

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Creio que issu e duvida de muitas pessoas como balancear as classes do seu servidor,vou deixar aqui algumas formas de você balancear as classes.

Antes de tudo recomendo você editar e ir testando para ver se ficou bom agora o balanceamento das classes e de acordo com cada um,pois também depende dos itens do seu servidor.

Também depende da jogabilidade de cada jogador pois com seu servidor on tem gente que fica reclamando de tal classe,pode ser que também que o player não saiba jogar com tal class,porque ja vi gente de Phoenix Knight reclamando de Adventure correr muito dizendo que o skil Dash tava bugada :)

 

 

No navicat há um table chamada "char_templates"

 

STR = Força, influencia no Power Atack Fisico.

DEX = Dextreza, influencia na velocidade de ataque fisico, velocidade de corrida, chance de critico fisico, esquiva de golpes fisicos.

CON = Condicionamento, influencia na quantidade de HP e CP, capacidade para carregar peso, chance de se tomar ou nao Stun.

INT = Inteligencia, influencia na força de ataques magicos, chance de debuffs e curses pegarem.

WIT = Influencia na velocidade do Cast Speed.

MEN = Mentalidade, influencia na sua defesa magica.

 

 

Em algumas rev's vem o mod de balancear classes procure em seu gameserver/config se há algo como ClassDamages.properties,nesta area você diminui ou aumenta os numeros conforme você achar melhor.

 

Duelist__ToFighter=1.0
DreadNought__ToFighter=1.0
Phoenix_Knight__ToFighter=1.0
Hell_Knight__ToFighter=1.0
Sagittarius__ToFighter=1.0
Adventurer__ToFighter=1.0
Archmage__ToFighter=1.0
Soultaker__ToFighter=1.0
Arcana_Lord__ToFighter=1.0
Cardinal__ToFighter=1.0
Hierophant__ToFighter=1.0
Eva_Templar__ToFighter=1.0
Sword_Muse__ToFighter=1.0
Wind_Rider__ToFighter=1.0
Moonlight_Sentinel__ToFighter=1.0
Mystic_Muse__ToFighter=1.0
Elemental_Master__ToFighter=1.0
Eva_s_Saint__ToFighter=1.0
Shillien_Templar__ToFighter=1.0
Spectral_Dancer__ToFighter=1.0
Ghost_Hunter__ToFighter=1.0
Ghost_Sentinel__ToFighter=1.0
Storm_Screamer__ToFighter=1.0
Spectral_Master__ToFighter=1.0
Shillien_Saint__ToFighter=1.0
Titan__ToFighter=1.0
Grand_Khauatari__ToFighter=1.0
Dominator__ToFighter=0.4
Doomcryer__ToFighter=1.0
Fortune_Seeker__ToFighter=1.0
Maestro__ToFighter=1.0

 

Outra dica e editar as skills para que ajude no balaceamento,por exemplo a class Titan o Frenzy dependendo de rev's quando você ativa ele você fica com P.atk absurdo.

 

Para balacear o P.atk você teria de editar os numeros abaixo em negrito de acordo com cada arma equipada.

 

<table name="#swordblunt"> 2.0 2.5 3.0 </table>

 

 

<skill id="176" levels="3" name="Frenzy">
 <table name="#swordblunt"> 2.0 2.5 3.0 </table>
 <table name="#twohands"> 2.5 3.0 4.0 </table>
 <table name="#polearm">2.0 2.5 3.5</table>
 <table name="#other"> 1.15 1.20 1.25 </table>
 <table name="#Tab-accCombat"> 4 4 4 </table>
 <table name="#mpConsume"> 14 21 25 </table>
 <table name="#aggro"> 303 438 523 </table>
 <set name="mpConsume" val="#mpConsume"/>
 <set name="power" val="0.0"/>
 <set name="target" val="TARGET_SELF"/>
 <set name="condition" val="32"/>
 <set name="reuseDelay" val="600000"/>
 <set name="hitTime" val="1500"/>
 <set name="skillType" val="BUFF"/>
 <set name="operateType" val="OP_ACTIVE"/>
 <set name="castRange" val="-1"/>
 <set name="effectRange" val="-1"/>
 <set name="aggroPoints" val="#aggro"/>
 <cond msg="Can be only used when HP is 30% or lower">
   <player hp="30"/>
 </cond>
 <for>
   <effect name="Buff" time="90" count="1" val="0" stackOrder="1" stackType="OrcBuff">
     <add order="0x40" stat="accCombat" val="#Tab-accCombat">
      <and>
         <using kind="Big Sword,Big Blunt"/>
      </and>
     </add>
     <mul order="0x30" stat="pAtk" val="#swordblunt">
      <and>
        <using kind="Sword,Blunt"/>
      </and>
     </mul>
     <mul order="0x30" stat="pAtk" val="#twohands">
       <and>
        <using kind="Big Sword,Big Blunt"/>
      </and>
     </mul>
     <mul order="0x30" stat="pAtk" val="#polearm">
      <and>
        <using kind="Pole"/>
      </and>
    </mul>
     <mul order="0x30" stat="pAtk" val="#other">
       <and>
         <using kind="Dual Fist,Dual Sword,Fist,Etc,Pole,Bow,Dagger"/>
       </and>
     </mul>
   </effect>
 </for>
</skill>

 

 

Também em casos de skills de necros serem 100% você edita o power delas que e referente a chance.Onde está 20 significa 20% de chance você vai editando conforme achar melhor.

