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Mergulhando a fundo no mundo de Avowed


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Na recente transmissão de

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, a Obsidian Entertainment compartilhou os detalhes mais abrangentes até agora do futuro RPG de ação e fantasia:
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Mas aquilo foi só a ponta do iceberg do que o jogo tem a oferecer. No episódio especial de hoje do The Official Xbox Podcast (somente em inglês), a diretora de Avowed Carrie Patel, e o diretor de gameplay Gabe Paramo compartilharam mais detalhes da missão apresentada durante o Developer_Direct, contanto momento a momento a experiência do sistema de combate flexível, e onde essa missão paralela se encaixa na narrativa principal de Avowed.

A mais recente apresentação de Avowed nos deu uma boa ideia do que esperar de Shatterscarp, uma parte da ilha ecologicamente diversa das Living Lands, tudo no mesmo universo da série de CRPG da Obsidian, Pillars of Eternity. Mas o que torna Avowed um jogo muito com a cara de Obsidian vai muito além da semelhança de cenário no mundo de Eora.

“É sobre nossa abordagem centrada no jogador na hora do ‘role play’”, compartilhou Patel. “A forma como abordamos escolhas e consequências é dando aos jogadores oportunidades de definir quem eles são nesse mundo, como eles querem se comportar – qual fantasia, quais desafios eles desejam enfrentar”.

Isso tudo é parte da abordagem da Obisidian de “seu mundo, seu jeito”, e os jogadores vão sentir o peso das escolhas a todo momento em cada golpe, bloqueio e feitiços lançados.

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O que se sobressai não é só a variedade de formas que se pode engajar em combate – alguns exemplos incluem o clássico espada e escudo, arma e espada estilo samurai e segurar duas varinhas em cada mão como se fosse um feiticeiro no velho oeste – mas também como você frequentemente vai querer (ou precisar) alterar seu equipamento para melhor se adequar ao que você encontrar pela frente. Esses conjuntos de equipamentos (loadouts) também são complementados por habilidades, e a Obsidian tem bastante material para tirar do universo de Pillars of Eternity.

“Queríamos poder pegar o tanto de habilidades que pudéssemos das árvores de habilidades – e categorizá-las de maneira um pouco diferente para que o jogador não se sinta preso a uma única escolha no início do jogo”, disse Gabe Paramo, diretor de jogabilidade.

“Eles podem combinar diferentes habilidades para obter alguma variedade. Você pode se comprometer a ser um guerreiro, mas não é um conjunto de classe obrigatório.” E se você quiser experimentar uma nova leva de habilidades, sempre pode zerar as habilidades do personagem e recomeçar.

Companheiros têm ligações profundas com diferentes regiões das Living Lands, e todos têm suas próprias razões pessoais para querer se aliar ao jogador”

Gabe Paramo, diretor de gameplay

Vimos ótimos exemplos disso no Developer_Direct: usar duas varinhas serviu como um controle de multidão efetivo quando um grupo de pequenos Xaurips atacaram o jogador. Porém, em um encontro mais de um contra um, com um oponente um pouco maior, usar uma varinha de gelo para congelar um inimigo e, em seguida, despedaçar o bloco recém-congelado com um ataque poderoso carregado de uma espada na mão secundária funcionou lindamente.

Paramo citou outra combinação astuta: “Com ‘into the Fray’, você pode usar uma habilidade de bola de fogo que cria uma habilidade de área de efeito no chão e, em seguida, puxar o inimigo para o fogo”.

Isso faz parte de um sistema elemental abrangente que entra em jogo tanto dentro quanto fora do combate. Paramo continua: “você pode atear fogo nos inimigos, você pode congelá-los, ou dar choque, há objetos no cenário que você pode interagir. Eles não estão apenas em armas, em varinhas – você pode encontrá-los em espadas, certas habilidades podem causar dano elemental. E seus companheiros também podem”.

Patel contou mais sobre os companheiros, porque seu héroi não vai vagar pelas Living Lands sozinho. “Todos têm ligações profundas com diferentes regiões das Living Lands, e todos têm suas próprias razões pessoais para querer se aliar ao jogador e ajudá-los a resolver os grandes conflitos que você encontra ao longo do jogo. Eles são seus aliados – de certa forma, seus conselheiros, seus guias locais. Eles fornecem muitos comentários adicionais e contexto que revela algo sobre seu personagem, mas também sobre o canto do mundo que você está explorando”.

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Eles também são seus aliados em batalhas. Kai, que vimos no Developer_Direct, Desempenha um papel de tanque, atraindo a atenção dos inimigos, enquanto Giatta, que também faz uma aparição, mantém o grupo curado. Espere encontrar mais durante suas jornadas pelas Living Lands.

“Uma das grandes alegrias de ser uma desenvolvedora em um jogo como esse é criar tantas coisas para os jogadores descobrirem, sabendo que nem todo mundo vai encontrar”

Carrie Patel, diretora do jogo

“Jogar do seu jeito” se expande para além da ação momento em momento, como mostrado na Developer_Direct, você estará tomando decisões significativas que afetam a história.

“Para nós, criar essas escolhas, como as significativas que afetam o resultado de uma missão, ou o bem-estar de certos personagens ou comunidades é tão importante quanto as escolhas menores que você faz ao navegar em um diálogo e, de maneiras sutis, influenciar seu relacionamento com outro personagem”, disse Patel.

“Tudo isso está realmente centrado em permitir que o jogador seja o personagem principal neste cenário”.

É importante observar que, por tudo que já sabemos de Avowed, ainda há muito mais para explorar pelas Living Lands. Na verdade, essa missão específica em Shatterscarp que cobrimos “é totalmente opcional, o que significa que também pode ser totalmente ignorada”.

Em termos do escopo do game, Paramo compara com outro título recente da Obsidian: “É uma zona aberta, com um tamanho comparável às maiores áreas de The Outer Worlds, e vários caminhos essencialmente para enfrentar situações de combate ou evitá-las”.

De acordo com Patel, jogadores mais curiosos terão muito mais para ir atrás durante o tempo deles em Avowed. “Uma das grandes alegrias de ser uma desenvolvedora em um jogo como esse é criar tantas coisas para os jogadores descobrirem, sabendo que nem todo mundo vai procurar, e nem todo mundo vai encontrar, mas sabendo que os jogadores que o fizerem realmente vão aproveitar os segredos que descobrirem”.


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será lançado no segundo semestre de 2024 no Game Pass, Xbox Series X|S e PC Windows. Para mais informações, visite o
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