Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Desabafo] Porquê eu já não estou tão ativo aqui?


Grundor

Posts recomendados

  • L2JBr ADM

Fala, papangus, 

Ainda tem alguém por aqui?

Estava refletindo sobre meu papel aqui na nossa comunidade nos últimos meses, ou talvez anos.

l2jbrasil-saudades.jpg

Talvez muitos que já estiveram aqui se sintam da mesma maneira, talvez não.

Eu sinto falta daquele tempo.

A L2jBrasil surgiu em um tempo que Facebook era coisa de criança mimada que fez intercâmbio, whatsapp nem sabíamos o que era isso, era MSN e Google Talks e olhe lá.

Rede social ainda engatinhava por aqui.

image.png

Na minha mente não parece tanto tempo assim que eu chegava do trabalho, sentava no meu computador, ia ler e responder as dúvidas do pessoal, ou então moderar um pouco aqueles malandrinhos que não sabiam se comportar, postar no lugar correto, etc.

"Ah, mas a gente tinha o Orkut", sim, a gente tinha o Orkut, mas no Orkut não tinha como colocar o Site on via App Serv:

Colocando site ON via AppServ em localhost - Tutoriais - L2JBrasil - A Maior e mais antiga Comunidade de Lineage 2 da América Latina

Nem tutorial de como colocar o site on 

Não tinha Instagram com seu scroll infinito, mas tínhamos o tópico com as melhores fotos!

L2jBrasil era nossa rede social!

Mas assim como toda rede social, ela está fadada à ruir, seja por falta de interesse dos usuários, seja por falta de atualizações, seja por simplesmente não ter ninguém para continuar ela.

Pra mim, houve 2 eventos que me fizeram perder o "tesão" pela nossa comunidade.

O primeiro, foi quando percebi que a galera só queria saber de grana, não tinha mais o espírito colaborativo, aprender, ensinar, compartilhar, era só sugar, copiar e revender, meus próprios conteúdos que fiz de forma grátis, sem nenhuma remuneração começaram a ser vendidos, eu mesmo fiquei bem pistola quando venderam um dos sites russos que traduzi e melhorei:

Era uma guerra perdida, fazer dinheiro com conteúdo e rede social era o novo futuro,

O conteúdo está oculto, favor efetuar login ou se cadastrar!
eles disseram. 

Mas mesmo assim, me mantive firme nos meus ideais e segui tentando manter o espírito do conteúdo livre por aqui, e agradeço a todos que também o fazem até hoje.

Vocês podem até se perguntar o que eu ganhei com isso, bom, eu ganhei conhecimento, e esse conhecimento é meu, ninguém pode tirar.

Porém, daí chegamos ao ponto 2, esse conhecimento pode ser corrompido, com tudo que eu aprendi explorando e contribuindo na L2jBrasil, eu acabei me tornando uma pessoa muito cética e desconfiada. Isso não é necessariamente ruim, mas também não é algo totalmente positivo.

Vi comunidades se desfazendo, amizades se rompendo por disputas que no final das contas, não levaram a nada. Vi pessoas sendo enganadas, conteúdo sendo roubado, e no fim, aquela sensação de impotência, de que por mais que você faça, a maré de interesses pessoais e ganância sempre parece mais forte.

Isso me levou a questionar: O que estamos realmente construindo aqui? Será que o espírito de comunidade e aprendizado mútuo ainda é o núcleo do nosso grupo? Ou estamos apenas em um ciclo vicioso de repetir os mesmos erros, mascarados pela ilusão de progresso?

A resposta, eu acredito, ainda está em aberto. Por mais que tenhamos nossos desafios, também vejo muitos aqui ainda lutando para manter a essência da L2jBrasil viva. Aquele espírito de colaboração, de querer aprender e ensinar, de construir algo juntos que seja maior do que a soma de suas partes.

Por isso, mesmo nos momentos em que me sinto desanimado, eu lembro do porquê comecei aqui. Não foi pela fama, dinheiro ou reconhecimento. Foi pela comunidade, pelo sentimento de pertencer a algo e contribuir para o crescimento de todos.

Então, aqui vai o meu apelo para vocês que ainda estão por aqui, lendo isso: Não deixem que a L2jBrasil se torne apenas mais uma página esquecida na história da internet. Vamos trabalhar juntos, aprender juntos, e mais importante, crescer juntos.

