Jump to content

[Desabafo] Porquê eu já não estou tão ativo aqui?

Grundor

Recommended Posts

• L2JBr ADM

Fala, papangus, 

Ainda tem alguém por aqui?

Estava refletindo sobre meu papel aqui na nossa comunidade nos últimos meses, ou talvez anos.

l2jbrasil-saudades.jpg

Talvez muitos que já estiveram aqui se sintam da mesma maneira, talvez não.

Eu sinto falta daquele tempo.

A L2jBrasil surgiu em um tempo que Facebook era coisa de criança mimada que fez intercâmbio, whatsapp nem sabíamos o que era isso, era MSN e Google Talks e olhe lá.

Rede social ainda engatinhava por aqui.

image.png

Na minha mente não parece tanto tempo assim que eu chegava do trabalho, sentava no meu computador, ia ler e responder as dúvidas do pessoal, ou então moderar um pouco aqueles malandrinhos que não sabiam se comportar, postar no lugar correto, etc.

"Ah, mas a gente tinha o Orkut", sim, a gente tinha o Orkut, mas no Orkut não tinha como colocar o Site on via App Serv:

Colocando site ON via AppServ em localhost - Tutoriais - L2JBrasil - A Maior e mais antiga Comunidade de Lineage 2 da América Latina

Nem tutorial de como colocar o site on 

Não tinha Instagram com seu scroll infinito, mas tínhamos o tópico com as melhores fotos!

L2jBrasil era nossa rede social!

Mas assim como toda rede social, ela está fadada à ruir, seja por falta de interesse dos usuários, seja por falta de atualizações, seja por simplesmente não ter ninguém para continuar ela.

Pra mim, houve 2 eventos que me fizeram perder o "tesão" pela nossa comunidade.

O primeiro, foi quando percebi que a galera só queria saber de grana, não tinha mais o espírito colaborativo, aprender, ensinar, compartilhar, era só sugar, copiar e revender, meus próprios conteúdos que fiz de forma grátis, sem nenhuma remuneração começaram a ser vendidos, eu mesmo fiquei bem pistola quando venderam um dos sites russos que traduzi e melhorei:

Era uma guerra perdida, fazer dinheiro com conteúdo e rede social era o novo futuro,

This is the hidden content, please
eles disseram. 

Mas mesmo assim, me mantive firme nos meus ideais e segui tentando manter o espírito do conteúdo livre por aqui, e agradeço a todos que também o fazem até hoje.

Vocês podem até se perguntar o que eu ganhei com isso, bom, eu ganhei conhecimento, e esse conhecimento é meu, ninguém pode tirar.

Porém, daí chegamos ao ponto 2, esse conhecimento pode ser corrompido, com tudo que eu aprendi explorando e contribuindo na L2jBrasil, eu acabei me tornando uma pessoa muito cética e desconfiada. Isso não é necessariamente ruim, mas também não é algo totalmente positivo.

Vi comunidades se desfazendo, amizades se rompendo por disputas que no final das contas, não levaram a nada. Vi pessoas sendo enganadas, conteúdo sendo roubado, e no fim, aquela sensação de impotência, de que por mais que você faça, a maré de interesses pessoais e ganância sempre parece mais forte.

Isso me levou a questionar: O que estamos realmente construindo aqui? Será que o espírito de comunidade e aprendizado mútuo ainda é o núcleo do nosso grupo? Ou estamos apenas em um ciclo vicioso de repetir os mesmos erros, mascarados pela ilusão de progresso?

A resposta, eu acredito, ainda está em aberto. Por mais que tenhamos nossos desafios, também vejo muitos aqui ainda lutando para manter a essência da L2jBrasil viva. Aquele espírito de colaboração, de querer aprender e ensinar, de construir algo juntos que seja maior do que a soma de suas partes.

Por isso, mesmo nos momentos em que me sinto desanimado, eu lembro do porquê comecei aqui. Não foi pela fama, dinheiro ou reconhecimento. Foi pela comunidade, pelo sentimento de pertencer a algo e contribuir para o crescimento de todos.

Então, aqui vai o meu apelo para vocês que ainda estão por aqui, lendo isso: Não deixem que a L2jBrasil se torne apenas mais uma página esquecida na história da internet. Vamos trabalhar juntos, aprender juntos, e mais importante, crescer juntos.

A história da L2jBrasil ainda não acabou. E com a sua ajuda, quem sabe que novos capítulos podemos escrever?

Até mais, e obrigado por tudo.

• Like 13
  • I love it 5
  • Thanks 1

EJoOSOj.gif

Sua pergunta foi respondida? Certifique-se de marcar a resposta como a solução aceita.
Se existe mais de uma resposta, utilize o "vote up" para destacá-la.
Se você achar uma resposta útil, diga obrigado clicando no botão "Gostei".

