Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criando Licença Creative Commons

Scotti

Posts recomendados

Cansado de postar trabalhos seus e ter os créditos removidos? Aqui vai uma solução não tão animadora para quem faz esse tipo de coisa.

Creative Commons

O Creative Commons é um projeto global, presente em mais de 40 países, que cria um novo modelo de gestão dos direitos autorais. No Brasil, ele é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Ele permite que autores e criadores de conteúdo, como músicos, cineastas, escritores, fotógrafos, blogueiros, jornalistas e outros, possam permitir alguns usos dos seus trabalhos por parte da sociedade. Assim, se eu sou um criador intelectual, e desejo que a minha obra seja livremente circulada pela Internet, posso optar por licenciar o meu trabalho escolhendo alguma das licenças do Creative Commons. Com isso, qualquer pessoa, em qualquer país, vai saber claramente que possui o direito de utilizar a obra, de acordo com a licença escolhida (veja abaixo uma explicação dos vários tipos de licença).

O que ele faz?

Gera um código em HTML para ser colocado junto à sua obra, como um aviso visando que o usuário utilize livremente seu trabalho, sem remover os devidos créditos de criação.

Assim, ao usuário fazer o download do arquivo concorda automaticamente com todos os termos de Copyright, visados pela

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
Tendo em vista que para futuros processos, você terá todos os direitos.

bKqk3.jpg

Como criar uma licença para o meu produto?

Vá até o site da

, preencha os campos corretamente.

Após preencher tudo corretamente, clique em "Escolha uma Licença" (botão verde abaixo do formulário).

O próprio site irá gerar uma licença (

) a partir da lei 9.610, junto um código HTML que pode conter 3 banners diferentes para serem utilizados em seu site. Aconselho criar uma página em HTML básica e colocar junto ao seu arquivo de download.

Lembrando que a Creative Commons apenas cobre licenças para produtos livres, ou seja: de propriedade não-privada e gratuita.

Créditos: Fabricio Scotti, vulgo ScottinG.

Editado por ScottinG
  • Gostei 1
Sou um usuário aposentado há anos do L2JBrasil, por gentileza, não me contate para suporte, pois não entendo mais nada de L2J. Fiquei no tempo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabens scot. dei uma olhada de perto, sim é muito bom, parabens mais uma vez scot. ^^

edit: testei aki, vi como funciona, bem legal e interessante ^^

Editado por vert
Link para o comentário

Essa forma de proteger creditos não seria meio vaga não, no sentido de tipo uma pessoa chegar se ela souber é so ir la e quebrar os codigos do html e remover os creditos. Teria esse risco ?

Sempre tem. Mas se ela fizer isso e você descobrir quem é, tu pode denunciar (mas até hoje não sei onde) e reinvidicar teus direitos (que eu também não sei quais são >_>).

"In a way, the supernatural is what's behind the curtain. Normally, you only need to see what's happening on stage. That's how reality works. If you don't know then it's for the best. Actually, learning about the supernatural only increases the number of things you don't know."'

Link para o comentário

Mesmo assim amigo é mole quebrar os codigos e reprogramar como se nunca tive se feito isso antes resumindo = não tera nenhum rastro ou prova que você proprio criou aquilo. Por isso acho que programas que dão creditos a html,dados e outras coisas mais são programas atoas, eu sei que o Scotting quis ajudar e agradeço por isso mais é que sabemos onde isso sempre da.

Link para o comentário

Essa forma de proteger creditos não seria meio vaga não, no sentido de tipo uma pessoa chegar se ela souber é so ir la e quebrar os codigos do html e remover os creditos. Teria esse risco ?

Ela pode até "quebrar" o código HTML, porém os direitos de distribuição e créditos de criação são seus.

Aí é só descobrir o nome do sem vergonha e processar. Caso você tenha todos os direitos de criação.

Uma armadura para L2, já não cai aí, pois é um produto inicialmente construído pela NCSoft. Já um site, você tem todos os direitos caso você tenha feito do 0.

Sou um usuário aposentado há anos do L2JBrasil, por gentileza, não me contate para suporte, pois não entendo mais nada de L2J. Fiquei no tempo.
Link para o comentário

• Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.