Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Oi? Estou a 4 meses sem o Windows


Kelvin

Posts recomendados

  • L2JBr ADM

Fala galera!

O Linux está mais popular do que nunca! Confesso que sempre tive grande resistência em adotar uma distribuição Linux como Sistema Operacional pessoal e abandonar o Windows de vez! Pois bem, assumi essa missão no final de 2019 e até o momento meu computador não viu mais Windows!

Você pode ser perguntar, porque? O Linux é melhor que o Windows?

Cada caso é um caso. Muitos usuários encontram resistência em sair de sua  zona de conforto, podemos ver isso em quando pensamos em trocar um marca de celular, um outro console, uma marca de placa de vídeo de marca diferente e por ai vai. 

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Eu adotei o Linux por conta da estabilidade que eu procuro em um sistema e a segurança que ele pode me proporcionar, a pouco mais de um ano, vendi todo meu aparato gamer e comprei um notebook mais fraquinho para dar um tempo nos jogos, só não calculei bem o uso em outras tarefas, migrar para o Linux me trouxe uma performance bem mais satisfatória que o Windows, morreram em meus processamentos Cortana, Rastreadores que a Microsoft insiste em te empurra, entre muitas outras coisinhas que vão comendo seu computador de 0,01% a 0,01% até lotar tudo!

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!

Utilizei até a data desta postagem o

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
por prazerosos 4 meses e confesso, apesar do aperreio inicial em estranhar o uso em um sistema diferente, algumas horas para resolver problemas que eu resolveria facilmente no Windows e a falta de alguns aplicativos do meu uso diário quase me fizeram desistir.

Um grande aliado para quem deseja usar o Linux é o

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 com ele eu consigo executar alguns aplicativos essenciais do Windows no meu sistema, obviamente um Photoshop ou ferramenta bem específica. Encontrei ferramentas gratuitas e sensacionais para produzir no meu dia a dia, substitui o pacote Office (word, excel e power points) pelo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, Navicat pelo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, Photoshop pelo
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, e não precisei desativar a internet, pagar pelos apps ou arriscar incluir algum vírus malicioso em meu sistema por estar usando cracks... Ou você acha que quem faz crack e re-packs fazem apenas por amor? Ilusão!

Já alguns aplicativos do nosso dia a dia também podem ser encontrados nas mais diversas distribuições linux, uso e muito bom, Skype, Discord, Spotify, Chrome, Firefox, Filezilla e mais uma vasta lista que podem ser baixadas diretamente do site dos desenvolvedores ou através das loja de APPs que facilita muito a vida de quem procura um determinado software.

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 

Estou vivendo sem jogar? Obviamente que não! Eu sou um gamer eventual, jogo todo dia Lineage 2, CS GO entre outros jogos leves da Steam mais que tem um publico muito vasto. 

O

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
é o meio mais eficiente para executar aplicativos Windows e como você já pode pensar, jogos!
Eu comecei a testar o Wine cru! E por muito percebi a qualidade péssima na minha jogatina. Pesquisando e pesquisando, cai no
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
que supriu minhas necessidades de jogar Lineage 2 Interlude porém péssimo em versões mais atuais. Meu CS GO? 40 FPS! 

Cutucando mais um pouco achei o

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
, que da mesma forma que o Playonlinux utiliza do
O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
 como background para rodar aplicações e jogos com otimizações próprias. Pois é! Jogar no linux não era tão fácil, mas quando eu penso em voltar pro Windows, ir constantemente no gerenciador de tarefas para localizar qual aplicativo sacrificar em nome desempenho... Rapidamente me faz voltar as pesquisas e conseguir rodar meus Games. 

Hoje, adoto o Lutris como minha plataforma oficial de jogos, o Linux, graças a deus depois de algumas horas pesquisando encaliçou meus dedos a aprender o básico e descobrir que diferente é a minha percepção das coisas, porque o objetivo de ambos é o mesmo! 



main-window.bdae71679b4e.png&key=d02408e

Se você quer se aventurar e saber como fazer isso veja um guia simples que fiz para vocês.

 

  • Gostei 6
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Tenho uma pergunta kelvin, você que ja entende muito acha que o linux, seria melhor para desenvolver projetos de l2 como por exemplo, restaurar e criar uma rev sem bugs do hellbound, teria mais eficiencia com o linux do que com o windows ? PS eu não entendo nada ainda, mas decidi que vou estudar programação para lidar com aplicativos e jogos :)

Grandes vitórias requer grandes esforços, até onde está disposto a ir pelos seus sonhos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • L2JBr ADM
Em 11/04/2020 at 18:50, christofer disse:

Tenho uma pergunta kelvin, você que ja entende muito acha que o linux, seria melhor para desenvolver projetos de l2 como por exemplo, restaurar e criar uma rev sem bugs do hellbound, teria mais eficiencia com o linux do que com o windows ? PS eu não entendo nada ainda, mas decidi que vou estudar programação para lidar com aplicativos e jogos 🙂

@christofer o sistema operacional para isso não influência em nada. Os servidores rodam sobre uma maquina virtual java e um banco e dados geralmente MySQL ou MariaDB, portanto, o sistema não influencia. 

Em questão de rodar os jogos você pode ter um pouco de perca de performance se for desenvolver e testar com o Lineage 2 no linux, apesar deu já ter mostrado inumeras formas de rodar o Lineage 2 no Linux, não fica a mesma coisa, porém para mim eu não vejo solução melhor no momento. 

Para jogos no geral o windows sempre vai ser a plataforma preferida (não sei até quando), apenas para Lineage 2 e desenvolvimento eu me sinto mais confortável no Linux é nítido a qualidade e performance que se tem no trabalho. 
 

Se for testar, primeiro adote como um sistema para desktop pessoal, ai, acostumando-se, parta para desenvolvimento.

Em 12/04/2020 at 17:56, Thanos disse:

Poderia também incentivar mais o consumo de VPS e Dedicados com sistema Linux, traria um ótimo beneficio no quesito de $ e desempenho.

@Thanos a alguns meses estamos adotando o uso do Debian 10 como solução mais segura para servidores de Lineage 2 no momento, temos clientes com uma alta demanda que encontraram no Linux uma solução para desempenho e segurança, porém, como é algo um pouco mais complexo ainda estou adotando uma metodologia para ensinar ao pessoal como trabalhar. É bom mais é um pouco mais complicado, alguns clientes de inicio tomam um choque em trabalhar em um terminal sem conteúdo gráfico, mas quando começam a utilizar e atestam a qualidade que fica o servidor nenhum mais quis voltar pro Windows. 

No Linux nós deixamos o banco de dados rodando e a aplicação do Lineage 2, navicat, transferências de arquivos e etc fica tudo na maquina do cliente, nisso, você elimina uma grande quantidade de recursos que o windows consome, navicat aberto na maquina, uso de cracks e etc.

Em 12/04/2020 at 21:50, l2daten disse:

seria interessante se alguém do forum que intende bem de linux fazer um tutorial de como hospedar server em vps linux , ai eu acho que o pessoal iria usar mais o linux.

@l2daten existe um vasto conteúdo sobre isso no fórum, são guias genéricos que realmente o usuário precisa ter um pouco de atenção e "jeito" para lidar com problemas que possam vir a surgir. 

Nós temos na L2JCenter templates com Windows e Linux prontos para rodarem servidores de Lineage, a divulgação não esta sendo feita ainda porque estou montando um material básico para se trabalhar com as principais revisões do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelvin Obrigado meu amigo, você é formado em programação certo ? Você poderia me dar uma luz de quais cursos eu devo fazer antes de pensar em fazer uma faculdade de programação ? A área que está em minha mente é desenvolvimento de aplicativos e jogos. grato demais irmão 

 

Grandes vitórias requer grandes esforços, até onde está disposto a ir pelos seus sonhos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • L2JBr ADM
43 minutos atrás, christofer disse:

@Kelvin Obrigado meu amigo, você é formado em programação certo ? Você poderia me dar uma luz de quais cursos eu devo fazer antes de pensar em fazer uma faculdade de programação ? A área que está em minha mente é desenvolvimento de aplicativos e jogos. grato demais irmão 

 

Não sou programador, sou advogado, entendo pouco de programação na verdade, sou bem inteirado sobre TI no geral.

Cursos baratos tem na udemy ou se quiser investir mais em alguma formação tem a Alura.

