Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como criar Chibis


DCSolution

Posts recomendados

Antes de tudo você sabe o que é chibi?

Chibi é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças no mesmo tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental.

Fonte: Wikipédia

Existem algumas características quase obrigatórias quanto aos chibis, como por exemplo, a ausência do nariz, cabeças maiores do que a proporção natural com o corpo, as mãos tem diversos tipos, podendo ter três dedos, não existem detalhes pequenos nos chibés, como por exemplo, cadarço nos sapatos.

A ideia do Chibi é simplicidade. Ressaltando sempre o sentimento envolvido. São desenhos melodramáticos ou eufóricos, eles exaltam ao máximo o sentimento do desenho.

Nesta madrugada eu resolvi tentar desenhar um Chibi e em pouco mais de quatro horas minha arte ficou pronta, claro que não é nada profissional e que eu dei uma “booooooooooouuuuuua” estudada antes de começar a rabiscar por ai.

Primeiro vasculhei vídeos e mais vídeos no Youtube vendo como são feitos os Chibis à mão. Depois peguei meu caderninho, com linhas mesmo, afinal a ideia seria renderizar posteriormente, as linhas não seriam problemas, peguei uma lapiseira, mas o ideal é desenhar a lápis. Uma caneta porosa de ponta fina e uma tinteira de ponta grossa.

E aqui chegamos...

O Chibi feito no caderno.

chibi_caderno.png

Não se importe com os traços errados, você arruma na renderização depois.

Depois disso, tive que tirar uma foto porque o meu scanner entrou em greve.

Renderizei pelo photoshop, contornando as linhas com a pentool, bom eu não fiz apenas riscos, havia gravado um vídeo, mas ele ficou com 30gb então não vai ter como ir para Youtube. Vou tentar explicar com uma imagem o processo que usei para renderizar...

chibi_renderizado.png

Não se preocupe se um traço saiu torto novamente, tente manter uma tipo de desenho, mas não precisa ser milimétrico. Como a imagem usada de início continha um tamanho equivalente a 3.000 x 3.500 e a renderização também manteve este tamanho, na hora de colorir você irá reduzir aproximadamente 400% do tamanho. Eu trabalhei com uma tela de 800 x 600 para colorir.

Depois de concluído comecei a pintura, cada cor usada é uma camada, diferente do contorno, onde todo o contorno é uma única camada. Eu pintei com cores sólidas, os efeitos deixei para o fim...

chibi_colorido.png

Para colorir eu criei mascaras de cada cor e parte do corpo e as pintei em camadas isoladas, depois com um pincel macio, de pixel 12 fui fazendo o efeito mais escuro, usando sempre a mesma escala de cor.

Esta parte branca onde deveria ser a pele, é porque eu cometi uma falha aqui na hora de tirar os printscreens e não queria abrir o arquivo original porque já havia fechado o Photoshop. (O Comp***dor tadinho sofre com o PS)

Então eu comecei a pensar nas sombras, vou confessar que depois de um dia inteiro estudando sobre isso e 4 horas executando eu realmente não pensei na perspectiva e na sombra, apenas fiz.

chibi_final.png

Apaguei possíveis borrões e afins, conferi se haviam ainda falhas na arte e por fim fechei e salvei o arquivo.

Basicamente é isso, se você sabe olhar para um objeto e desenhá-lo no papel, pense no caso, não é fácil, mas quem disse que isso é impossível ou difícil estava mentindo. Este foi meu primeiro Chibi, minha primeira renderização ou vetorização sei lá, chame como queira, e a minha primeira coloração no Photoshop e em qualquer outra ferramenta. Sempre trabalhei com imagens prontas apenas colocando efeitos sobre elas.

chibi_artwork.png

Não ficou muito bonito, mas foi o primeiro chibi então acho que o resultado foi melhor do que o esperado.

Até a próxima. Abraços.

 

 

 

Fontes:

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Muito interessante! :D

Aqueles wallpapers fodásticos do lineage passam por processos semelhantes a esse aí. Só detalham mais a cor.

 

Obrigado por compartilhar conosco!

"O tamanho dos teus sonhos deve sempre exceder a tua capacidade atual para alcançá-los.
Se os teus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente." - Ellen Johnson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o AiroN, Super Interessante, só que sou tão ruim no photoshop quanto desenhar no caderno .

 

Vou tentar fazer um chibi, mais só depois que ajeitar novo note do meu véio . :lala:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem estiver afim de acompanhar como é o processo:

 

396238_332593636790832_100001205944979_1034379_150550428_n.jpg

 

429381_335869499796579_100001205944979_1043250_440869597_n.jpg

 

422405_340425712674291_100001205944979_1054756_1985969763_n.jpg

 

 

Não é muito difícil, basta seguir algumas regrinhas básicas, no caso de chibis conteúdo na internet é o que não falta ensinando ou tentando ensinar.

 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho uma vontade de aprender a criar esses bonequinhos. Começar desde o processo de desenho até a coloração. Acho muito bacana!

Eu desenho até bem, pena que me falta tempo e coloração não é muito a minha praia rs

Optei pelo caminho Web... Web Designer. Mas um dia ainda vou dedicar meu tempo a aprender mexer nesses bagui rs

 

Muito bom, parabéns!

"O tamanho dos teus sonhos deve sempre exceder a tua capacidade atual para alcançá-los.
Se os teus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente." - Ellen Johnson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tem mais vídeos no canal, comecei a detalhar agora os vídeos.

 

 

Para quem quer acompanhar:

 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.