Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Configurar um VPS ou DEDICADO - L2JDream


Denky

Posts recomendados

esse vai ser um daqueles tópicos, que podem dar o que falar mas vamos lá:

 

EU VOU TENTAR SER BEM OBJETIVO, e não dar tudo de MÃO BEIJADA. mas ao mesmo tempo explicar para que todos possam entender,

primeiramente eu vou dividir esse Tópico em 4 partes:

 

1 - Configuração do VPS / DEDICADO assim que adquire ele.

 

2 - Configuração dos Programas necessários para a execução correta do EMULADOR.

 

3 - Configuração Correta da Segurança.

 

4 - Manutenção da Maquina em Geral.

 

ENTÃO VAMOS COMEÇAR:

 

gostaria de ressaltar que eu não uso GNU/Linux, e não acho que o windows seja menos seguro, apenas acho que as pessoas pegam o sistema de toda forma e querem milagres. ( mas isso é assunto pra outra discussão )

 

PARTE UM - Configuração do VPS / DEDICADO

 

NÃO IREI FALAR SOBRE QUAL VPS é bom pra qual REV e COMO ELE DEVE SER e ETC, já fiz um tópico sobre isso.

 

Assim que você adquire qualquer coisa nova, principalmente se for DIGITAL tem que olhar o que aconteceu com o produto ate o momento presente. Ou seja: o sistema que você usa é o mais ATUAL ? é a versão mais segura ? ainda tem suporte pela empresa que o criou ? E PERGUNTAS MAIS PERTINENTES COMO: é original ? a empresa que contratei é confiável ? tem um bom histórico ? o que os antigos ou atuais clientes falam dela ?

 

SÃO ESSA ALGUMAS DAS PERGUNTAS QUE MAIS VEJO GENTE ME FAZER E QUE MAIS VOCÊ TEM QUE ESTÁ ATENTO A SABER

 

Assim que pegar um VPS ( vou usar como exemplo mas tudo o que eu falar serve para VPS e DEDICADO ) pois no final todos se comportam como uma máquina real. Tens que olhar o seguinte:

 

1 - Use o Sistema Windows ( no meu caso ) mais atual disponibilizado pela empresa prestadora de serviços. EX: Windows Server 2008*2012

2 - Verifique se o sistema está todo atualizado.

3 - Se você usar um sistema 86x use programas baseados em 86x ( 32 bits ) e se você Usar um Sistema de 64x *dê preferencia a esses. Usem programas também baseados em 64x ( 64 bits ) assim irá extrair o máximo do seu sistema operacional.

4 - Verifique se os Drivers da sua maquina estão atualizados e instalados corretamente.

5 - Tenha um bom Firewall e o configure corretamente.

6 - utilize sempre programas ORIGINAIS, ou se você não puder pagar, tente não usar programas baseado em CRACKs, usem seriais Golds ou Mestres, ( não estou influenciando a pirataria ) mas se não tiver jeito não usem CRACKS, sempre tem código malicioso, na maiorias das vezes nós somos nossos próprios CAVALOS DE TROIA levando os vírus ao nossos sistema.

7 - Anti-Vírus porem ser seus inimigos nessas horas, dê preferencia a boa configuração do FireWall, e deixe a máquina sem esse programa que pesa muito em seu processador e memoria. ( dependendo )

8 - por fim, use um nome de conta e usuário e senha fora dos padrões.

 

APÓS TOMAR TODAS ESSAS MEDIDAS PREVENTIVAS, instale algum programa BOM de limpeza de Cash, memoria, disco, coockes, registro, desfragmentação ( NÃO RECOMENDADO PARA SSD ) e faça todas essas operações. PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA.

 

TENHA UM BOM PROGRAMA DE BACKUP EM NUVEM, como ONEDRIVE, GOOGLEDRIVE, iCLOUD e etc o mercado tem ótimas escolhas disponíveis. ( faça backup de tudo ) TUDO MESMO. obs: não deixe o programa aberto e nem suas senhas salvas na maquina. após o uso DESLOQUE de todas as contas desnecessárias para o uso do SERVIDOR,

 

Reinicie sua maquina algumas vezes, para testar se o sistema está 100% integro, e sempre que reiniciar faça a verificação das atualizações. até que não tenha mais que atualizar sua maquina. ( isso é importante para o bem de sua BANDA LARGA )

 

a partir de agora, você PRÉ-CONFIGUROU sua maquina para USO.