O @Grundor que é engenheiro de software mothefucker, talvez possa te ajudar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelvin ja chamei ele no privado e deixei mensagem pra ele no perfil dele, mas ele deve ser muito ocupado, fazem algumas semanas mas ele ainda não teve tempo de me responder..

 

Grandes vitórias requer grandes esforços, até onde está disposto a ir pelos seus sonhos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei bem interessantes as novas distribuições Linux, por muitos anos fui bem receoso a esse mundo. Porém queria reviver um notebook que tenho e achei no Linux a solução.
testei varias distros como elementary, kubuntu, xubuntu, endless, mint e deepin.
inclusive algumas achei mais simples de utilizar que o Windows, até por conta do sistema de apps muito similar aos smartphones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Cruzeteira disse:

Achei bem interessantes as novas distribuições Linux, por muitos anos fui bem receoso a esse mundo. Porém queria reviver um notebook que tenho e achei no Linux a solução.
testei varias distros como elementary, kubuntu, xubuntu, endless, mint e deepin.
inclusive algumas achei mais simples de utilizar que o Windows, até por conta do sistema de apps muito similar aos smartphones.

Qual foi o melhor ? Eu estava vendo sobreo  Mint, parece que vou adotar ele mesmo

Grandes vitórias requer grandes esforços, até onde está disposto a ir pelos seus sonhos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, christofer disse:

Qual foi o melhor ? Eu estava vendo sobreo  Mint, parece que vou adotar ele mesmo

Acredito que não precise se prender a uma distro, porém as que mais gostei foram o Elementary e o Deepin.
O Elementary rodou bem até em meu notebook, mesmo tendo um hardware modesto(T9900+4gb ddr2) o visual lembra bastante o sistema da apple. 
Já o Deepin sem chance haha, ele é muito lindo porém acredito que seja o mais pesado de todos, a loja foca mais no publico chines então possui muitas coisas fora de formatação para nossa linguá tupiniquim.
Instalei ele (deepin) em uma maquina que estava parada onde trabalho, ficou muito bom! a maquina possui um processador i3 de terceira geração e 4gb ram.
um canal que me ajudou bastante foi o Diolinux, acredito que possa achar bastante informação sobre esse lado da força por lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • L2JBr ADM
15 horas atrás, Cruzeteira disse:

Achei bem interessantes as novas distribuições Linux, por muitos anos fui bem receoso a esse mundo. Porém queria reviver um notebook que tenho e achei no Linux a solução.
testei varias distros como elementary, kubuntu, xubuntu, endless, mint e deepin.
inclusive algumas achei mais simples de utilizar que o Windows, até por conta do sistema de apps muito similar aos smartphones.

Cara é indiscutivel a questão de consumo de recursos para se fazer a mesma tarefa no Windows e Linux. Obviamente existem distribuições bem zuadas também. 

Eu particularmente foco em distribuições Debian/Ubuntu, voltei para o Kubuntu, consome uns 500mb em idle e eu gosto da customização que ele me proporciona.

15 horas atrás, christofer disse:

Qual foi o melhor ? Eu estava vendo sobreo  Mint, parece que vou adotar ele mesmo

Nunca cheguei a usar mint.

15 horas atrás, Cruzeteira disse:

Acredito que não precise se prender a uma distro, porém as que mais gostei foram o Elementary e o Deepin.
O Elementary rodou bem até em meu notebook, mesmo tendo um hardware modesto(T9900+4gb ddr2) o visual lembra bastante o sistema da apple. 
Já o Deepin sem chance haha, ele é muito lindo porém acredito que seja o mais pesado de todos, a loja foca mais no publico chines então possui muitas coisas fora de formatação para nossa linguá tupiniquim.
Instalei ele (deepin) em uma maquina que estava parada onde trabalho, ficou muito bom! a maquina possui um processador i3 de terceira geração e 4gb ram.
um canal que me ajudou bastante foi o Diolinux, acredito que possa achar bastante informação sobre esse lado da força por lá!

O Diolinux é um canal que eu curto pra caramba também, sou inscrito e me atualizo sobre muitas coisas por ele. 

Eu testei o Deepin ainda uns 15 dias, não me agradou, achei um pouco instável e travado pra certas coisas, porém, para usuários iniciantes pode ser uma boa alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Registre-se

    Faça parte da maior e  mais antigas comunidades sobre Lineage2 da América Latina.





×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.