 

<set name="power" val="20"/>

 

 

<skill id="1170" levels="13" name="Anchor" enchantLevels1="30" enchantLevels2="30" >
 <table name="#enchantMagicLvl"> 76 76 76 77 77 77 78 78 78 79 79 79 80 80 80 81 81 81 82 82 82 82 83 83 83 84 84 85 85 85 </table>
 <enchant1 name="magicLvl" val="#enchantMagicLvl"/>
 <enchant2 name="magicLvl" val="#enchantMagicLvl"/>
 <table name="#ench2MpConsume">
 54 54 53 53 52 52 51 51 50 50
 49 49 48 48 47 47 46 46 45 45
 44 44 43 43 42 42 41 41 40 40
 </table>
 <table name="#ench2MpConsume_Init">
 13 13 13 13 13 13 12 12 12 12
 12 12 12 12 11 11 11 11 11 11
 11 11 10 10 10 10 10 10 10 10
 </table>
 <table name="#ench1Power">
 20 20 20 20 20 21 21 21 21 21
 21 22 22 22 22 22 22 23 23 23
 23 23 23 24 24 24 24 24 24 25
 </table>
 <table name="#mpConsume_Init"> 8 9 10 11 11 11 12 12 13 13 13 14 14 </table>
 <table name="#mpConsume"> 31 35 38 41 43 44 46 48 49 51 52 53 55 </table>
 <table name="#magicLvl"> 40 48 52 56 58 60 62 64 66 68 70 72 74 </table>
 <set name="mpInitialConsume" val="#mpConsume_Init"/>
 <set name="mpConsume" val="#mpConsume"/>
 <set name="save" val="4"/>
 <set name="magicLvl" val="#magicLvl"/>
 <set name="power" val="20"/>
 <set name="lvlDepend" val="1"/>
 <set name="target" val="TARGET_ONE"/>
 <set name="reuseDelay" val="400000"/>
 <set name="hitTime" val="6000"/>
 <set name="skillType" val="PARALYZE"/>
 <set name="isMagic" val="true"/>
 <set name="operateType" val="OP_ACTIVE"/>
 <set name="castRange" val="400"/>
 <set name="effectRange" val="900"/>
 <enchant1 name="power" val="#ench1Power"/>
 <enchant2 name="mpConsume" val="#ench2MpConsume"/>
 <enchant2 name="mpInitialConsume" val="#ench2MpConsume_Init"/>
 <for>
   <effect count="1" name="Paralyze" time="10" val="0"/>
 </for>
</skill>

 

 

Editando também os itens custom do seu servidor ajuda muito a balacear,um servidor com poucos custom e bem mais facil de balancear.

Exemplo :

 

<mul order="0x30" stat="pDef" val="1.1"/> < VOCÊ EDITA CONFORME IR ACHANDO MELHOR

 

 

<skill id="5300" levels="1" name="Titanium Heavy Armor Set">
<!-- Titanium Heavy Armor

Description: DEX-2
            STR+2
            P. Def. +10%
            maximum HP +750
            Sleep/Hold -75%
            Poison/Bleed attack -75%
            When all set items are enchanted by 6 or higher, P. Def. and MP regeneration rate will increase.-->
 <set name="power" val="0.0"/>
 <set name="target" val="TARGET_SELF"/>
 <set name="skillType" val="BUFF"/>
 <set name="operateType" val="OP_PASSIVE"/>
 <set name="castRange" val="-1"/>
 <set name="effectRange" val="-1"/>
 <for>
   <mul order="0x30" stat="pDef" val="1.1"/>  < VOCÊ EDITA CONFORME IR ACHANDO MELHOR
   <mul order="0x30" stat="mDef" val="1.1"/> <!-- P Def. +10% -->
   <mul order="0x25" stat="pAtkSpd" val="1.1"/> <!-- Attack Speed +6% -->
   <add order="0x40" stat="maxHp" val="750"/> <!-- Maximum HP +750 -->
   <mul order="0x30" stat="sleepVuln" val="0.75"/> <!-- Sleep Resistence +75% -->
   <mul order="0x30" stat="rootVuln" val="0.75"/> <!-- Hold Resistence +75% -->
   <sub order="0x40" stat="DEX" val="4"/> <!-- DEX -2 -->
   <add order="0x40" stat="STR" val="2"/> <!-- STR +2 -->
 </for>
</skill>

 

 

 

Creditos : Marcell_xD

Edited by Marcell_xD
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Onde ta 20 de power não significa 20% não,se fosse assim não adiantaria bufar e usar skills com resist a debuff,pra uma skill pega depende dos buffs,dyes e status.