 

PARTE DOIS - Configuração dos Programas necessários para a execução correta do EMULADOR.

Agora pare parar pensar: Quais programas são necessários para rodar o Emulador de Lineage?

 

1 - JAVA JKD ( de preferencia o mais atual ) atualmente o JAVA 8 Up 45

2 - MySQL Server *sempre o mais atual - 5.6.25 atualmente

3 - Um gerenciador de banco de dados, facilita trabalhar com as SQLs, como um NAVICAT *o mais atual também, - 11.1.13 se não me engano.

4 - Um gerenciador de DNS, para mascarar seu IP, como: NO-IP e o NOVO SERVIÇO da L2JBrasil.

 

Fora esses, tenho mesmo que ter algum outro programa para colocar em minha maquina ?

 

Bom, você pode ter um editor de senha, para ajudar ( porem um bom site ja teria essa função ) poderia ter um NOTEPAD ++ isso eu já acho bem mais interessante ter.

ai viria o FIREWALL, o PROGRAMA DE LIMPEZA e o PROGRAMA PARA BACKUP.

 

O JAVA não tem muito o que configurar, mas eh bom ressaltar que você tem que escolher a versão 32 ou 64 bits. corretamente!!

 

O MySQL é o programa que eu mais vejo gente configurar errado.

 

1 - nunca use o usuário padrão o ROOT, é MEIO CAMINHO ANDADO para uma invasão.

2 - não use senhas que tenham o nome da empresa ou servidor em questão.

3 - limite corretamente as conexões de SQL igualmente com a configuração do seu EMULADOR de lineage.

4 - se você não usar um site que use a conexão do seu bando de dados, não abra a porta do MySQL 3306*

5 - agora se usas o site, dê acesso a conexão remota, alem de liberar a porta.

6 - limite corretamente o tamanho do DB

7 - faça uso das ferramentas do seu gerenciador de banco de dados ( NAVICAT ) para fazer backup automáticos e UPE o backup para o serviço em NUVEM.

 

O Navicat não tem muito o que falar também, mas vamos aprofundar um pouco:

 

1 - Crie se POSSÍVEL 2 bancos de dados, UM para o LOGINSERVER e OUTRO para o GAMESERVER

2 - faça backup automáticos

3 - trabalhe corretamente as SQL, para um mesmo padrão, evitando assim conflitos internos apos game ativo.

4 - não mexa no banco de dados com o servidor aberto, isso pode obturar os dados salvos

5 - não abre e feche o emulador bruscamente, procure sempre fazer isso por comando ou com um personagem GM/ADM in-game.

 

o gerenciador de DNS não tem o que fazer mesmo, APOS o login obrigatório, faça uso do DNS e ative a execução automática, caso você reinicie a maquina o servidor não deixará de pegar.

 

o FIREWALL é pessoal demais pra falar de todos os casos aqui.

 

o programa de limpeza dispensa comentários.

 

o programa de backup também dispensa comentários.

 

a partir de agora você configurou seus programas corretamente.

 

PARTE TRÊS - Configuração Correta da Segurança.

 

continua ...

Editado por BFMV

Te Ajudei? Curte ai para me ajudar!
Ass.: Daniel Amaral

Denky Project Is Coming Soon, Acessem o Site: Denky Project

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Amigo editei seu post por estar escrito :

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

 

Post muito bom , bela contribuição.

"Tente ser uma pessoa de valor , não de sucesso" - Albert Einstein

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera,

me cadastrei, efetivou tudo certinho ele chegou, mas uso W7 atualmente e na hora de colocar abrir a conecção remota, não passa do inicio. Eu coloco tudo que poderia ser para conectar mas não vai...

 

Tipo

 

Computador: exemplo: computador.fabrikam.com

 

uso todos os ips que me mandaram e não consigo entrar...

 

 

 

 

PS/ consegui, fica um pouco confuso, mas deu certinho rsrs...