Eu vejo muito dessa essência que a gente sente falta, nos novatos e mais leigos, acho que conforme vem o conhecimento, talvez vá se tornando algo mais "chato", e é por isso que muitas pessoas que adquiriram um certo nível de conhecimento, queiram começar a obter lucros e renda em cima disso, por que acaba se tornando meio que um trabalho, não se tem mais aquele brilho no olho de buscar algo, de tentar ligar uma pack, ou tentar editar algo...

Convenhamos que trabalhar é bom, mas na maioria dos casos não xD.

Hoje em dia esta cada vez mais dificil de vermos o que viamos no começo de tudo, e em meados de 2014-2017 que eram o alge de tudo, foi que percebemos o que você pontuou, nos novatos e mais leigos conforme o conhecimento é adiquirido, talvez começa a acontecer o que o @Marlon falou acima, acaba se tornando algo mais "chato"!
Aqueles que começaram a etender como funciona, começaram a lucrar com isso, por que antes era dificil até você saber subir um pack em uma maquina pela falta de conhecimento, e como ele disse acima, aquele brilho que viamos na busca de algo, no entendimento, acaba que ficando mais ofuscado pela ganancia de obter mais e mais lucros nisso.
Até pra editar textos, as pessoas estão cada vez mais "preguiçosas" ao ponto de pagarem uma pessoa pra tal fato.

mas a vida é cheia de mudanças, surpresas, e acontecimentos, nos tornamos algo maior, a referencia, o dito cujo, toda palavra direcionada ao L2J acaba se vinculado ao L2jBrasil, e não tem erro.

Convenhamos que ajudar é bom, mas ser remunerado por isso é ótimo, e acaba que as colaborações, ajudas, e suportes gratuitos acabam se perdendo.

Nós somos aquilo que fazemos, eu sempre ajudei a todos que sentinham fome de conhecimento, e fico feliz com isso.

L2J nunca morrerá, Está no nosso DNA!

Olá, Seja bem vindo, deixei de fazer videos faz tempo, mas ainda tenho canal! KKK Eram bons videos, muita coisa bacana, mas cansei! Agora só desenvolvo! KAKAK 
Se tiver dúvidas, mande uma mensagem!

▶️ youtube.com/allaanz1n
🌐 allanalc [Discord]

• 2 weeks later...

@Grundor meu grande amigo, uma boa noite primeiramente.

Realmente a L2jBrasil depois de alguns começar a pensar só no dinheiro ela foi perdendo sua essência.

Eu tenho muitas saudades do tempo daquele povo que postava conteúdo e ajudava a gente pelo amor de ver o conhecimento se partilhado, do meu tempo saudades do meu amigo @Guma eu adquiri um bom conhecimento pelo fato da humildade desse brother em me ajudar no inicio de tudo.

Hoje a gente não vê mais isso, tudo gira entre as linhas do lucro, sempre o objetivo de lucrar. Ajudar o próximo é raríssimo =/ .

Com o conteúdo que aprendemos no fórum eu aposto que teve pessoas Inteligentes que fizeram profissão disso na área de Design e Programação principalmente, eu sou grato pela L2JBrasil e todo o conhecimento que adquiri e pude partilhar na comunidade, e com certeza a gente não para por aqui. Vida corrida, o tempo livre já não é o mesmo mas sempre que eu puder contribuir com algo na comunidade Tmj.

O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançada.

Estou por aqui desde do início, essa e minha terceira conta. Tive poucos share por aqui infelizmente! Mas tenho boas lembranças, lembro bem quando aprendi ligar os pré config.  Todos os dias eu ligava um diferente, tudo que dava para fazer com os pré config eu fazia. Mesmo com as limitações eu passava dias editando HTML, Multisel eo Cliente.  Aqui no fórum tem de tudo, para aprender, hoje atualmente está mais completo ainda.  Amo esse fórum e todos que sempre vem compartilhando.

Goiania Zone

• 5 months later...

Hoje bateu uma saudade xD

Seu post me fez viajar no tempo. Como eu amei esse fórum!

Lembrei das noites que passamos acordados resolvendo problemas de banco de dados, arquivos corrompidos etc.

O L2JBr nos trouxe tantas amizades e momentos inesquecíveis. Tenho lembranças muito especiais que guardo com bastante carinho.

Seus questionamentos foram os mesmos que me fiz em 2020, quando decidi me afastar. No entanto, reforço sua fala:

Não deixem que a L2jBrasil se torne apenas mais uma página esquecida na história da internet.

É uma pena ver que o fórum já não tem o mesmo brilho de antes, mas acredito que isso faz parte do ciclo natural das coisas. Estamos velhos, infelizmente.