 

Uma dica pra equilibrar as classes é bater pvp com alguem que saiba jogar ¬¬

Unicas skills apelonas no interlude são angelic,gutts,frenzy,zealot e as skils de invul é aconselhável um delay.

anchor,stun,e outros debufs tem que pegar se não tira a graça.

 

Se eu estiver enganado e ali for power 20 = 20% fail total isso

Edited by IronMaiden

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@ IronMaiden

 

Também acho que não e 20% mais pelo que eu saiba deveria ser assim néh,mas fica a criterio de quem quiser por a quantidade que achar melhor,logico que tem que pegar as skills em momento nenhum eu disse que não teria de pegar ta ali a dica pra quem tem skill com 100% de chance fica ridiculo né o cara da stun e depois so matar você,ter pegar tem mais com moderação nao algo absurdo.

 

 

@BladeDancer

 

Obrigado... estamos aqui para ajudar.


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Acredito em o que deziquilibra as classes são somente os custons itens adicionados!

Mais mesmo assim valeu, ajuda muito e eu vou fazer um test aqui no meu servidor e ver como

que fica :happy:


logolawliet.jpg

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Nao sao somente os customs os enchants tambem desequilibram muito o servidor.Muito bom o Tutorial Concerteza Vai Ajudar Muito iniciante.Continue assim


"Seja feliz do jeito que você é, não mude sua rotina pelo o que os outros exigem de você, simplesmente viva de acordo com o seu modo de viver."



(Yato - Noragami)

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gostei do q o IRON MAIDEN flw anchor, stun e outros debuf tem q pega se nao tira a graça, montei um servidor a poko tempo atras, a ond os players viviam reclamando de anchor e debuf + se for pra tirar essas skills, q na minha opinião e a ond tem a magia nas classes de Mage, prefiro não mexer + com l2.

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nao tem segredo tudo isso q ele flw vc simplesmente, mexe no char_templates no seu bancos de dados no navicat, e em class.ini nas configs de seu servidor, balanceamento de classe fica a gosto de cada um mano, se ele fizer uma video aula, o balanceamento vai ficar do gosto dele, e de repente não do seu gosto.

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mas se eu quiser só subir o Cashing spd de algum mago só q n seja pelo char_templates?

 

Bom se vc quiser só subir o casting.speed de algum mago so procura pela ClassId no Char_Templates, em seu Banco De Dados a coluna WIT,

eu pessoalmente prefiro balancea por la, pois so mexo com serve low rate, + se o

seu serve tem custons é bom vc balancea o char_templates, os custons e class.ini.

Edited by KALIGULA

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rsrs .. Eu pensando que seria tudo isso pronto pra download.

adaptado para L2JFrozen.

mais pelo jeito eu mesmo que vou ter que fazer isso :(

Obrigado por compartilhar sua experiencia :D

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Mock

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Não iria adiantar de nada eu fazer as modificações e postar pra download,pois balanceamento de class varia de acordo com cada servidor,status,custom e etc..

Entendeu ? Por isso vocês mesmo tem que modificar de acordo com oque vocês acharem melhor.


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Não iria adiantar de nada eu fazer as modificações e postar pra download,pois balanceamento de class varia de acordo com cada servidor,status,custom e etc..

Entendeu ? Por isso vocês mesmo tem que modificar de acordo com oque vocês acharem melhor.

Mais tipo ser vc faz as modificaçoes bem balanceada vai fica massa muitos vao usa !!!

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Amigos gostaria de saber como eu edito os debufs, pq tem uns debufs como o Touch of death que esta tirando 5 buffs, gostaria de saber como edito pra diminuir para 2???

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Marcel_xd boa noite^^

Sou novato nessa area e queria uma ajuda.

1° como faço para editar 1 skil de acordo com a rota de enchante dela, por exemplo a skil fear no hi5 ela se enchantada para coast pega mais do que para chance.

 

Outra ajuda se poder pfv^^

 

2° como edito todas as skils que tiram buffs (de-buffs) para que elas não cancelem nenhum fora de arena de oly?

 

Exemplo, talismãs de buff steal, mage bane, warrior bane, adaga pvp, como faço para que esses debuffs apenas funcionem em olympiada?

 

Se vc ou alguem que souber puder me ajudar serei eternamente grato !!

Att^^

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