Editado por Tales² WoowW?

MINHA CAIXA DE MP NÃO É FÓRUM


DE DUVIDAS E PEDIDOS !


DUVIDAS: (CLIQUE AQUI) PEDIDOS: (CLIQUE AQUI)


sam-300x150.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

 

Amigão, algumas REVs na hora de instalar o Banco de Dados, da essa opção de Múltiplos Bancos de Dados, eu "aconselhei" usar dois, para melhor manuseio na hora de uma migração, ou alteração de dados, e outra coisa, quando vc usar um site APENAS COM A OPÇÃO de criar contas, ele so usa o banco de dados de LOGIN e mesmo se for hackeado, nao pode fazer MUITA COSIA, no servidor, A NAO SER QUE, sua CONTA ADM, estaja como ADMIN + senha, ai fica facil localizar o ADM no servidor, por isso eu nao aconselho usar nomes de accounts do TIPO: GM tal, ADM tal, e etc ... usem user name do tipo: daniel, josé, e etc ... assim dificulta a localização de uma conta ADM, no caso de invasão de banco de dados,

 

*para os mais experientes eu sei, q tem como localizar uma conta adm, sem olhar user_name e password, mas eu falei apenas pra dificultar e nao evitar*

*e eu vou evitar falar nas, maneiras de burlar sistemas de segurança de servidor nesse topico, porque muitos dos servidores daqui sao feitos por pessoas inexperientes, nao vamos dar lenha pra fogueira em vão*

 

POREM eu ainda vou falar sobre segurança no TOPICO, ele ainda falta ser terminado. xD

 

Assim que tiver com tempo sobrando de novo eu termino, logo logo! xD

 

EDIT

 

esqueci de mensionar: NAO BUGA, claro se o INSTALADOR de banco de dados DER ESSA OPÇÃO, nao tem por que BUGAR entende ? por isso INFATIZEI "se possivel" :)

 

e obrigado pelo elogio xD

Editado por BFMV

Te Ajudei? Curte ai para me ajudar!
Ass.: Daniel Amaral

Denky Project Is Coming Soon, Acessem o Site: Denky Project

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

bfmv uma duvida, como voce citou na partir de segurança para criar 2 db para para prevenção, se um hacker entrar no banco de dados ele nao vai ficar procurando o adm ou gm, ele vai colocar qualquer conta que ele conhece com acesso de adm/gm e logar.

 

OBS: bom no meu conceito eu faria dessa forma se eu entrasse no banco de dados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

cara, eu falei isso, nao pela segurança em si ... ate porque eu nao terminei de EDITAR esse TOPICO e nem fiz a PARTE DE SEGURANÇA, meu tempo esta muito escasso, mas vamos ser simplistas:

um banco de dados, para CONTAS e OUTRO para os DADOS DO JOGO. para ficar mais dinamica alguma alteração que vc tenha que fazer.

 

EX: quando vc contrata alguma proteção. externa, normalmente ela esta ligada ao LOGIN SERVER, e nesse caso, um banco de dados separado iria lhe facilitar o trabalho, pois vc teria que adequa-lo para a proteção, sem ter q chance de obstruir os dados do GAME SERVER, ja que estao em banco de dados separados.

 

uma vez que o sistema de segurança desse algum pal, ou bug e vinhesse obstruir os dados, era so vc fazer o backup das contas. e isso nao afetaria no tempo do servidor, no caso de algum WIPE forçado que vc poderia ter que fazer!

 

espero ter passado bem meu ponto de vista. sobre essa divisao de banco de dados, existem mais "situações" para eu "aconselhar isso" mas ficaremos por aqui de inicio, quando eu falar sobre segurança eu irei falar mais sobre esse assunto!

 

e obrigado por tudo :D

Te Ajudei? Curte ai para me ajudar!
Ass.: Daniel Amaral

Denky Project Is Coming Soon, Acessem o Site: Denky Project

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente obrigado pelo excelente post ecompartilhar conhecimento com nosco, e segunda nao levar a minha pergunta como crítica era só uma dúvida que sugiu.

 

se tem algum meio de contato sem ser aqui no fórum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.