A molecada de hoje não nutre do fascínio da descoberta, aquela vontade de compartilhar conhecimento e colaborar para resolver problemas, como a gente fazia. Isso nos movia! Além do mais, tudo está muito imediatista. A galera se acostumou com vídeos curtos, prazeres instantâneos, recompensas rápidas... Poucos têm a paciência de ler ou escrever em um fórum, como fazíamos.

De qualquer forma, sigo aqui, torcendo para que este fórum jamais sucumba.

Vocês sabem como me encontrar.

Um abraço desse baiano que nutre um enorme respeito por vocês e pelo L2JBr! ♥

"O tamanho dos teus sonhos deve sempre exceder a tua capacidade atual para alcançá-los.
Se os teus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente." - Ellen Johnson

Eu sou novo na área de administração de um servidor porém sempre fui ativo aqui como um player pra aprender mais sobre o mundo do L2 e ultimamente vejo tudo isso que vc falou povo só pensa em fatura em cima dos outros e quem tá aqui pra contribuir as vezes tem medo por falta confiança 

Realmente o site anda bem parado ou só focado em lucra porém vou fica aqui fome e forte até fim de tudo 

• 2 weeks later...

Grande reflexão! Realmente, é triste ver como o espírito colaborativo foi se perdendo com o tempo. As redes sociais mudaram a forma como interagimos, mas é importante lembrar das raízes, da troca genuína de conhecimento. Ainda acredito que há espaço para mantermos essa chama acesa na comunidade, incentivando a colaboração e o aprendizado mútuo

Muito boa a reflexão. Sempre que tenho um tempo, vou aos tópicos de Ajuda para tentar ajudar alguém.

On 3/22/2024 at 12:06 PM, Grundor said:

Isso me levou a questionar: O que estamos realmente construindo aqui? Será que o espírito de comunidade e aprendizado mútuo ainda é o núcleo do nosso grupo? Ou estamos apenas em um ciclo vicioso de repetir os mesmos erros, mascarados pela ilusão de progresso?

Acho que boa parte desse ciclo vicioso que você comenta é do ser humano mesmo, não há muito a ser feito a esse respeito. O desejo por ganhar dinheiro fácil em cima do trabalho dos outros, sempre irá brilhar aos olhos dos mais espertos.

O maior problema que vejo, é com relação a comunidade(não especificamente ao L2JBrasil), que acaba sucateando o próprio knowhow de construir um servidor. Eles vendem o projeto fechado com site e binários compilados e quem compra acha que ao adquiri-los, ele se torna um Administrador de um novo servidor de L2.

Sem falar que essa venda de binários, é no mínimo duvidosa seguindo as licenças oficiais do source que a originaram.

Ter um servidor é muito mais que obter os binários e executar. Não é porque o projeto tem arquivos para configurar e parametrizar, que ele foi feito para ser low-code, onde qualquer pessoa com zero conhecimento consiga abrir um servidor.

Esses arquivos de configuração e parametrização tem o propósito para não tornar a source hardcode, onde programador tem que recompilar o projeto a cada alteração.

Veja, abrir um servidor, é diferente de faze-lo rodar em uma maquina. Estamos falando de:

• Conhecimento avançado no game
  • Conhecimento mínimo do projeto para poder arrumar algum bug futuro
  • Conhecimento mínimo em programação(POO)
  • Conhecimento mínimo em Redes e Databases
  • Imparcialidade por preferências nas alterações do game
  • Infraestrutura com VPS para disponibilidade e estabilidade
  • Segurança server-side e no client-side para os jogadores
  • Backups periódicos dos dados
  • Transparência com os jogadores
  • Suporte ao nível de um SAC
  • Equipe profissional e dedicada
  • Site com informações necessárias
  • Responsabilidade com os jogadores e seus dados
  • etc...

E é por isso que abre e fecha servidor todo dia, poucos vão conseguir cumprir esses itens da lista acima, pois compraram somente um binário para ser executado. Mas como disse no inicio, isso não é uma exclusividade de servidores de L2 e muito menos da comunidade L2JBrasil, tem em todo lugar.

Edited by GrupoBw

banner2.png.30b4e74bf5d5418afb97fb5eb86809f8.png

Confesso que por um bom tempo eu fiquei afastado também, principalmente pelo fato comentado de que tudo virou sobre grana. Parte da comunidade estava atrás de leech, o que deixava muito contribuidor com um pé atrás antes de esforçar de graça pra postar algo diferente.

Do ano passado pra cá a nostalgia bateu e eu tenho voltado a acompanhar algumas comunidades que conhecia até então, mas nunca mais será como antigamente.

btw, bons tempos.

Edited by mend3
8cp1z10.png

7 horas atrás, mend3 disse:

Do ano passado pra cá a nostalgia bateu e eu tenho voltado a acompanhar algumas comunidades que conhecia até então, mas nunca mais será como antigamente.

btw, bons tempos.

spacer.png

O que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançada.