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Uma vez riram de mim...


Grundor

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  • L2JBr ADM

Eu sempre fui um entusiasta da programação, eu comecei a programar com meus 13 anos de idade, PHP e Javascript foram as linguagens escolhidas ( e ai de falar que eram linguagens de programação naquela época) php era pra fazer site e javascript pra fazer site dinâmico.

Na época dos primórdios do L2J eu sempre questionei porque do Java,  linguagem complexa, pesada, cheia de gambiarras pra fazer funcionar (algo que hj com o java 12+ não é tão verdade) , quem nunca teve problema no JAVÁ não é?  Então eu questionei, porque não usamos outra linguagem de programação?

meme-grundor.jpg

Riram de mim.

 

Tínhamos muitos GAPs, além de java ser uma linguagem difícil que exigia que pessoas tivessem um conhecimento intermediário à avançado para trabalhar com desenvolvimento de l2j, existiam gapes de memória, overflows, bugs de bicode do Jython, drivers do MySQL instáveis e não performáticos que resultavam em servidores cheios de bug e lag.

Não existiam muitas linguagens de programação disponíveis e consolidadas na época, o PHP5 tinha acabado de ser lançado, o python2 era beta ainda, ou era JAVA ou alguma outra da família C, C++, C# (que teriam sido ótimas opções além do java) mas o java era o que tava no Hype naquela época.

Demorou mas o L2J se estabilizou e hj temos servidores construídos em l2j realmente muito bons. Mas eu fico me perguntando às vezes, e se tivéssemos as linguagens de programação e tecnologias que temos hoje? Como seria?

E foi nessa andança que eu encontrei alguns projetos bleeding edge e WIP (work in progress)  que estão tentando implementar tecnologias atuais nos emuladores de L2.

 

Lineage2js

Lineage2JS, (pronuncia-se Lineage Two Jay Ésse), é um projeto que implementa em Node.js ,

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s, para rodar um servidor C1 Harbingers of War

A grande vantagem do node é a escala, ele foi feito pra isso, porém o projeto deles ainda não está rodando de forma correta ainda e precisa de muita implementação.

De novo bancando o erege,

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, não exatamente threads, mas sim workers para trabalhos corriqueiros como por exemplo a movimentação dos npcs, eles estavam usando um set interval na thread principal, assim conseguiriamos um nível de processamento paralelo, embora isso seja muito otimizado no node, nem todas as funções são não-blockantes, e uma tarefa com block na thread principal travaria todos os jogadores.

Se os desenvolvedores se animarem certamente dá pra fazer algo bom, principalmente utilizando o

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, que permite o compartilhamento de sockets entre os processos, a fim de permitir o balanceamento de carga entre os núcleos.

Outra  grandes vantagens do Javascript pro Java é que ele carrega muito menos coisas para memória, podendo rodar o servidor com até 10x menos recursos que o mesmo servidor Java.

Repositórios:

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Base de dados: json files (provavelmente será migrado para o MongoDB no futuro)

 

image.png

Implementação do Gameserver em NodeJs

 

L2py

L2 Py, pronuncia-se Pí-Ái,  é um emulador da versão Interlude  em Python 3,  a grande vantagem nesse projeto é que cada servidor tem uma API JSON por meio da qual eles se comunicam, e o website também poderia se comunicar interagindo diretamente dentro do servidor por PHP por exemplo.

 

Os servidores de Game e Login são apenas invólucros de rede do L2World, que é aonde os objetos vivem (no java isso é uma instância de uma classe)
Todos os eventos acontecem no servidor de dados (Data Server). Essa arquitetura permitirá o balanceamento de carga entre as instâncias LS e GS, isso significa que o 10K problem não se aplica aqui, essse servidor poderia por mais de 10k de players facilmente e com pouquíssimos recursos, já que aplicações python tendem à ser mais leves.

A outra vantagem é que ele já está preparado para rodar em Docker, se vc não viu eu postei aqui como levantar um servidor l2j com docker:

Repositório:

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image.png

Docker composer do servidor l2py.

 

 

Já vi também projetos em Ruby, .NET, c++, c# mas esses já são tecnologias antigas, por isso destaquei esses 2.

 

A lição que a gente precisa ter com isso é que quando vemos alguém novo na comunidade falando alguma coisa que parece eresia,bruxaria, devemos levar em consideração o futuro, nunca sabemos o que ele nos reserva.

 

Boa sorte aos 2 projetos, tanto o L2JS com sua facilidade de programação como o L2Py com sua arquitetura revolucionária que permitirá uma escala sem igual.

 

EJoOSOj.gif

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Ótimo post e ótimos projetos incríveis, atualmente eu estudo files oficiais vazadas de alguns jogos não só o l2 mas  como ele são feitos em C++ ,c# ,Assembly e a interação que tem o jogo (cliente) como o servidor e perfeita , são linguagens que ja foram escolhidas não pela época mas pela sua capacidade de interação com que é proposto.

O que eu quero dizer e que tendo o source do  cliente você consegue ter uma idéia melhor para construir seu projeto em linguagens diferentes ou até melhorar o mesmo na atual .

Vejo como exemplo dev russos na plataforma do l2 , eles manjam muito correções e melhoram as revs pagas deles mas mesmo assim não consegue entregar o produto final igual o jogo oficial em si. 

Vejo muitos em seus projetos caros com pessoas capacidatas mas sempre as escuras de saber como utilizar tal func ou saber ligar os pontos para uma performace melhor dos emuladores.

Ótimo post.

Editado por erter25
Confederações.
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  • L2JBr ADM
26 minutos atrás, erter25 disse:

Ótimo post e ótimos projetos incríveis, atualmente eu estudo files oficiais vazadas de alguns jogos não só o l2 mas  como ele são feitos em C++ ,c# ,Assembly e a interação que tem o jogo (cliente) como o servidor e perfeita , são linguagens que ja foram escolhidas não pela época mas pela sua capacidade de interação com que é proposto.

O que eu quero dizer e que tendo o source do  cliente você consegue ter uma idéia melhor para construir seu projeto em linguagens diferentes ou até melhorar o mesmo na atual .

 

Ótimo post.

 

 

Geralmente os servidores online são desenvolvidos em conjunto com uma SDK do jogo, a perfeita integração entre o cliente o servidor é necessário, no caso do UnrealEngine é o C++,  mas numa SDK própria quando uma system do lineage2 é compilada dlls também são compiladas para o servidor.

Isso é um pouco limitante, mas torna o projeto mais barato.

 

O mesmo vale para o Unity e o

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(que é usado no new world) que também são para C++ e/ou .NET.

 

A Vantagem do c++ é ser uma linguagem mais baixo nível reduzindo assim as camadas entre o hardware e o software, porém programar sem um SDK, tudo do zero que nem foi o l2j é complicado.

 

EJoOSOj.gif

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10 minutos atrás, Grundor disse:

 

 

Geralmente os servidores online são desenvolvidos em conjunto com uma SDK do jogo, a perfeita integração entre o cliente o servidor é necessário, no caso do UnrealEngine é o C++,  mas numa SDK própria quando uma system do lineage2 é compilada dlls também são compiladas para o servidor.

Isso é um pouco limitante, mas torna o projeto mais barato.

 

O mesmo vale para o Unity e o

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(que é usado no new world) que também são para C++ e/ou .NET.

 

A Vantagem do c++ é ser uma linguagem mais baixo nível reduzindo assim as camadas entre o hardware e o software, porém programar sem um SDK, tudo do zero que nem foi o l2j é complicado.

 

Sim esse é o ponto que eu quero chegar , java foi a evolução dos privates pois vc fazer um código mesmo com gambiarra para funcionar com um jogo que nem tem open source.  Isso foi incrível e no mesmo tempo loco kkk vejo que l2java teve mais avanço ate hj por egoismo de devs que mantinham o source do c++ impossibilitando o estudo e o desenolvimento do mesmo.

Penso comigo por que os sdk da microsoft ae vem.
Ela pode ser usada para programar qualquer tipo de hardware, desde os mais simples até os mais complexos. Além disso, C++ é uma linguagem que gera programas em código de máquina, que funcionam com ou sem a participação de sistemas operacionais no dispositivo.
 

Por favor me corrija se eu estiver errado.

A programação do cliente ou jogo em si tem como base a linguagem de maquina que transforma nossas ações no jogo em uma fração de segundos em linguagem de maquina se comunicando com hardwares e o soft da maquina enviando esse conjunto de envios para o servidor que transforma esses bits em respostas em tempo real no jogo.

Como senhor mesmo disse "A Vantagem do c++ é ser uma linguagem mais baixo nível reduzindo assim as camadas entre o hardware e o software".

Se você fazer o trajeto de como as coisas funcionam ate chegar no player , você fica 
fascinado.

Editado por erter25
considerações a mais.
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