A história da L2jBrasil ainda não acabou. E com a sua ajuda, quem sabe que novos capítulos podemos escrever?

Até mais, e obrigado por tudo.

  • Gostei 10
  • Amei 2
  • Obrigado 1

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Eu vejo muito dessa essência que a gente sente falta, nos novatos e mais leigos, acho que conforme vem o conhecimento, talvez vá se tornando algo mais "chato", e é por isso que muitas pessoas que adquiriram um certo nível de conhecimento, queiram começar a obter lucros e renda em cima disso, por que acaba se tornando meio que um trabalho, não se tem mais aquele brilho no olho de buscar algo, de tentar ligar uma pack, ou tentar editar algo...

Convenhamos que trabalhar é bom, mas na maioria dos casos não xD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Hoje em dia esta cada vez mais dificil de vermos o que viamos no começo de tudo, e em meados de 2014-2017 que eram o alge de tudo, foi que percebemos o que você pontuou, nos novatos e mais leigos conforme o conhecimento é adiquirido, talvez começa a acontecer o que o @Marlon falou acima, acaba se tornando algo mais "chato"!
Aqueles que começaram a etender como funciona, começaram a lucrar com isso, por que antes era dificil até você saber subir um pack em uma maquina pela falta de conhecimento, e como ele disse acima, aquele brilho que viamos na busca de algo, no entendimento, acaba que ficando mais ofuscado pela ganancia de obter mais e mais lucros nisso.
Até pra editar textos, as pessoas estão cada vez mais "preguiçosas" ao ponto de pagarem uma pessoa pra tal fato.

mas a vida é cheia de mudanças, surpresas, e acontecimentos, nos tornamos algo maior, a referencia, o dito cujo, toda palavra direcionada ao L2J acaba se vinculado ao L2jBrasil, e não tem erro.

Convenhamos que ajudar é bom, mas ser remunerado por isso é ótimo, e acaba que as colaborações, ajudas, e suportes gratuitos acabam se perdendo.

Nós somos aquilo que fazemos, eu sempre ajudei a todos que sentinham fome de conhecimento, e fico feliz com isso.

 

L2J nunca morrerá, Está no nosso DNA!

 

 

Olá, Seja bem vindo, deixei de fazer videos faz tempo, mas ainda tenho canal! KKK Eram bons videos, muita coisa bacana, mas cansei! Agora só desenvolvo! KAKAK 
Se tiver dúvidas, mande uma mensagem!

▶️ youtube.com/allaanz1n
🌐 allanalc [Discord]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Grundor meu grande amigo, uma boa noite primeiramente.

Realmente a L2jBrasil depois de alguns começar a pensar só no dinheiro ela foi perdendo sua essência.

Eu tenho muitas saudades do tempo daquele povo que postava conteúdo e ajudava a gente pelo amor de ver o conhecimento se partilhado, do meu tempo saudades do meu amigo @Guma eu adquiri um bom conhecimento pelo fato da humildade desse brother em me ajudar no inicio de tudo.

Hoje a gente não vê mais isso, tudo gira entre as linhas do lucro, sempre o objetivo de lucrar. Ajudar o próximo é raríssimo =/ .

Com o conteúdo que aprendemos no fórum eu aposto que teve pessoas Inteligentes que fizeram profissão disso na área de Design e Programação principalmente, eu sou grato pela L2JBrasil e todo o conhecimento que adquiri e pude partilhar na comunidade, e com certeza a gente não para por aqui. Vida corrida, o tempo livre já não é o mesmo mas sempre que eu puder contribuir com algo na comunidade Tmj.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou por aqui desde do início, essa e minha terceira conta. Tive poucos share por aqui infelizmente! Mas tenho boas lembranças, lembro bem quando aprendi ligar os pré config.  Todos os dias eu ligava um diferente, tudo que dava para fazer com os pré config eu fazia. Mesmo com as limitações eu passava dias editando HTML, Multisel eo Cliente.  Aqui no fórum tem de tudo, para aprender, hoje atualmente está mais completo ainda.  Amo esse fórum e todos que sempre vem compartilhando.

Goiania Zone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...




×
×
  • Criar Novo...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.